A premissa da avaliação na educação de crianças: uma questão pedagógica.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/2398 |
Resumo: | Este texto objetiva o debate de resultados de pesquisa e de experiências pedagógicas que foram se somando ao longo de nossa prática docente em diferentes níveis escolares, tomando por base a avaliação para a aprendizagem mediada pela didática. As principais experiências pedagógicas estão demonstradas e debatidas ao longo do texto em linguagem dialógica, abordando qualidade educacional, objetivos de avaliação, formação pedagógica, conceitos ou notas, avaliação na educação infantil, instrumentos de avaliação e avaliação para crianças. Os principais autores que auxiliaram na inspiração dos debates que se processaram ao longo do texto foram: Luckesi (1992), Penna Firme (1988), Raths (1948) e Tyler (1966). Os principais resultados da pesquisa configuram-se, por ordem de importância, da seguinte forma: a) a avaliação estabelece-se em função da aprendizagem; b) a aprendizagem formaliza a educação; c) e a didática estabelece-se entre a avaliação e a aprendizagem, fortalecendo entre ambas processo de vinculação interdependente. Dessa forma, os resultados da pesquisa reúnem condições para a formalização de patamar, cuja inspiração educativa fomenta a educação nos diferentes níveis escolares, a começar pela educação infantil e o ensino fundamental. Sabe-se não haver unanimidade de opinião em relação ao estabelecimento do período dos três primeiros anos escolares para a concretização da alfabetização. No entanto, essa medida poderá sucesso incerto devido a dois fatores: condições de trabalho insuficientes e despreparo dos recursos humanos. |
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