DIÁLOGO SOBRE O FILME “NARRADORES DE JAVɔ: IDENTIDADE, MEMÓRIA E GÊNERO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5034 |
Resumo: | O artigo discute os conceitos de identidade, memória e gênero no filme Narradores de Javé. Esse filme foi escolhido devido a sua exibição recorrente em cursos de Formação de Professores. O referencial teórico-metodológico sustenta-se na Teoria das Representações Sociais e, do ponto de vista mais prático, através da análise de conteúdo. Como resultado, o filme apresenta de forma singular uma construção de memória e pertencimento identitário plurais, muito embora ainda seja preciso superar estereótipos de gênero presentes na promissora abordagem alargada das narrativas apresentadas para explicar o surgimento do povoado retratado, levando-se em consideração o pertencimento de gênero, de etnia e de classe. |
id |
UNIT-2_4d25a21100a4f52095d923a8b57c1cc5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5034 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
DIÁLOGO SOBRE O FILME “NARRADORES DE JAVɔ: IDENTIDADE, MEMÓRIA E GÊNERO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORESIdentidade. Memória. Gênero. Cinema. Formação de Professores.O artigo discute os conceitos de identidade, memória e gênero no filme Narradores de Javé. Esse filme foi escolhido devido a sua exibição recorrente em cursos de Formação de Professores. O referencial teórico-metodológico sustenta-se na Teoria das Representações Sociais e, do ponto de vista mais prático, através da análise de conteúdo. Como resultado, o filme apresenta de forma singular uma construção de memória e pertencimento identitário plurais, muito embora ainda seja preciso superar estereótipos de gênero presentes na promissora abordagem alargada das narrativas apresentadas para explicar o surgimento do povoado retratado, levando-se em consideração o pertencimento de gênero, de etnia e de classe.Editora Universitária Tiradentes2018-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/503410.17564/2316-3828.2018v7n1p149–160EDUCAÇÃO; v. 7 n. 1 (2018); 149–1602316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2018v7n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5034/3030Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Marta Lícia Teles Brito de2021-03-08T18:54:53Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5034Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:01.625967Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
DIÁLOGO SOBRE O FILME “NARRADORES DE JAVɔ: IDENTIDADE, MEMÓRIA E GÊNERO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title |
DIÁLOGO SOBRE O FILME “NARRADORES DE JAVɔ: IDENTIDADE, MEMÓRIA E GÊNERO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
spellingShingle |
DIÁLOGO SOBRE O FILME “NARRADORES DE JAVɔ: IDENTIDADE, MEMÓRIA E GÊNERO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Jesus, Marta Lícia Teles Brito de Identidade. Memória. Gênero. Cinema. Formação de Professores. |
title_short |
DIÁLOGO SOBRE O FILME “NARRADORES DE JAVɔ: IDENTIDADE, MEMÓRIA E GÊNERO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full |
DIÁLOGO SOBRE O FILME “NARRADORES DE JAVɔ: IDENTIDADE, MEMÓRIA E GÊNERO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_fullStr |
DIÁLOGO SOBRE O FILME “NARRADORES DE JAVɔ: IDENTIDADE, MEMÓRIA E GÊNERO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
DIÁLOGO SOBRE O FILME “NARRADORES DE JAVɔ: IDENTIDADE, MEMÓRIA E GÊNERO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
title_sort |
DIÁLOGO SOBRE O FILME “NARRADORES DE JAVɔ: IDENTIDADE, MEMÓRIA E GÊNERO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES |
author |
Jesus, Marta Lícia Teles Brito de |
author_facet |
Jesus, Marta Lícia Teles Brito de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jesus, Marta Lícia Teles Brito de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Identidade. Memória. Gênero. Cinema. Formação de Professores. |
topic |
Identidade. Memória. Gênero. Cinema. Formação de Professores. |
description |
O artigo discute os conceitos de identidade, memória e gênero no filme Narradores de Javé. Esse filme foi escolhido devido a sua exibição recorrente em cursos de Formação de Professores. O referencial teórico-metodológico sustenta-se na Teoria das Representações Sociais e, do ponto de vista mais prático, através da análise de conteúdo. Como resultado, o filme apresenta de forma singular uma construção de memória e pertencimento identitário plurais, muito embora ainda seja preciso superar estereótipos de gênero presentes na promissora abordagem alargada das narrativas apresentadas para explicar o surgimento do povoado retratado, levando-se em consideração o pertencimento de gênero, de etnia e de classe. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-10-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5034 10.17564/2316-3828.2018v7n1p149–160 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5034 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2018v7n1p149–160 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5034/3030 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 7 n. 1 (2018); 149–160 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2018v7n1 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613938249728 |