A PRÁTICA DO PEDAGOGO ORIENTADOR: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Joelma Costa Holanda dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Andrade, Fábio Santos de, Bueno, José Lucas Pedreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6718
Resumo: O presente artigo apresenta uma análise teórico-qualitativa sobre as dificuldades, desafios e transformações que se apresentam ao Pedagogo Orientador no cotidiano escolar. Na escola, o profissional Pedagogo Orientador deve sistematizar formas de identificar situações que interferem no processo de ensino aprendizagem dos discentes, assim, este estudo busca apresentar aspectos constituintes da sua prática. Para uma melhor organização do estudo, optou-se por dividi-lo em três tópicos. O primeiro tópico trata da origem e principais características do pedagogo orientador. O segundo refere-se à formação do profissional e no último serão discutidas as dificuldades, desafios e transformações frente às novas demandas que surgem no cotidiano escolar. Assim, este estudo apresenta uma melhor compreensão sobre a função educativa do Pedagogo Orientador, possibilitando ampliar conhecimentos sobre sua atuação no contexto escolar.
id UNIT-2_50ab27e1410fc14859a5d06bb46c98c4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6718
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling A PRÁTICA DO PEDAGOGO ORIENTADOR: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLARPedagogo Orientador. Educação. Prática pedagógicaO presente artigo apresenta uma análise teórico-qualitativa sobre as dificuldades, desafios e transformações que se apresentam ao Pedagogo Orientador no cotidiano escolar. Na escola, o profissional Pedagogo Orientador deve sistematizar formas de identificar situações que interferem no processo de ensino aprendizagem dos discentes, assim, este estudo busca apresentar aspectos constituintes da sua prática. Para uma melhor organização do estudo, optou-se por dividi-lo em três tópicos. O primeiro tópico trata da origem e principais características do pedagogo orientador. O segundo refere-se à formação do profissional e no último serão discutidas as dificuldades, desafios e transformações frente às novas demandas que surgem no cotidiano escolar. Assim, este estudo apresenta uma melhor compreensão sobre a função educativa do Pedagogo Orientador, possibilitando ampliar conhecimentos sobre sua atuação no contexto escolar.Editora Universitária Tiradentes2020-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teórico-qualitativaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/671810.17564/2316-3828.2020v8n3p752-761EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 752-7612316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6718/4408Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Joelma Costa Holanda dosAndrade, Fábio Santos deBueno, José Lucas Pedreira2020-12-18T18:38:27Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6718Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:04.275429Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv A PRÁTICA DO PEDAGOGO ORIENTADOR: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR
title A PRÁTICA DO PEDAGOGO ORIENTADOR: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR
spellingShingle A PRÁTICA DO PEDAGOGO ORIENTADOR: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR
Santos, Joelma Costa Holanda dos
Pedagogo Orientador. Educação. Prática pedagógica
title_short A PRÁTICA DO PEDAGOGO ORIENTADOR: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR
title_full A PRÁTICA DO PEDAGOGO ORIENTADOR: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR
title_fullStr A PRÁTICA DO PEDAGOGO ORIENTADOR: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR
title_full_unstemmed A PRÁTICA DO PEDAGOGO ORIENTADOR: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR
title_sort A PRÁTICA DO PEDAGOGO ORIENTADOR: DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES NO COTIDIANO ESCOLAR
author Santos, Joelma Costa Holanda dos
author_facet Santos, Joelma Costa Holanda dos
Andrade, Fábio Santos de
Bueno, José Lucas Pedreira
author_role author
author2 Andrade, Fábio Santos de
Bueno, José Lucas Pedreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Joelma Costa Holanda dos
Andrade, Fábio Santos de
Bueno, José Lucas Pedreira
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogo Orientador. Educação. Prática pedagógica
topic Pedagogo Orientador. Educação. Prática pedagógica
description O presente artigo apresenta uma análise teórico-qualitativa sobre as dificuldades, desafios e transformações que se apresentam ao Pedagogo Orientador no cotidiano escolar. Na escola, o profissional Pedagogo Orientador deve sistematizar formas de identificar situações que interferem no processo de ensino aprendizagem dos discentes, assim, este estudo busca apresentar aspectos constituintes da sua prática. Para uma melhor organização do estudo, optou-se por dividi-lo em três tópicos. O primeiro tópico trata da origem e principais características do pedagogo orientador. O segundo refere-se à formação do profissional e no último serão discutidas as dificuldades, desafios e transformações frente às novas demandas que surgem no cotidiano escolar. Assim, este estudo apresenta uma melhor compreensão sobre a função educativa do Pedagogo Orientador, possibilitando ampliar conhecimentos sobre sua atuação no contexto escolar.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa teórico-qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6718
10.17564/2316-3828.2020v8n3p752-761
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6718
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v8n3p752-761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6718/4408
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 752-761
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v8n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614368165888