LIVES, EDUCAÇÃO E COVID-19: ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO NA PANDEMIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8926 |
Resumo: | O presente artigo apresenta um breve contexto do momento que estamos vivenciado no cenário escolar e acadêmico, frente a pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2, que orientou pela suspensão das atividades de ensino na educação básica e superior pública, que por limitações técnicas e de infraestrutura impossibilitaram aos estudantes de realizarem atividades remotas. Nesse contexto, foi organizado o Congresso UFBA 2020, totalmente a distância, como a intenção de evidenciar as ações que continuam sendo realizadas apesar da suspensão das aulas. Para tanto, foram realizadas lives sobre diferentes temas, atendendo assim, distintos interesses da comunidade interna e externa. Assim, considerando o impacto deste evento, foi realizada uma investigação com o objetivo de analisar o nível de participação estabelecidas entre palestrantes/docentes e participantes de 3 mesas redondas realizadas no Congresso Virtual UFBA 2020, identificando as contribuições realizadas entre palestrantes-participantes e participantes-participantes. Após a análise dos eventos e as participações nos chats, podemos concluir que a interatividade tão desejada ficou comprometida pela quantidade de pessoas conectadas e as dificuldades dos docentes/palestrantes de lidarem com diferentes canais de comunicação (chat, redes sociais, entre outros simultaneamente), para se comunicar com os participantes. Os resultados indicam também que as lives realizadas se constituíram em acervos importantes que poderão ser utilizados posteriormente, para promover aprofundamento dos assuntos apresentados, mas evidenciaram que no primeiro momento se constituíram em espaços de encontros para manter vivo o vínculo da universidade com os seus pares e comunidade interna e externa. |
id |
UNIT-2_3abded4be12f9ed0be4bfaab8dff8636 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8926 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LIVES, EDUCAÇÃO E COVID-19: ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO NA PANDEMIALivesEducaçãoCovid-19ComunicaçãoO presente artigo apresenta um breve contexto do momento que estamos vivenciado no cenário escolar e acadêmico, frente a pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2, que orientou pela suspensão das atividades de ensino na educação básica e superior pública, que por limitações técnicas e de infraestrutura impossibilitaram aos estudantes de realizarem atividades remotas. Nesse contexto, foi organizado o Congresso UFBA 2020, totalmente a distância, como a intenção de evidenciar as ações que continuam sendo realizadas apesar da suspensão das aulas. Para tanto, foram realizadas lives sobre diferentes temas, atendendo assim, distintos interesses da comunidade interna e externa. Assim, considerando o impacto deste evento, foi realizada uma investigação com o objetivo de analisar o nível de participação estabelecidas entre palestrantes/docentes e participantes de 3 mesas redondas realizadas no Congresso Virtual UFBA 2020, identificando as contribuições realizadas entre palestrantes-participantes e participantes-participantes. Após a análise dos eventos e as participações nos chats, podemos concluir que a interatividade tão desejada ficou comprometida pela quantidade de pessoas conectadas e as dificuldades dos docentes/palestrantes de lidarem com diferentes canais de comunicação (chat, redes sociais, entre outros simultaneamente), para se comunicar com os participantes. Os resultados indicam também que as lives realizadas se constituíram em acervos importantes que poderão ser utilizados posteriormente, para promover aprofundamento dos assuntos apresentados, mas evidenciaram que no primeiro momento se constituíram em espaços de encontros para manter vivo o vínculo da universidade com os seus pares e comunidade interna e externa.Editora Universitária Tiradentes2020-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/892610.17564/2316-3828.2020v10n1p149-163EDUCAÇÃO; v. 10 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - Cenários escolares em tempo de COVID-19; 149-1632316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v10n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8926/4135Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Beatriz Oliveira deAlves, Lynn Rosalina Gama2020-11-18T19:35:26Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8926Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:10.609618Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LIVES, EDUCAÇÃO E COVID-19: ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO NA PANDEMIA |
title |
LIVES, EDUCAÇÃO E COVID-19: ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO NA PANDEMIA |
spellingShingle |
LIVES, EDUCAÇÃO E COVID-19: ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO NA PANDEMIA Almeida, Beatriz Oliveira de Lives Educação Covid-19 Comunicação |
title_short |
LIVES, EDUCAÇÃO E COVID-19: ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO NA PANDEMIA |
title_full |
LIVES, EDUCAÇÃO E COVID-19: ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO NA PANDEMIA |
title_fullStr |
LIVES, EDUCAÇÃO E COVID-19: ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO NA PANDEMIA |
title_full_unstemmed |
LIVES, EDUCAÇÃO E COVID-19: ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO NA PANDEMIA |
title_sort |
LIVES, EDUCAÇÃO E COVID-19: ESTRATÉGIAS DE INTERAÇÃO NA PANDEMIA |
author |
Almeida, Beatriz Oliveira de |
author_facet |
Almeida, Beatriz Oliveira de Alves, Lynn Rosalina Gama |
author_role |
author |
author2 |
Alves, Lynn Rosalina Gama |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Beatriz Oliveira de Alves, Lynn Rosalina Gama |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lives Educação Covid-19 Comunicação |
topic |
Lives Educação Covid-19 Comunicação |
description |
O presente artigo apresenta um breve contexto do momento que estamos vivenciado no cenário escolar e acadêmico, frente a pandemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2, que orientou pela suspensão das atividades de ensino na educação básica e superior pública, que por limitações técnicas e de infraestrutura impossibilitaram aos estudantes de realizarem atividades remotas. Nesse contexto, foi organizado o Congresso UFBA 2020, totalmente a distância, como a intenção de evidenciar as ações que continuam sendo realizadas apesar da suspensão das aulas. Para tanto, foram realizadas lives sobre diferentes temas, atendendo assim, distintos interesses da comunidade interna e externa. Assim, considerando o impacto deste evento, foi realizada uma investigação com o objetivo de analisar o nível de participação estabelecidas entre palestrantes/docentes e participantes de 3 mesas redondas realizadas no Congresso Virtual UFBA 2020, identificando as contribuições realizadas entre palestrantes-participantes e participantes-participantes. Após a análise dos eventos e as participações nos chats, podemos concluir que a interatividade tão desejada ficou comprometida pela quantidade de pessoas conectadas e as dificuldades dos docentes/palestrantes de lidarem com diferentes canais de comunicação (chat, redes sociais, entre outros simultaneamente), para se comunicar com os participantes. Os resultados indicam também que as lives realizadas se constituíram em acervos importantes que poderão ser utilizados posteriormente, para promover aprofundamento dos assuntos apresentados, mas evidenciaram que no primeiro momento se constituíram em espaços de encontros para manter vivo o vínculo da universidade com os seus pares e comunidade interna e externa. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8926 10.17564/2316-3828.2020v10n1p149-163 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8926 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v10n1p149-163 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8926/4135 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 10 n. 1 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - Cenários escolares em tempo de COVID-19; 149-163 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v10n1 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1787715360889241600 |