O USO DE SOFTWARES NO ESTUDO DO CONCEITO DE FUNÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Gilmar Bezerra de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araújo, Pedro de Lima, Bezerra, Evandro, Santos, Marilene Rosa dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5822
Resumo: Este artigo trata a respeito do estudo do conceito das funções, destacando o uso de softwares como uma boa ferramenta para a introdução desse assunto, pois observamos que o ensino tradicional tem deixado um pouco a desejar. Ele traz também um pequeno esboço da história das funções, mostrando personagens importantes nesse conteúdo. Frisamos, também, a importância desse conteúdo para a humanidade em diversas áreas e os problemas relacionados com a aprendizagem do conceito das funções. Assim, elaboramos uma pesquisa como forma de obtermos mais uma ferramenta para melhorar o ensino do conceito das funções, com uma turma da 8ª série da Escola Severino Cordeiro de Arruda, onde a turma foi dividida em dois grupos, aplicamos um pré-teste, para analisarmos os conhecimentos prévios dos alunos em álgebra com todos os alunos e realizamos aulas tradicionais com um grupo e com o uso de softwares com outro sobre o conceito de função, onde foram destacadas as variáveis dependentes e as independentes, o domínio de uma função e a definição de uma função. Após as aulas aplicamos um pós-teste para enfim compararmos os resultados e observarmos as diferenças dos rendimentos dos alunos nessas aulas.
id UNIT-2_42e6d3935ae6a88fbfa97126e48a7c2f
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5822
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling O USO DE SOFTWARES NO ESTUDO DO CONCEITO DE FUNÇÃOConceito de Função. Software Régua e Compasso. Variáveis. Domínio de uma Função.Este artigo trata a respeito do estudo do conceito das funções, destacando o uso de softwares como uma boa ferramenta para a introdução desse assunto, pois observamos que o ensino tradicional tem deixado um pouco a desejar. Ele traz também um pequeno esboço da história das funções, mostrando personagens importantes nesse conteúdo. Frisamos, também, a importância desse conteúdo para a humanidade em diversas áreas e os problemas relacionados com a aprendizagem do conceito das funções. Assim, elaboramos uma pesquisa como forma de obtermos mais uma ferramenta para melhorar o ensino do conceito das funções, com uma turma da 8ª série da Escola Severino Cordeiro de Arruda, onde a turma foi dividida em dois grupos, aplicamos um pré-teste, para analisarmos os conhecimentos prévios dos alunos em álgebra com todos os alunos e realizamos aulas tradicionais com um grupo e com o uso de softwares com outro sobre o conceito de função, onde foram destacadas as variáveis dependentes e as independentes, o domínio de uma função e a definição de uma função. Após as aulas aplicamos um pós-teste para enfim compararmos os resultados e observarmos as diferenças dos rendimentos dos alunos nessas aulas.Editora Universitária Tiradentes2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/582210.17564/2316-3828.2018v6n3p119-134EDUCAÇÃO; v. 6 n. 3 (2018); 119-1342316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2018v6n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5822/2863Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Gilmar Bezerra deAraújo, Pedro de LimaBezerra, EvandroSantos, Marilene Rosa dos2020-11-18T20:43:06Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5822Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:02.853202Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DE SOFTWARES NO ESTUDO DO CONCEITO DE FUNÇÃO
title O USO DE SOFTWARES NO ESTUDO DO CONCEITO DE FUNÇÃO
spellingShingle O USO DE SOFTWARES NO ESTUDO DO CONCEITO DE FUNÇÃO
Lima, Gilmar Bezerra de
Conceito de Função. Software Régua e Compasso. Variáveis. Domínio de uma Função.
title_short O USO DE SOFTWARES NO ESTUDO DO CONCEITO DE FUNÇÃO
title_full O USO DE SOFTWARES NO ESTUDO DO CONCEITO DE FUNÇÃO
title_fullStr O USO DE SOFTWARES NO ESTUDO DO CONCEITO DE FUNÇÃO
title_full_unstemmed O USO DE SOFTWARES NO ESTUDO DO CONCEITO DE FUNÇÃO
title_sort O USO DE SOFTWARES NO ESTUDO DO CONCEITO DE FUNÇÃO
author Lima, Gilmar Bezerra de
author_facet Lima, Gilmar Bezerra de
Araújo, Pedro de Lima
Bezerra, Evandro
Santos, Marilene Rosa dos
author_role author
author2 Araújo, Pedro de Lima
Bezerra, Evandro
Santos, Marilene Rosa dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Gilmar Bezerra de
Araújo, Pedro de Lima
Bezerra, Evandro
Santos, Marilene Rosa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Conceito de Função. Software Régua e Compasso. Variáveis. Domínio de uma Função.
topic Conceito de Função. Software Régua e Compasso. Variáveis. Domínio de uma Função.
description Este artigo trata a respeito do estudo do conceito das funções, destacando o uso de softwares como uma boa ferramenta para a introdução desse assunto, pois observamos que o ensino tradicional tem deixado um pouco a desejar. Ele traz também um pequeno esboço da história das funções, mostrando personagens importantes nesse conteúdo. Frisamos, também, a importância desse conteúdo para a humanidade em diversas áreas e os problemas relacionados com a aprendizagem do conceito das funções. Assim, elaboramos uma pesquisa como forma de obtermos mais uma ferramenta para melhorar o ensino do conceito das funções, com uma turma da 8ª série da Escola Severino Cordeiro de Arruda, onde a turma foi dividida em dois grupos, aplicamos um pré-teste, para analisarmos os conhecimentos prévios dos alunos em álgebra com todos os alunos e realizamos aulas tradicionais com um grupo e com o uso de softwares com outro sobre o conceito de função, onde foram destacadas as variáveis dependentes e as independentes, o domínio de uma função e a definição de uma função. Após as aulas aplicamos um pós-teste para enfim compararmos os resultados e observarmos as diferenças dos rendimentos dos alunos nessas aulas.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5822
10.17564/2316-3828.2018v6n3p119-134
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5822
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2018v6n3p119-134
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5822/2863
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 6 n. 3 (2018); 119-134
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2018v6n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614324125696