DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paixão, Katia de Moura Graça
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: França e Silva, Jucenei do Carmo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4250
Resumo: Este artigo teve como objetivo apresentar a percepção de professores de classe comum sobre sua formação continuada e atuação docente na perspectiva inclusiva, com foco na deficiência intelectual. Para a coleta de dados, realizou-se uma entrevista semiestruturada com dois (02) professores, de uma escola pública do Estado de São Paulo, das disciplinas de História e Língua Portuguesa, tendo como categorias: inclusão escolar, competência profissional, formação continuada, sistema de ensino e condições de trabalho. Em suas falas, os professores afirmaram que consideram sua formação insuficiente para atuar na educação inclusiva, e que não lhes são oportunizados cursos de formação continuada sobre esta temática em serviço. Os professores possuem curso de pós-graduação Lato Sensu na área em que atuam, mas defendem que haja a oferta de cursos nesta modalidade com enfoque inclusivo para a formação docente. Os participantes afirmaram que encontram muitas dificuldades em sala de aula para promover a inclusão de estudantes com deficiência intelectual, principalmente para elaborarem uma adequação curricular, Tendo em vista a percepção anunciada pelos professores, considera-se que a formação docente deve ser um processo ininterrupto no magistério, estando a serviço das demandas da sala de aula, dos anseios dos professores e garantindo a apropriação de conhecimentos sobre o ensino e aprendizagem na perspectiva da diversidade com vistas à autonomia docente e profissional.
id UNIT-2_3409bad5654c997fd28bf9ce2aa98384
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4250
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DOCENTEFormação ContinuadaDocênciaDeficiência Intelectual.Este artigo teve como objetivo apresentar a percepção de professores de classe comum sobre sua formação continuada e atuação docente na perspectiva inclusiva, com foco na deficiência intelectual. Para a coleta de dados, realizou-se uma entrevista semiestruturada com dois (02) professores, de uma escola pública do Estado de São Paulo, das disciplinas de História e Língua Portuguesa, tendo como categorias: inclusão escolar, competência profissional, formação continuada, sistema de ensino e condições de trabalho. Em suas falas, os professores afirmaram que consideram sua formação insuficiente para atuar na educação inclusiva, e que não lhes são oportunizados cursos de formação continuada sobre esta temática em serviço. Os professores possuem curso de pós-graduação Lato Sensu na área em que atuam, mas defendem que haja a oferta de cursos nesta modalidade com enfoque inclusivo para a formação docente. Os participantes afirmaram que encontram muitas dificuldades em sala de aula para promover a inclusão de estudantes com deficiência intelectual, principalmente para elaborarem uma adequação curricular, Tendo em vista a percepção anunciada pelos professores, considera-se que a formação docente deve ser um processo ininterrupto no magistério, estando a serviço das demandas da sala de aula, dos anseios dos professores e garantindo a apropriação de conhecimentos sobre o ensino e aprendizagem na perspectiva da diversidade com vistas à autonomia docente e profissional.Editora Universitária Tiradentes2018-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDescritiva; Qualitativoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/425010.17564/2316-3828.2018v7n1p105–114EDUCAÇÃO; v. 7 n. 1 (2018); 105–1142316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2018v7n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4250/3026Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaixão, Katia de Moura GraçaFrança e Silva, Jucenei do Carmo2021-03-08T18:56:09Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4250Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:58.852699Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DOCENTE
title DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DOCENTE
spellingShingle DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DOCENTE
Paixão, Katia de Moura Graça
Formação Continuada
Docência
Deficiência Intelectual.
title_short DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DOCENTE
title_full DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DOCENTE
title_fullStr DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DOCENTE
title_full_unstemmed DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DOCENTE
title_sort DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DOCENTE
author Paixão, Katia de Moura Graça
author_facet Paixão, Katia de Moura Graça
França e Silva, Jucenei do Carmo
author_role author
author2 França e Silva, Jucenei do Carmo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paixão, Katia de Moura Graça
França e Silva, Jucenei do Carmo
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada
Docência
Deficiência Intelectual.
topic Formação Continuada
Docência
Deficiência Intelectual.
description Este artigo teve como objetivo apresentar a percepção de professores de classe comum sobre sua formação continuada e atuação docente na perspectiva inclusiva, com foco na deficiência intelectual. Para a coleta de dados, realizou-se uma entrevista semiestruturada com dois (02) professores, de uma escola pública do Estado de São Paulo, das disciplinas de História e Língua Portuguesa, tendo como categorias: inclusão escolar, competência profissional, formação continuada, sistema de ensino e condições de trabalho. Em suas falas, os professores afirmaram que consideram sua formação insuficiente para atuar na educação inclusiva, e que não lhes são oportunizados cursos de formação continuada sobre esta temática em serviço. Os professores possuem curso de pós-graduação Lato Sensu na área em que atuam, mas defendem que haja a oferta de cursos nesta modalidade com enfoque inclusivo para a formação docente. Os participantes afirmaram que encontram muitas dificuldades em sala de aula para promover a inclusão de estudantes com deficiência intelectual, principalmente para elaborarem uma adequação curricular, Tendo em vista a percepção anunciada pelos professores, considera-se que a formação docente deve ser um processo ininterrupto no magistério, estando a serviço das demandas da sala de aula, dos anseios dos professores e garantindo a apropriação de conhecimentos sobre o ensino e aprendizagem na perspectiva da diversidade com vistas à autonomia docente e profissional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Descritiva; Qualitativo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4250
10.17564/2316-3828.2018v7n1p105–114
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4250
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2018v7n1p105–114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4250/3026
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 7 n. 1 (2018); 105–114
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2018v7n1
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613861703680