EDUCAÇÃO, CORPOS E SUAS RESISTÊNCIAS NA CULTURA DIGITAL: ANÁLISE DE UMA NARRATIVA AUDIOVISUAL SOBRE GÊNERO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Rafaela Ferreira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Wardenski, Rosilaine, Giannella, Taís Rabetti
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7897
Resumo: Este trabalho é recorte de uma dissertação de mestrado que envolveu a pesquisa e o desenvolvimento da atividade educativa “Vamos falar sobre gênero?” buscando problematizar com alunos do ensino fundamental os significados inscritos nos/sobre os corpos. Apresenta os resultados obtidos com a análise de uma narrativa audiovisual produzida no contexto desta atividade. Trata-se da narrativa “Preconceitos, Estereótipos e Bullying na Escola”, uma dramatização em vídeo, que conta a história de duas alunas, as quais criticam e buscam resistir a heteronorma. Com base no quadro teórico de Lundin (2011) e no modelo de análise temática de conteúdo de Bardin (2016), a narrativa foi analisada a partir de quatro categorias-chave: Corpos e suas Hierarquias, Corpos e suas Dicotomizações, Corpos e suas Estilizações e Corpos e suas Resistências. Como principais resultados, destaca-se a critica das alunas às práticas de bullying contra os sujeitos, que se afastam de modelos hegemônicos de feminilidade; às representações dos corpos presentes nos materiais didáticos, que contribuem com a naturalização das diferenças ao reforçar o pensamento binário e a normatização, por meio de uma performance, em que pode-se evidenciar que narrar é resistir. Por fim, percebemos o potencial da narrativa audiovisual como um processo potente de mobilização de saberes, experiências e propulsora de atos de resistência contra processos de generificação.
id UNIT-2_453dd30dd277adab66745b36e08e8e2e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7897
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO, CORPOS E SUAS RESISTÊNCIAS NA CULTURA DIGITAL: ANÁLISE DE UMA NARRATIVA AUDIOVISUAL SOBRE GÊNEROGêneroCorpoNarrativa AudiovisualCultura DigitalEnsino FundamentalResistênciaEste trabalho é recorte de uma dissertação de mestrado que envolveu a pesquisa e o desenvolvimento da atividade educativa “Vamos falar sobre gênero?” buscando problematizar com alunos do ensino fundamental os significados inscritos nos/sobre os corpos. Apresenta os resultados obtidos com a análise de uma narrativa audiovisual produzida no contexto desta atividade. Trata-se da narrativa “Preconceitos, Estereótipos e Bullying na Escola”, uma dramatização em vídeo, que conta a história de duas alunas, as quais criticam e buscam resistir a heteronorma. Com base no quadro teórico de Lundin (2011) e no modelo de análise temática de conteúdo de Bardin (2016), a narrativa foi analisada a partir de quatro categorias-chave: Corpos e suas Hierarquias, Corpos e suas Dicotomizações, Corpos e suas Estilizações e Corpos e suas Resistências. Como principais resultados, destaca-se a critica das alunas às práticas de bullying contra os sujeitos, que se afastam de modelos hegemônicos de feminilidade; às representações dos corpos presentes nos materiais didáticos, que contribuem com a naturalização das diferenças ao reforçar o pensamento binário e a normatização, por meio de uma performance, em que pode-se evidenciar que narrar é resistir. Por fim, percebemos o potencial da narrativa audiovisual como um processo potente de mobilização de saberes, experiências e propulsora de atos de resistência contra processos de generificação.Editora Universitária Tiradentes2020-04-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/789710.17564/2316-3828.2020v8n2p233-248EDUCAÇÃO; v. 8 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 233-2482316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7897/3795https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7897/3796Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Rafaela FerreiraWardenski, RosilaineGiannella, Taís Rabetti2020-11-18T20:06:57Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7897Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:06.631967Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO, CORPOS E SUAS RESISTÊNCIAS NA CULTURA DIGITAL: ANÁLISE DE UMA NARRATIVA AUDIOVISUAL SOBRE GÊNERO
