Professores de Geografia do ensino médio: formação e práticas pedagógicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Geopauta |
Texto Completo: | https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/11210 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou a formação e as práticas pedagógicas de docentes de Geografia do ensino médio. O aporte teórico empregado é o de Basil Bernstein, especificamente com o conceito de recontextualização e o método do ciclo de políticas. O tipo de pesquisa empregado foi o estudo de caso. Para a construção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores de Geografia do ensino médio. Os resultados revelaram que as reformas curriculares nacional e estadual trouxeram mudanças negativas para os professores e para a disciplina, pois a influência de agentes do setor privado nas políticas e as demandas do mercado de trabalho, refletidas nas reformas, prejudicaram a recontextualização e a prática de ensino. |
id |
UESB-4_2b5b45be074bd6759dc39a45cfdeb8ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11210 |
network_acronym_str |
UESB-4 |
network_name_str |
Geopauta |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores de Geografia do ensino médio: formação e práticas pedagógicasRecontextualizaçãoCurrículoProfessor de GeografiaReforma do Ensino MédioEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou a formação e as práticas pedagógicas de docentes de Geografia do ensino médio. O aporte teórico empregado é o de Basil Bernstein, especificamente com o conceito de recontextualização e o método do ciclo de políticas. O tipo de pesquisa empregado foi o estudo de caso. Para a construção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores de Geografia do ensino médio. Os resultados revelaram que as reformas curriculares nacional e estadual trouxeram mudanças negativas para os professores e para a disciplina, pois a influência de agentes do setor privado nas políticas e as demandas do mercado de trabalho, refletidas nas reformas, prejudicaram a recontextualização e a prática de ensino.Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia2023-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/1121010.22481/rg.v6.e2022.e11210Geopauta; v. 6 (2022): Geopauta; e11210Geopauta; Vol. 6 (2022): Geopauta; e11210Geopauta; Vol. 6 (2022): Geopauta; e112102594-5033reponame:Geopautainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/11210/7128Copyright (c) 2022 Geopautahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza Almeida Santos, HanneliEugenio, BeneditoCampos Pereira, Sandra Márcia2023-04-03T11:58:48Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11210Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/oai2594-50332594-5033opendoar:2023-04-03T11:58:48Geopauta - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores de Geografia do ensino médio: formação e práticas pedagógicas |
title |
Professores de Geografia do ensino médio: formação e práticas pedagógicas |
spellingShingle |
Professores de Geografia do ensino médio: formação e práticas pedagógicas Souza Almeida Santos, Hanneli Recontextualização Currículo Professor de Geografia Reforma do Ensino Médio |
title_short |
Professores de Geografia do ensino médio: formação e práticas pedagógicas |
title_full |
Professores de Geografia do ensino médio: formação e práticas pedagógicas |
title_fullStr |
Professores de Geografia do ensino médio: formação e práticas pedagógicas |
title_full_unstemmed |
Professores de Geografia do ensino médio: formação e práticas pedagógicas |
title_sort |
Professores de Geografia do ensino médio: formação e práticas pedagógicas |
author |
Souza Almeida Santos, Hanneli |
author_facet |
Souza Almeida Santos, Hanneli Eugenio, Benedito Campos Pereira, Sandra Márcia |
author_role |
author |
author2 |
Eugenio, Benedito Campos Pereira, Sandra Márcia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza Almeida Santos, Hanneli Eugenio, Benedito Campos Pereira, Sandra Márcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Recontextualização Currículo Professor de Geografia Reforma do Ensino Médio |
topic |
Recontextualização Currículo Professor de Geografia Reforma do Ensino Médio |
description |
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou a formação e as práticas pedagógicas de docentes de Geografia do ensino médio. O aporte teórico empregado é o de Basil Bernstein, especificamente com o conceito de recontextualização e o método do ciclo de políticas. O tipo de pesquisa empregado foi o estudo de caso. Para a construção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores de Geografia do ensino médio. Os resultados revelaram que as reformas curriculares nacional e estadual trouxeram mudanças negativas para os professores e para a disciplina, pois a influência de agentes do setor privado nas políticas e as demandas do mercado de trabalho, refletidas nas reformas, prejudicaram a recontextualização e a prática de ensino. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/11210 10.22481/rg.v6.e2022.e11210 |
url |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/11210 |
identifier_str_mv |
10.22481/rg.v6.e2022.e11210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/11210/7128 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Geopauta http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Geopauta http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Geopauta; v. 6 (2022): Geopauta; e11210 Geopauta; Vol. 6 (2022): Geopauta; e11210 Geopauta; Vol. 6 (2022): Geopauta; e11210 2594-5033 reponame:Geopauta instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) instacron:UESB |
instname_str |
Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
instacron_str |
UESB |
institution |
UESB |
reponame_str |
Geopauta |
collection |
Geopauta |
repository.name.fl_str_mv |
Geopauta - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315182403878912 |