LIVES, EDUCAÇÃO E COVID-19: ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO NA PANDEMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Beatriz Oliveira de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves, Lynn Rosalina Gama
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8926
Resumo: O presente artigo apresenta um breve contexto do momento que estamos vivenciado no cenário escolar e acadêmico, frente a pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2, que orientou pela suspensão das atividades de ensino na educação básica e superior pública, que por limitações técnicas e de infraestrutura impossibilitaram aos estudantes de realizarem atividades remotas. Nesse contexto, foi organizado o Congresso UFBA 2020, totalmente a distância, como a intenção de evidenciar as ações que continuam sendo realizadas apesar da suspensão das aulas. Para tanto, foram realizadas lives sobre diferentes temas, atendendo assim, distintos interesses da comunidade interna e externa. Assim, considerando o impacto deste evento, foi realizada uma investigação com o objetivo de analisar o nível de participação estabelecidas entre palestrantes/docentes e participantes de 3 mesas redondas realizadas no Congresso Virtual UFBA 2020, identificando as contribuições realizadas entre palestrantes-participantes e participantes-participantes. Após a análise dos eventos e as participações nos chats, podemos concluir que a interatividade tão desejada ficou comprometida pela quantidade de pessoas conectadas e as dificuldades dos docentes/palestrantes de lidarem com diferentes canais de comunicação (chat, redes sociais, entre outros simultaneamente), para se comunicar com os participantes. Os resultados indicam também que as lives realizadas se constituíram em acervos importantes que poderão ser utilizados posteriormente, para promover aprofundamento dos assuntos apresentados, mas evidenciaram que no primeiro momento se constituíram em espaços de encontros para manter vivo o vínculo da universidade com os seus pares e comunidade interna e externa.
id UNIT-2_3abded4be12f9ed0be4bfaab8dff8636
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8926
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling LIVES, EDUCAÇÃO E COVID-19: ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO NA PANDEMIALivesEducaçãoCovid-19ComunicaçãoO presente artigo apresenta um breve contexto do momento que estamos vivenciado no cenário escolar e acadêmico, frente a pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2, que orientou pela suspensão das atividades de ensino na educação básica e superior pública, que por limitações técnicas e de infraestrutura impossibilitaram aos estudantes de realizarem atividades remotas. Nesse contexto, foi organizado o Congresso UFBA 2020, totalmente a distância, como a intenção de evidenciar as ações que continuam sendo realizadas apesar da suspensão das aulas. Para tanto, foram realizadas lives sobre diferentes temas, atendendo assim, distintos interesses da comunidade interna e externa. Assim, considerando o impacto deste evento, foi realizada uma investigação com o objetivo de analisar o nível de participação estabelecidas entre palestrantes/docentes e participantes de 3 mesas redondas realizadas no Congresso Virtual UFBA 2020, identificando as contribuições realizadas entre palestrantes-participantes e participantes-participantes. Após a análise dos eventos e as participações nos chats, podemos concluir que a interatividade tão desejada ficou comprometida pela quantidade de pessoas conectadas e as dificuldades dos docentes/palestrantes de lidarem com diferentes canais de comunicação (chat, redes sociais, entre outros simultaneamente), para se comunicar com os participantes. Os resultados indicam também que as lives realizadas se constituíram em acervos importantes que poderão ser utilizados posteriormente, para promover aprofundamento dos assuntos apresentados, mas evidenciaram que no primeiro momento se constituíram em espaços de encontros para manter vivo o vínculo da universidade com os seus pares e comunidade interna e externa.Editora Universitária Tiradentes2020-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/892610.17564/2316-3828.2020v10n1p149-163EDUCAÇÃO; v. 10 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - Cenários escolares em tempo de COVID-19; 149-1632316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v10n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8926/4135Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Beatriz Oliveira deAlves, Lynn Rosalina Gama2020-11-18T19:35:26Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8926Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:10.609618Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv LIVES, EDUCAÇÃO E COVID-19: ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO NA PANDEMIA
title LIVES, EDUCAÇÃO E COVID-19: ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO NA PANDEMIA
spellingShingle LIVES, EDUCAÇÃO E COVID-19: ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO NA PANDEMIA
Almeida, Beatriz Oliveira de
Lives
Educação
Covid-19
Comunicação
title_short LIVES, EDUCAÇÃO E COVID-19: ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO NA PANDEMIA
title_full LIVES, EDUCAÇÃO E COVID-19: ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO NA PANDEMIA
title_fullStr LIVES, EDUCAÇÃO E COVID-19: ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO NA PANDEMIA
title_full_unstemmed LIVES, EDUCAÇÃO E COVID-19: ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO NA PANDEMIA
title_sort LIVES, EDUCAÇÃO E COVID-19: ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO NA PANDEMIA
author Almeida, Beatriz Oliveira de
author_facet Almeida, Beatriz Oliveira de
Alves, Lynn Rosalina Gama
author_role author
author2 Alves, Lynn Rosalina Gama
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Beatriz Oliveira de
Alves, Lynn Rosalina Gama
dc.subject.por.fl_str_mv Lives
Educação
Covid-19
Comunicação
topic Lives
Educação
Covid-19
Comunicação
description O presente artigo apresenta um breve contexto do momento que estamos vivenciado no cenário escolar e acadêmico, frente a pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2, que orientou pela suspensão das atividades de ensino na educação básica e superior pública, que por limitações técnicas e de infraestrutura impossibilitaram aos estudantes de realizarem atividades remotas. Nesse contexto, foi organizado o Congresso UFBA 2020, totalmente a distância, como a intenção de evidenciar as ações que continuam sendo realizadas apesar da suspensão das aulas. Para tanto, foram realizadas lives sobre diferentes temas, atendendo assim, distintos interesses da comunidade interna e externa. Assim, considerando o impacto deste evento, foi realizada uma investigação com o objetivo de analisar o nível de participação estabelecidas entre palestrantes/docentes e participantes de 3 mesas redondas realizadas no Congresso Virtual UFBA 2020, identificando as contribuições realizadas entre palestrantes-participantes e participantes-participantes. Após a análise dos eventos e as participações nos chats, podemos concluir que a interatividade tão desejada ficou comprometida pela quantidade de pessoas conectadas e as dificuldades dos docentes/palestrantes de lidarem com diferentes canais de comunicação (chat, redes sociais, entre outros simultaneamente), para se comunicar com os participantes. Os resultados indicam também que as lives realizadas se constituíram em acervos importantes que poderão ser utilizados posteriormente, para promover aprofundamento dos assuntos apresentados, mas evidenciaram que no primeiro momento se constituíram em espaços de encontros para manter vivo o vínculo da universidade com os seus pares e comunidade interna e externa.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8926
10.17564/2316-3828.2020v10n1p149-163
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8926
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v10n1p149-163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8926/4135
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 10 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - Cenários escolares em tempo de COVID-19; 149-163
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v10n1
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1787715360889241600