Dogville, de Lars von Trier, e a utilização da obra de Brecht como modelo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-13032013-092519/ |
Resumo: | Esse estudo analisa o filme Dogville a partir do conceito de obra modelo cunhado por Bertolt Brecht. O objetivo é verificar de que modo o filme de Lars von Trier se organiza como projeto consciente em que as dimensões da forma, do conteúdo e do atrito com o aparelho produtivo não se excluem. Como pressupostos teóricos da concepção de forma, estão os conceitos brechtianos de imagem dialética, estranhamento e gestus, que servem de base à pesquisa do campo temático de Dogville, em torno das relações de trabalho. O estudo ainda discute os efeitos da estrutura teatral com tendências épicas dentro da forma do drama cinematográfico, o sentido autocrítico do filme, e as razões de seu impacto como crítica do aparelho produtivo contemporâneo. |
id |
USP_894743df98f5207aa840b3cb91215228 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-13032013-092519 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Dogville, de Lars von Trier, e a utilização da obra de Brecht como modeloAnálise de conteúdoBertolt Brecht 1898-1956Cineastas - século 20 - DinamarcaCinema - século 20 - DinamarcaDogville (filme)Dramaturgos - século 20 - AlemanhaLars von Trier 1956-Teatro (história e crítica) - século 20 - AlemanhaEsse estudo analisa o filme Dogville a partir do conceito de obra modelo cunhado por Bertolt Brecht. O objetivo é verificar de que modo o filme de Lars von Trier se organiza como projeto consciente em que as dimensões da forma, do conteúdo e do atrito com o aparelho produtivo não se excluem. Como pressupostos teóricos da concepção de forma, estão os conceitos brechtianos de imagem dialética, estranhamento e gestus, que servem de base à pesquisa do campo temático de Dogville, em torno das relações de trabalho. O estudo ainda discute os efeitos da estrutura teatral com tendências épicas dentro da forma do drama cinematográfico, o sentido autocrítico do filme, e as razões de seu impacto como crítica do aparelho produtivo contemporâneo.This study analyses the film Dogville from the concept of work model created by Bertolt Brecht. The objective is to verify by which means the film of Lars von Trier organizes itself like a conscious project in which the dimension of form, content and the friction with the productive apparatus don\'t exclude each other. As teorical assumptions of form conception are the brechtian notion of dialetic image, strangeness and gestus, which will serve as base of research to the thematic field of Dogville, rounding the work relations. The study also discusses the effects of the theater structure with epic tendencies inside the cinematic dramatic form, the self-criticism sense, and the reasons of its impact as critic of the contemporary productive apparatus.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPSantos, Sérgio Ricardo de CarvalhoCruz, Luiz Gustavo Françoso Pereira da2011-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-13032013-092519/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:10:35Zoai:teses.usp.br:tde-13032013-092519Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:10:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dogville, de Lars von Trier, e a utilização da obra de Brecht como modelo |
title |
Dogville, de Lars von Trier, e a utilização da obra de Brecht como modelo |
spellingShingle |
Dogville, de Lars von Trier, e a utilização da obra de Brecht como modelo Cruz, Luiz Gustavo Françoso Pereira da Análise de conteúdo Bertolt Brecht 1898-1956 Cineastas - século 20 - Dinamarca Cinema - século 20 - Dinamarca Dogville (filme) Dramaturgos - século 20 - Alemanha Lars von Trier 1956- Teatro (história e crítica) - século 20 - Alemanha |
title_short |
Dogville, de Lars von Trier, e a utilização da obra de Brecht como modelo |
title_full |
Dogville, de Lars von Trier, e a utilização da obra de Brecht como modelo |
title_fullStr |
Dogville, de Lars von Trier, e a utilização da obra de Brecht como modelo |
title_full_unstemmed |
Dogville, de Lars von Trier, e a utilização da obra de Brecht como modelo |
title_sort |
Dogville, de Lars von Trier, e a utilização da obra de Brecht como modelo |
author |
Cruz, Luiz Gustavo Françoso Pereira da |
author_facet |
Cruz, Luiz Gustavo Françoso Pereira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Sérgio Ricardo de Carvalho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Luiz Gustavo Françoso Pereira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise de conteúdo Bertolt Brecht 1898-1956 Cineastas - século 20 - Dinamarca Cinema - século 20 - Dinamarca Dogville (filme) Dramaturgos - século 20 - Alemanha Lars von Trier 1956- Teatro (história e crítica) - século 20 - Alemanha |
topic |
Análise de conteúdo Bertolt Brecht 1898-1956 Cineastas - século 20 - Dinamarca Cinema - século 20 - Dinamarca Dogville (filme) Dramaturgos - século 20 - Alemanha Lars von Trier 1956- Teatro (história e crítica) - século 20 - Alemanha |
description |
Esse estudo analisa o filme Dogville a partir do conceito de obra modelo cunhado por Bertolt Brecht. O objetivo é verificar de que modo o filme de Lars von Trier se organiza como projeto consciente em que as dimensões da forma, do conteúdo e do atrito com o aparelho produtivo não se excluem. Como pressupostos teóricos da concepção de forma, estão os conceitos brechtianos de imagem dialética, estranhamento e gestus, que servem de base à pesquisa do campo temático de Dogville, em torno das relações de trabalho. O estudo ainda discute os efeitos da estrutura teatral com tendências épicas dentro da forma do drama cinematográfico, o sentido autocrítico do filme, e as razões de seu impacto como crítica do aparelho produtivo contemporâneo. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-10-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-13032013-092519/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27156/tde-13032013-092519/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257004073025536 |