O livro didático e a circulação do conhecimento: uma análise da questão ambiental na geografia escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Márcia Eliane Silva
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cunha, Jussara Nascimento, Dias, Liliane de Jesus, Lima, Lucas, Andrade, Vanilza da Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1378
Resumo: A circulação do conhecimento tem como um dos espaços formais de ocorrência a instituição escolar. Nestes espaços, o livro didático tem sido tomado como um grande aliado dos docentes e discentes, pois nele estão sistematizados os saberes historicamente acumulados pela ciência. Nessa perspectiva, o presente artigo tem por objetivo analisar como circula o conhecimento acerca da temática ambiental em livros didáticos de geografia do ensino fundamental, antigas 5ª a 8ª séries. Para atingir os objetivos propostos esta pesquisa foi baseada na abordagem qualitativa, sendo dividida em dois momentos: levantamentos bibliográficos e analisadas de duas coleções didáticas. Na coleção Geografia, Homem e Espaço as questões ambientais predominam nos de textos complementares. Na coleção Geografia, Sociedade e Cotidiano a questão ambiental é tratada em capítulos específicos, ou seja, os autores discutem e sugerem medidas para preservação/conservação dos recursos naturais. De modo geral, a questão ambiental nos livros analisados, instiga os professores e alunos para discussão dos problemas locais, através de textos e atividades complementares. Mas recai sobre o docente permitir esta leitura. Sendo assim, as duas coleções analisadas apresentam a temática de forma a possibilitar a circulação do conhecimento sobre a temática ambiental, mas para isso é necessário o engajamento e comprometimento do professor para desenvolver discussões e projetos que retratem os problemas ambientais da atualidade.
id UNIT-2_5c2e1d8e96f41db2ef9d0022e7f329e3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1378
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling O livro didático e a circulação do conhecimento: uma análise da questão ambiental na geografia escolarCirculação do conhecimentoLivro DidáticoTemática AmbientalEnsino de GeografiaA circulação do conhecimento tem como um dos espaços formais de ocorrência a instituição escolar. Nestes espaços, o livro didático tem sido tomado como um grande aliado dos docentes e discentes, pois nele estão sistematizados os saberes historicamente acumulados pela ciência. Nessa perspectiva, o presente artigo tem por objetivo analisar como circula o conhecimento acerca da temática ambiental em livros didáticos de geografia do ensino fundamental, antigas 5ª a 8ª séries. Para atingir os objetivos propostos esta pesquisa foi baseada na abordagem qualitativa, sendo dividida em dois momentos: levantamentos bibliográficos e analisadas de duas coleções didáticas. Na coleção Geografia, Homem e Espaço as questões ambientais predominam nos de textos complementares. Na coleção Geografia, Sociedade e Cotidiano a questão ambiental é tratada em capítulos específicos, ou seja, os autores discutem e sugerem medidas para preservação/conservação dos recursos naturais. De modo geral, a questão ambiental nos livros analisados, instiga os professores e alunos para discussão dos problemas locais, através de textos e atividades complementares. Mas recai sobre o docente permitir esta leitura. Sendo assim, as duas coleções analisadas apresentam a temática de forma a possibilitar a circulação do conhecimento sobre a temática ambiental, mas para isso é necessário o engajamento e comprometimento do professor para desenvolver discussões e projetos que retratem os problemas ambientais da atualidade.Editora Universitária Tiradentes2014-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/137810.17564/2316-3828.2014v2n2p57-65EDUCAÇÃO; v. 2 n. 2 (2014); 57-652316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2014v2n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1378/644Carvalho, Márcia Eliane SilvaCunha, Jussara NascimentoDias, Liliane de JesusLima, LucasAndrade, Vanilza da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:07:21Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1378Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:51.857997Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv O livro didático e a circulação do conhecimento: uma análise da questão ambiental na geografia escolar
title O livro didático e a circulação do conhecimento: uma análise da questão ambiental na geografia escolar
spellingShingle O livro didático e a circulação do conhecimento: uma análise da questão ambiental na geografia escolar
Carvalho, Márcia Eliane Silva
Circulação do conhecimento
Livro Didático
Temática Ambiental
Ensino de Geografia
title_short O livro didático e a circulação do conhecimento: uma análise da questão ambiental na geografia escolar
title_full O livro didático e a circulação do conhecimento: uma análise da questão ambiental na geografia escolar
title_fullStr O livro didático e a circulação do conhecimento: uma análise da questão ambiental na geografia escolar
title_full_unstemmed O livro didático e a circulação do conhecimento: uma análise da questão ambiental na geografia escolar
title_sort O livro didático e a circulação do conhecimento: uma análise da questão ambiental na geografia escolar
author Carvalho, Márcia Eliane Silva
author_facet Carvalho, Márcia Eliane Silva
Cunha, Jussara Nascimento
Dias, Liliane de Jesus
Lima, Lucas
Andrade, Vanilza da Costa
author_role author
author2 Cunha, Jussara Nascimento
Dias, Liliane de Jesus
Lima, Lucas
Andrade, Vanilza da Costa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Márcia Eliane Silva
Cunha, Jussara Nascimento
Dias, Liliane de Jesus
Lima, Lucas
Andrade, Vanilza da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Circulação do conhecimento
Livro Didático
Temática Ambiental
Ensino de Geografia
topic Circulação do conhecimento
Livro Didático
Temática Ambiental
Ensino de Geografia
description A circulação do conhecimento tem como um dos espaços formais de ocorrência a instituição escolar. Nestes espaços, o livro didático tem sido tomado como um grande aliado dos docentes e discentes, pois nele estão sistematizados os saberes historicamente acumulados pela ciência. Nessa perspectiva, o presente artigo tem por objetivo analisar como circula o conhecimento acerca da temática ambiental em livros didáticos de geografia do ensino fundamental, antigas 5ª a 8ª séries. Para atingir os objetivos propostos esta pesquisa foi baseada na abordagem qualitativa, sendo dividida em dois momentos: levantamentos bibliográficos e analisadas de duas coleções didáticas. Na coleção Geografia, Homem e Espaço as questões ambientais predominam nos de textos complementares. Na coleção Geografia, Sociedade e Cotidiano a questão ambiental é tratada em capítulos específicos, ou seja, os autores discutem e sugerem medidas para preservação/conservação dos recursos naturais. De modo geral, a questão ambiental nos livros analisados, instiga os professores e alunos para discussão dos problemas locais, através de textos e atividades complementares. Mas recai sobre o docente permitir esta leitura. Sendo assim, as duas coleções analisadas apresentam a temática de forma a possibilitar a circulação do conhecimento sobre a temática ambiental, mas para isso é necessário o engajamento e comprometimento do professor para desenvolver discussões e projetos que retratem os problemas ambientais da atualidade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1378
10.17564/2316-3828.2014v2n2p57-65
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1378
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2014v2n2p57-65
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1378/644
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 2 n. 2 (2014); 57-65
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2014v2n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613315395584