LUZ, CÂMERA, (EDUC)AÇÃO: ENSAIO SOBRE O ATO DE SER PROFESSOR A PARTIR DO FILME DOGVILLE, DE LARS VON TRIER
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3807 |
Resumo: | O cinema e todas as artes tornam a vida mais vivível e iluminam a forma como pensamos as nossas práticas e concepções. É a partir dessa convicção que desenvolvo o presente ensaio, fruto de um exercício de reflexão sobre a condição docente a partir do filme Dogville, dirigido pelo cineasta dinamarquês Lars von Trier. As ideias que desenvolvo aqui são pessoais e não se fundamentam em pesquisas empíricas ou mesmo em análises bibliográficas mais sistemáticas, o que, no meu entendimento, justifica a minha opção por chamar este texto de ensaio. Advirto que não sou um profundo conhecedor de cinema – aliás, não sou um profundo conhecedor de nada – nem um estudioso da docência. Sou, contudo, professor, e sou também um apreciador do cinema. Vivo a docência, e o cinema me ajuda a vivê-la. Se, por um lado, isso não me autoriza a escrever como um “crítico profissional” ou como um “cientista”, confere-me, por outro, o direito de pensar a minha condição por meio da fruição fílmica. |
id |
UNIT-2_331a0fa7b3f8a97fb585a201e4782e4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3807 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LUZ, CÂMERA, (EDUC)AÇÃO: ENSAIO SOBRE O ATO DE SER PROFESSOR A PARTIR DO FILME DOGVILLE, DE LARS VON TRIEREducação. Cinema. Condição DocenteO cinema e todas as artes tornam a vida mais vivível e iluminam a forma como pensamos as nossas práticas e concepções. É a partir dessa convicção que desenvolvo o presente ensaio, fruto de um exercício de reflexão sobre a condição docente a partir do filme Dogville, dirigido pelo cineasta dinamarquês Lars von Trier. As ideias que desenvolvo aqui são pessoais e não se fundamentam em pesquisas empíricas ou mesmo em análises bibliográficas mais sistemáticas, o que, no meu entendimento, justifica a minha opção por chamar este texto de ensaio. Advirto que não sou um profundo conhecedor de cinema – aliás, não sou um profundo conhecedor de nada – nem um estudioso da docência. Sou, contudo, professor, e sou também um apreciador do cinema. Vivo a docência, e o cinema me ajuda a vivê-la. Se, por um lado, isso não me autoriza a escrever como um “crítico profissional” ou como um “cientista”, confere-me, por outro, o direito de pensar a minha condição por meio da fruição fílmica.Editora Universitária Tiradentes2017-02-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaioapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/380710.17564/2316-3828.2017v5n2p63-78EDUCAÇÃO; v. 5 n. 2 (2017); 63-782316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2017v5n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3807/2107Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Luiz Fernando de2020-11-18T21:11:57Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3807Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:57.660390Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LUZ, CÂMERA, (EDUC)AÇÃO: ENSAIO SOBRE O ATO DE SER PROFESSOR A PARTIR DO FILME DOGVILLE, DE LARS VON TRIER |
title |
LUZ, CÂMERA, (EDUC)AÇÃO: ENSAIO SOBRE O ATO DE SER PROFESSOR A PARTIR DO FILME DOGVILLE, DE LARS VON TRIER |
spellingShingle |
LUZ, CÂMERA, (EDUC)AÇÃO: ENSAIO SOBRE O ATO DE SER PROFESSOR A PARTIR DO FILME DOGVILLE, DE LARS VON TRIER Oliveira, Luiz Fernando de Educação. Cinema. Condição Docente |
title_short |
LUZ, CÂMERA, (EDUC)AÇÃO: ENSAIO SOBRE O ATO DE SER PROFESSOR A PARTIR DO FILME DOGVILLE, DE LARS VON TRIER |
title_full |
LUZ, CÂMERA, (EDUC)AÇÃO: ENSAIO SOBRE O ATO DE SER PROFESSOR A PARTIR DO FILME DOGVILLE, DE LARS VON TRIER |
title_fullStr |
LUZ, CÂMERA, (EDUC)AÇÃO: ENSAIO SOBRE O ATO DE SER PROFESSOR A PARTIR DO FILME DOGVILLE, DE LARS VON TRIER |
title_full_unstemmed |
LUZ, CÂMERA, (EDUC)AÇÃO: ENSAIO SOBRE O ATO DE SER PROFESSOR A PARTIR DO FILME DOGVILLE, DE LARS VON TRIER |
title_sort |
LUZ, CÂMERA, (EDUC)AÇÃO: ENSAIO SOBRE O ATO DE SER PROFESSOR A PARTIR DO FILME DOGVILLE, DE LARS VON TRIER |
author |
Oliveira, Luiz Fernando de |
author_facet |
Oliveira, Luiz Fernando de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Luiz Fernando de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Cinema. Condição Docente |
topic |
Educação. Cinema. Condição Docente |
description |
O cinema e todas as artes tornam a vida mais vivível e iluminam a forma como pensamos as nossas práticas e concepções. É a partir dessa convicção que desenvolvo o presente ensaio, fruto de um exercício de reflexão sobre a condição docente a partir do filme Dogville, dirigido pelo cineasta dinamarquês Lars von Trier. As ideias que desenvolvo aqui são pessoais e não se fundamentam em pesquisas empíricas ou mesmo em análises bibliográficas mais sistemáticas, o que, no meu entendimento, justifica a minha opção por chamar este texto de ensaio. Advirto que não sou um profundo conhecedor de cinema – aliás, não sou um profundo conhecedor de nada – nem um estudioso da docência. Sou, contudo, professor, e sou também um apreciador do cinema. Vivo a docência, e o cinema me ajuda a vivê-la. Se, por um lado, isso não me autoriza a escrever como um “crítico profissional” ou como um “cientista”, confere-me, por outro, o direito de pensar a minha condição por meio da fruição fílmica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Ensaio |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3807 10.17564/2316-3828.2017v5n2p63-78 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3807 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2017v5n2p63-78 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3807/2107 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 5 n. 2 (2017); 63-78 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2017v5n2 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613822906368 |