A PRÁTICA DOS ORIENTADORES PEDAGÓGICOS EM QUEIMADOS (RJ) NA PERSPECTIVA DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Linguagens, Educação e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1068 |
Resumo: | O presente artigo aborda a atuação dos orientadores pedagógicos da rede municipal de Queimados (RJ), na Baixada Fluminense. A partir da análise documental e aplicação de questionários em 2018, buscamos analisar a política acerca da atuação do orientador pedagógico e as percepções destes atores escolares sobre a gestão democrática da escola pública e das suas práticas pedagógicas. O conselho escolar e o projeto político pedagógico são indicados como principais mecanismos de gestão democrática. Por outro lado, apontam um descrédito neste colegiado devido às práticas procedimentalistas e as ações de elaboração e avaliação do projeto político pedagógico sem participação da comunidade escolar. Indicam uma demanda de atividades burocráticas, uma vez que o que acontece na escola torna-se pedagógico e, por isso, de atribuição do orientador pedagógico, o que leva a um afastamento do trabalho pedagógico cotidiano. |
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A PRÁTICA DOS ORIENTADORES PEDAGÓGICOS EM QUEIMADOS (RJ) NA PERSPECTIVA DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICAOrientador pedagógicoGestão democráticaGestão escolarO presente artigo aborda a atuação dos orientadores pedagógicos da rede municipal de Queimados (RJ), na Baixada Fluminense. A partir da análise documental e aplicação de questionários em 2018, buscamos analisar a política acerca da atuação do orientador pedagógico e as percepções destes atores escolares sobre a gestão democrática da escola pública e das suas práticas pedagógicas. O conselho escolar e o projeto político pedagógico são indicados como principais mecanismos de gestão democrática. Por outro lado, apontam um descrédito neste colegiado devido às práticas procedimentalistas e as ações de elaboração e avaliação do projeto político pedagógico sem participação da comunidade escolar. Indicam uma demanda de atividades burocráticas, uma vez que o que acontece na escola torna-se pedagógico e, por isso, de atribuição do orientador pedagógico, o que leva a um afastamento do trabalho pedagógico cotidiano. Universidade Federal do Piauí2020-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/106810.26694/les.v0i44.10159Languages, Education and Society; No. 44 (2020); 159-185Lenguaje, Educación y Sociedad ; Núm. 44 (2020); 159-185Linguagens, Educação e Sociedade; n. 44 (2020); 159-1852526-8449reponame:Linguagens, Educação e Sociedade (Online)instname:Universidade Federal do Piauí (UFPI)instacron:UFPIporhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1068/916Copyright (c) 2021 Linguagens, Educação e Sociedadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess BITTENCOUR, BETHANIADO AMARAL, DANIELA PATTI 2021-12-13T17:13:05Zoai:periodicos.ufpi.br:article/1068Revistahttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/PUBhttps://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/oairevistales.ppged@ufpi.edu.br2526-84491518-0743opendoar:2021-12-13T17:13:05Linguagens, Educação e Sociedade (Online) - Universidade Federal do Piauí (UFPI)false |
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