A PRÁTICA DO PEDAGOGO ORIENTADOR: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6718 |
Resumo: | O presente artigo apresenta uma análise teórico-qualitativa sobre as dificuldades, desafios e transformações que se apresentam ao Pedagogo Orientador no cotidiano escolar. Na escola, o profissional Pedagogo Orientador deve sistematizar formas de identificar situações que interferem no processo de ensino aprendizagem dos discentes, assim, este estudo busca apresentar aspectos constituintes da sua prática. Para uma melhor organização do estudo, optou-se por dividi-lo em três tópicos. O primeiro tópico trata da origem e principais características do pedagogo orientador. O segundo refere-se à formação do profissional e no último serão discutidas as dificuldades, desafios e transformações frente às novas demandas que surgem no cotidiano escolar. Assim, este estudo apresenta uma melhor compreensão sobre a função educativa do Pedagogo Orientador, possibilitando ampliar conhecimentos sobre sua atuação no contexto escolar. |
id |
UNIT-2_50ab27e1410fc14859a5d06bb46c98c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6718 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PRÁTICA DO PEDAGOGO ORIENTADOR: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLARPedagogo Orientador. Educação. Prática pedagógicaO presente artigo apresenta uma análise teórico-qualitativa sobre as dificuldades, desafios e transformações que se apresentam ao Pedagogo Orientador no cotidiano escolar. Na escola, o profissional Pedagogo Orientador deve sistematizar formas de identificar situações que interferem no processo de ensino aprendizagem dos discentes, assim, este estudo busca apresentar aspectos constituintes da sua prática. Para uma melhor organização do estudo, optou-se por dividi-lo em três tópicos. O primeiro tópico trata da origem e principais características do pedagogo orientador. O segundo refere-se à formação do profissional e no último serão discutidas as dificuldades, desafios e transformações frente às novas demandas que surgem no cotidiano escolar. Assim, este estudo apresenta uma melhor compreensão sobre a função educativa do Pedagogo Orientador, possibilitando ampliar conhecimentos sobre sua atuação no contexto escolar.Editora Universitária Tiradentes2020-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teórico-qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/671810.17564/2316-3828.2020v8n3p752-761EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 752-7612316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6718/4408Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Joelma Costa Holanda dosAndrade, Fábio Santos deBueno, José Lucas Pedreira2020-12-18T18:38:27Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6718Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:04.275429Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PRÁTICA DO PEDAGOGO ORIENTADOR: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR |
title |
A PRÁTICA DO PEDAGOGO ORIENTADOR: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR |
spellingShingle |
A PRÁTICA DO PEDAGOGO ORIENTADOR: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR Santos, Joelma Costa Holanda dos Pedagogo Orientador. Educação. Prática pedagógica |
title_short |
A PRÁTICA DO PEDAGOGO ORIENTADOR: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR |
title_full |
A PRÁTICA DO PEDAGOGO ORIENTADOR: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR |
title_fullStr |
A PRÁTICA DO PEDAGOGO ORIENTADOR: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
A PRÁTICA DO PEDAGOGO ORIENTADOR: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR |
title_sort |
A PRÁTICA DO PEDAGOGO ORIENTADOR: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR |
author |
Santos, Joelma Costa Holanda dos |
author_facet |
Santos, Joelma Costa Holanda dos Andrade, Fábio Santos de Bueno, José Lucas Pedreira |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Fábio Santos de Bueno, José Lucas Pedreira |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Joelma Costa Holanda dos Andrade, Fábio Santos de Bueno, José Lucas Pedreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogo Orientador. Educação. Prática pedagógica |
topic |
Pedagogo Orientador. Educação. Prática pedagógica |
description |
O presente artigo apresenta uma análise teórico-qualitativa sobre as dificuldades, desafios e transformações que se apresentam ao Pedagogo Orientador no cotidiano escolar. Na escola, o profissional Pedagogo Orientador deve sistematizar formas de identificar situações que interferem no processo de ensino aprendizagem dos discentes, assim, este estudo busca apresentar aspectos constituintes da sua prática. Para uma melhor organização do estudo, optou-se por dividi-lo em três tópicos. O primeiro tópico trata da origem e principais características do pedagogo orientador. O segundo refere-se à formação do profissional e no último serão discutidas as dificuldades, desafios e transformações frente às novas demandas que surgem no cotidiano escolar. Assim, este estudo apresenta uma melhor compreensão sobre a função educativa do Pedagogo Orientador, possibilitando ampliar conhecimentos sobre sua atuação no contexto escolar. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa teórico-qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6718 10.17564/2316-3828.2020v8n3p752-761 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6718 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v8n3p752-761 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6718/4408 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 752-761 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v8n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614368165888 |