RPG E EDUCAÇÃO: A DUPLA FACE DO JOGO
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8756 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi analisar o que se tem discutido na produção acadêmica nacional sobre o jogo Role Playing Game (RPG) e suas interfaces com a educação. O tipo de pesquisa é bibliográfica, de naturezas quantitativa e qualitativa, em que se realizou uma busca sobre os termos “jogos RPG e Educação”, no período de 2002 a 2019 com o total de 24 textos selecionados. Os aspectos quantitativos analisados nos textos foram: área da pesquisa, tipo de trabalho (artigo, dissertação ou tese), instituição de origem dos autores e a localização da instituição por região do Brasil. A análise qualitativa teve como finalidade responder à pergunta: o que se tem discutido sobre RPG e educação no âmbito acadêmico no cenário nacional? A partir dos trabalhos verificados, os resultados encontrados mostram que a maioria dos textos selecionados estão alocados na área da Educação, a produção de artigos é predominante dentre os tipos de trabalho, a maioria dos autores possuem vínculos com instituições públicas e localizadas nas regiões sul e sudeste do Brasil. Conclui-se ainda que os jogos de RPG podem ser compreendidos como: 1-) um meio para se aprender conhecimentos diversos e 2-) interessantes aos jogadores pelas características do próprio jogo, portanto o RPG é um jogo a ser conhecido e praticado. Assim, o RPG revela-se em uma dupla face para o seu jogador: pode-se jogar e aprender pelo jogo ou aprender a jogar o jogo. Tais achados contribuem para incentivar diferentes profissionais ao uso do RPG, tendo como foco essa dupla face apresentada pelo jogo. |
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RPG E EDUCAÇÃO: A DUPLA FACE DO JOGOAtividades de lazer. Educação. CulturaO objetivo deste estudo foi analisar o que se tem discutido na produção acadêmica nacional sobre o jogo Role Playing Game (RPG) e suas interfaces com a educação. O tipo de pesquisa é bibliográfica, de naturezas quantitativa e qualitativa, em que se realizou uma busca sobre os termos “jogos RPG e Educação”, no período de 2002 a 2019 com o total de 24 textos selecionados. Os aspectos quantitativos analisados nos textos foram: área da pesquisa, tipo de trabalho (artigo, dissertação ou tese), instituição de origem dos autores e a localização da instituição por região do Brasil. A análise qualitativa teve como finalidade responder à pergunta: o que se tem discutido sobre RPG e educação no âmbito acadêmico no cenário nacional? A partir dos trabalhos verificados, os resultados encontrados mostram que a maioria dos textos selecionados estão alocados na área da Educação, a produção de artigos é predominante dentre os tipos de trabalho, a maioria dos autores possuem vínculos com instituições públicas e localizadas nas regiões sul e sudeste do Brasil. Conclui-se ainda que os jogos de RPG podem ser compreendidos como: 1-) um meio para se aprender conhecimentos diversos e 2-) interessantes aos jogadores pelas características do próprio jogo, portanto o RPG é um jogo a ser conhecido e praticado. Assim, o RPG revela-se em uma dupla face para o seu jogador: pode-se jogar e aprender pelo jogo ou aprender a jogar o jogo. Tais achados contribuem para incentivar diferentes profissionais ao uso do RPG, tendo como foco essa dupla face apresentada pelo jogo.Editora Universitária Tiradentes2023-10-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/875610.17564/2316-3828.2023v12n1p359-372Interfaces Científicas - Educação; v. 12 n. 1 (2023): Fluxo Contínuo; 359-3722316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2023v12n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8756/5438Copyright (c) 2023 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLopes da Silva, CinthiaSouza, Marcio Ferreira deUvinha, Ricardo Ricci2023-10-26T18:21:04Zoai:ojs.emnuvens.com.br:article/8756Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2023-10-26T18:21:04Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
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