AS MEMÓRIAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES APOSENTADOS SOBRE SUAS FORMAÇÕES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM RONDONÓPOLIS MT.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1313 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo discutir as trajetórias de formação e das práticas pedagógicas de um grupo de professores de Geografia aposentados. O método de estudo utilizado foi a pesquisa qualitativa com a metodologia de trabalho fundamentado na História Oral. A técnica de coleta das informações se deu com a gravação de depoimentos, e o recorte para o estudo se subdivide em três pontos bem definidos: o primeiro espacial, o município de Rondonópolis – Mato Grosso, Brasil; o segundo, a rede pública de ensino e o terceiro, professores aposentados com idade acima dos sessenta anos. Os resultados apresentam a formação dos professores, em um ensino tradicional com a memorização dos conteúdos, prática fundamentada nas orientações curriculares da época. |
id |
UNIT-2_4fbe3bfd448ee5d7a8092c868b070609 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1313 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
AS MEMÓRIAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES APOSENTADOS SOBRE SUAS FORMAÇÕES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM RONDONÓPOLIS MT.Ensino. Geografia. CurrículoO presente trabalho tem como objetivo discutir as trajetórias de formação e das práticas pedagógicas de um grupo de professores de Geografia aposentados. O método de estudo utilizado foi a pesquisa qualitativa com a metodologia de trabalho fundamentado na História Oral. A técnica de coleta das informações se deu com a gravação de depoimentos, e o recorte para o estudo se subdivide em três pontos bem definidos: o primeiro espacial, o município de Rondonópolis – Mato Grosso, Brasil; o segundo, a rede pública de ensino e o terceiro, professores aposentados com idade acima dos sessenta anos. Os resultados apresentam a formação dos professores, em um ensino tradicional com a memorização dos conteúdos, prática fundamentada nas orientações curriculares da época. Editora Universitária Tiradentes2016-06-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/131310.17564/2316-3828.2016v4n3p9-18EDUCAÇÃO; v. 4 n. 3 (2016); 9-182316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2016v4n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1313/1815Santos, Vera Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:25:23Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1313Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:51.323461Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS MEMÓRIAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES APOSENTADOS SOBRE SUAS FORMAÇÕES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM RONDONÓPOLIS MT. |
title |
AS MEMÓRIAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES APOSENTADOS SOBRE SUAS FORMAÇÕES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM RONDONÓPOLIS MT. |
spellingShingle |
AS MEMÓRIAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES APOSENTADOS SOBRE SUAS FORMAÇÕES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM RONDONÓPOLIS MT. Santos, Vera Maria Ensino. Geografia. Currículo |
title_short |
AS MEMÓRIAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES APOSENTADOS SOBRE SUAS FORMAÇÕES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM RONDONÓPOLIS MT. |
title_full |
AS MEMÓRIAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES APOSENTADOS SOBRE SUAS FORMAÇÕES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM RONDONÓPOLIS MT. |
title_fullStr |
AS MEMÓRIAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES APOSENTADOS SOBRE SUAS FORMAÇÕES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM RONDONÓPOLIS MT. |
title_full_unstemmed |
AS MEMÓRIAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES APOSENTADOS SOBRE SUAS FORMAÇÕES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM RONDONÓPOLIS MT. |
title_sort |
AS MEMÓRIAS DE UM GRUPO DE PROFESSORES APOSENTADOS SOBRE SUAS FORMAÇÕES E AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM RONDONÓPOLIS MT. |
author |
Santos, Vera Maria |
author_facet |
Santos, Vera Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Vera Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino. Geografia. Currículo |
topic |
Ensino. Geografia. Currículo |
description |
O presente trabalho tem como objetivo discutir as trajetórias de formação e das práticas pedagógicas de um grupo de professores de Geografia aposentados. O método de estudo utilizado foi a pesquisa qualitativa com a metodologia de trabalho fundamentado na História Oral. A técnica de coleta das informações se deu com a gravação de depoimentos, e o recorte para o estudo se subdivide em três pontos bem definidos: o primeiro espacial, o município de Rondonópolis – Mato Grosso, Brasil; o segundo, a rede pública de ensino e o terceiro, professores aposentados com idade acima dos sessenta anos. Os resultados apresentam a formação dos professores, em um ensino tradicional com a memorização dos conteúdos, prática fundamentada nas orientações curriculares da época. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-06-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1313 10.17564/2316-3828.2016v4n3p9-18 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1313 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2016v4n3p9-18 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1313/1815 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 4 n. 3 (2016); 9-18 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2016v4n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613301764096 |