title EDUCAÇÃO, CORPOS E SUAS RESISTÊNCIAS NA CULTURA DIGITAL: ANÁLISE DE UMA NARRATIVA AUDIOVISUAL SOBRE GÊNERO
spellingShingle EDUCAÇÃO, CORPOS E SUAS RESISTÊNCIAS NA CULTURA DIGITAL: ANÁLISE DE UMA NARRATIVA AUDIOVISUAL SOBRE GÊNERO
dos Santos, Rafaela Ferreira
Gênero
Corpo
Narrativa Audiovisual
Cultura Digital
Ensino Fundamental
Resistência
title_short EDUCAÇÃO, CORPOS E SUAS RESISTÊNCIAS NA CULTURA DIGITAL: ANÁLISE DE UMA NARRATIVA AUDIOVISUAL SOBRE GÊNERO
title_full EDUCAÇÃO, CORPOS E SUAS RESISTÊNCIAS NA CULTURA DIGITAL: ANÁLISE DE UMA NARRATIVA AUDIOVISUAL SOBRE GÊNERO
title_fullStr EDUCAÇÃO, CORPOS E SUAS RESISTÊNCIAS NA CULTURA DIGITAL: ANÁLISE DE UMA NARRATIVA AUDIOVISUAL SOBRE GÊNERO
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO, CORPOS E SUAS RESISTÊNCIAS NA CULTURA DIGITAL: ANÁLISE DE UMA NARRATIVA AUDIOVISUAL SOBRE GÊNERO
title_sort EDUCAÇÃO, CORPOS E SUAS RESISTÊNCIAS NA CULTURA DIGITAL: ANÁLISE DE UMA NARRATIVA AUDIOVISUAL SOBRE GÊNERO
author dos Santos, Rafaela Ferreira
author_facet dos Santos, Rafaela Ferreira
Wardenski, Rosilaine
Giannella, Taís Rabetti
author_role author
author2 Wardenski, Rosilaine
Giannella, Taís Rabetti
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Rafaela Ferreira
Wardenski, Rosilaine
Giannella, Taís Rabetti
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Corpo
Narrativa Audiovisual
Cultura Digital
Ensino Fundamental
Resistência
topic Gênero
Corpo
Narrativa Audiovisual
Cultura Digital
Ensino Fundamental
Resistência
description Este trabalho é recorte de uma dissertação de mestrado que envolveu a pesquisa e o desenvolvimento da atividade educativa “Vamos falar sobre gênero?” buscando problematizar com alunos do ensino fundamental os significados inscritos nos/sobre os corpos. Apresenta os resultados obtidos com a análise de uma narrativa audiovisual produzida no contexto desta atividade. Trata-se da narrativa “Preconceitos, Estereótipos e Bullying na Escola”, uma dramatização em vídeo, que conta a história de duas alunas, as quais criticam e buscam resistir a heteronorma. Com base no quadro teórico de Lundin (2011) e no modelo de análise temática de conteúdo de Bardin (2016), a narrativa foi analisada a partir de quatro categorias-chave: Corpos e suas Hierarquias, Corpos e suas Dicotomizações, Corpos e suas Estilizações e Corpos e suas Resistências. Como principais resultados, destaca-se a critica das alunas às práticas de bullying contra os sujeitos, que se afastam de modelos hegemônicos de feminilidade; às representações dos corpos presentes nos materiais didáticos, que contribuem com a naturalização das diferenças ao reforçar o pensamento binário e a normatização, por meio de uma performance, em que pode-se evidenciar que narrar é resistir. Por fim, percebemos o potencial da narrativa audiovisual como um processo potente de mobilização de saberes, experiências e propulsora de atos de resistência contra processos de generificação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7897
10.17564/2316-3828.2020v8n2p233-248
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7897
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v8n2p233-248
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7897/3795
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7897/3796
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 8 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO; 233-248
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v8n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614797033472