Professores de Geografia do ensino médio: formação e práticas pedagógicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza Almeida Santos, Hanneli
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Eugenio, Benedito, Campos Pereira, Sandra Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Geopauta
Texto Completo: https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/11210
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou a formação e as práticas pedagógicas de docentes de Geografia do ensino médio. O aporte teórico empregado é o de Basil Bernstein, especificamente com o conceito de recontextualização e o método do ciclo de políticas. O tipo de pesquisa empregado foi o estudo de caso. Para a construção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores de Geografia do ensino médio. Os resultados revelaram que as reformas curriculares nacional e estadual trouxeram mudanças negativas para os professores e para a disciplina, pois a influência de agentes do setor privado nas políticas e as demandas do mercado de trabalho, refletidas nas reformas, prejudicaram a recontextualização e a prática de ensino.
id UESB-4_2b5b45be074bd6759dc39a45cfdeb8ce
oai_identifier_str oai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11210
network_acronym_str UESB-4
network_name_str Geopauta
repository_id_str
spelling Professores de Geografia do ensino médio: formação e práticas pedagógicasRecontextualizaçãoCurrículoProfessor de GeografiaReforma do Ensino MédioEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou a formação e as práticas pedagógicas de docentes de Geografia do ensino médio. O aporte teórico empregado é o de Basil Bernstein, especificamente com o conceito de recontextualização e o método do ciclo de políticas. O tipo de pesquisa empregado foi o estudo de caso. Para a construção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores de Geografia do ensino médio. Os resultados revelaram que as reformas curriculares nacional e estadual trouxeram mudanças negativas para os professores e para a disciplina, pois a influência de agentes do setor privado nas políticas e as demandas do mercado de trabalho, refletidas nas reformas, prejudicaram a recontextualização e a prática de ensino.Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia2023-04-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/1121010.22481/rg.v6.e2022.e11210Geopauta; v. 6 (2022): Geopauta; e11210Geopauta; Vol. 6 (2022): Geopauta; e11210Geopauta; Vol. 6 (2022): Geopauta; e112102594-5033reponame:Geopautainstname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)instacron:UESBporhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/11210/7128Copyright (c) 2022 Geopautahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza Almeida Santos, HanneliEugenio, BeneditoCampos Pereira, Sandra Márcia2023-04-03T11:58:48Zoai:periodicos.periodicos2.uesb.br:article/11210Revistahttp://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/oai2594-50332594-5033opendoar:2023-04-03T11:58:48Geopauta - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores de Geografia do ensino médio: formação e práticas pedagógicas
title Professores de Geografia do ensino médio: formação e práticas pedagógicas
spellingShingle Professores de Geografia do ensino médio: formação e práticas pedagógicas
Souza Almeida Santos, Hanneli
Recontextualização
Currículo
Professor de Geografia
Reforma do Ensino Médio
title_short Professores de Geografia do ensino médio: formação e práticas pedagógicas
title_full Professores de Geografia do ensino médio: formação e práticas pedagógicas
title_fullStr Professores de Geografia do ensino médio: formação e práticas pedagógicas
title_full_unstemmed Professores de Geografia do ensino médio: formação e práticas pedagógicas
title_sort Professores de Geografia do ensino médio: formação e práticas pedagógicas
author Souza Almeida Santos, Hanneli
author_facet Souza Almeida Santos, Hanneli
Eugenio, Benedito
Campos Pereira, Sandra Márcia
author_role author
author2 Eugenio, Benedito
Campos Pereira, Sandra Márcia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza Almeida Santos, Hanneli
Eugenio, Benedito
Campos Pereira, Sandra Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Recontextualização
Currículo
Professor de Geografia
Reforma do Ensino Médio
topic Recontextualização
Currículo
Professor de Geografia
Reforma do Ensino Médio
description Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que analisou a formação e as práticas pedagógicas de docentes de Geografia do ensino médio. O aporte teórico empregado é o de Basil Bernstein, especificamente com o conceito de recontextualização e o método do ciclo de políticas. O tipo de pesquisa empregado foi o estudo de caso. Para a construção dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro professores de Geografia do ensino médio. Os resultados revelaram que as reformas curriculares nacional e estadual trouxeram mudanças negativas para os professores e para a disciplina, pois a influência de agentes do setor privado nas políticas e as demandas do mercado de trabalho, refletidas nas reformas, prejudicaram a recontextualização e a prática de ensino.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-04-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/11210
10.22481/rg.v6.e2022.e11210
url https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/11210
identifier_str_mv 10.22481/rg.v6.e2022.e11210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos2.uesb.br/index.php/geo/article/view/11210/7128
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Geopauta
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Geopauta
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv Geopauta; v. 6 (2022): Geopauta; e11210
Geopauta; Vol. 6 (2022): Geopauta; e11210
Geopauta; Vol. 6 (2022): Geopauta; e11210
2594-5033
reponame:Geopauta
instname:Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron:UESB
instname_str Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
instacron_str UESB
institution UESB
reponame_str Geopauta
collection Geopauta
repository.name.fl_str_mv Geopauta - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315182403878912