O livro didático e a circulação do conhecimento: uma análise da questão ambiental na geografia escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1378 |
Resumo: | A circulação do conhecimento tem como um dos espaços formais de ocorrência a instituição escolar. Nestes espaços, o livro didático tem sido tomado como um grande aliado dos docentes e discentes, pois nele estão sistematizados os saberes historicamente acumulados pela ciência. Nessa perspectiva, o presente artigo tem por objetivo analisar como circula o conhecimento acerca da temática ambiental em livros didáticos de geografia do ensino fundamental, antigas 5ª a 8ª séries. Para atingir os objetivos propostos esta pesquisa foi baseada na abordagem qualitativa, sendo dividida em dois momentos: levantamentos bibliográficos e analisadas de duas coleções didáticas. Na coleção Geografia, Homem e Espaço as questões ambientais predominam nos de textos complementares. Na coleção Geografia, Sociedade e Cotidiano a questão ambiental é tratada em capítulos específicos, ou seja, os autores discutem e sugerem medidas para preservação/conservação dos recursos naturais. De modo geral, a questão ambiental nos livros analisados, instiga os professores e alunos para discussão dos problemas locais, através de textos e atividades complementares. Mas recai sobre o docente permitir esta leitura. Sendo assim, as duas coleções analisadas apresentam a temática de forma a possibilitar a circulação do conhecimento sobre a temática ambiental, mas para isso é necessário o engajamento e comprometimento do professor para desenvolver discussões e projetos que retratem os problemas ambientais da atualidade. |
id |
UNIT-2_5c2e1d8e96f41db2ef9d0022e7f329e3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1378 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O livro didático e a circulação do conhecimento: uma análise da questão ambiental na geografia escolarCirculação do conhecimentoLivro DidáticoTemática AmbientalEnsino de GeografiaA circulação do conhecimento tem como um dos espaços formais de ocorrência a instituição escolar. Nestes espaços, o livro didático tem sido tomado como um grande aliado dos docentes e discentes, pois nele estão sistematizados os saberes historicamente acumulados pela ciência. Nessa perspectiva, o presente artigo tem por objetivo analisar como circula o conhecimento acerca da temática ambiental em livros didáticos de geografia do ensino fundamental, antigas 5ª a 8ª séries. Para atingir os objetivos propostos esta pesquisa foi baseada na abordagem qualitativa, sendo dividida em dois momentos: levantamentos bibliográficos e analisadas de duas coleções didáticas. Na coleção Geografia, Homem e Espaço as questões ambientais predominam nos de textos complementares. Na coleção Geografia, Sociedade e Cotidiano a questão ambiental é tratada em capítulos específicos, ou seja, os autores discutem e sugerem medidas para preservação/conservação dos recursos naturais. De modo geral, a questão ambiental nos livros analisados, instiga os professores e alunos para discussão dos problemas locais, através de textos e atividades complementares. Mas recai sobre o docente permitir esta leitura. Sendo assim, as duas coleções analisadas apresentam a temática de forma a possibilitar a circulação do conhecimento sobre a temática ambiental, mas para isso é necessário o engajamento e comprometimento do professor para desenvolver discussões e projetos que retratem os problemas ambientais da atualidade.Editora Universitária Tiradentes2014-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/137810.17564/2316-3828.2014v2n2p57-65EDUCAÇÃO; v. 2 n. 2 (2014); 57-652316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2014v2n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1378/644Carvalho, Márcia Eliane SilvaCunha, Jussara NascimentoDias, Liliane de JesusLima, LucasAndrade, Vanilza da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:07:21Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1378Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:51.857997Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O livro didático e a circulação do conhecimento: uma análise da questão ambiental na geografia escolar |
title |
O livro didático e a circulação do conhecimento: uma análise da questão ambiental na geografia escolar |
spellingShingle |
O livro didático e a circulação do conhecimento: uma análise da questão ambiental na geografia escolar Carvalho, Márcia Eliane Silva Circulação do conhecimento Livro Didático Temática Ambiental Ensino de Geografia |
title_short |
O livro didático e a circulação do conhecimento: uma análise da questão ambiental na geografia escolar |
title_full |
O livro didático e a circulação do conhecimento: uma análise da questão ambiental na geografia escolar |
title_fullStr |
O livro didático e a circulação do conhecimento: uma análise da questão ambiental na geografia escolar |
title_full_unstemmed |
O livro didático e a circulação do conhecimento: uma análise da questão ambiental na geografia escolar |
title_sort |
O livro didático e a circulação do conhecimento: uma análise da questão ambiental na geografia escolar |
author |
Carvalho, Márcia Eliane Silva |
author_facet |
Carvalho, Márcia Eliane Silva Cunha, Jussara Nascimento Dias, Liliane de Jesus Lima, Lucas Andrade, Vanilza da Costa |
author_role |
author |
author2 |
Cunha, Jussara Nascimento Dias, Liliane de Jesus Lima, Lucas Andrade, Vanilza da Costa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Márcia Eliane Silva Cunha, Jussara Nascimento Dias, Liliane de Jesus Lima, Lucas Andrade, Vanilza da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Circulação do conhecimento Livro Didático Temática Ambiental Ensino de Geografia |
topic |
Circulação do conhecimento Livro Didático Temática Ambiental Ensino de Geografia |
description |
A circulação do conhecimento tem como um dos espaços formais de ocorrência a instituição escolar. Nestes espaços, o livro didático tem sido tomado como um grande aliado dos docentes e discentes, pois nele estão sistematizados os saberes historicamente acumulados pela ciência. Nessa perspectiva, o presente artigo tem por objetivo analisar como circula o conhecimento acerca da temática ambiental em livros didáticos de geografia do ensino fundamental, antigas 5ª a 8ª séries. Para atingir os objetivos propostos esta pesquisa foi baseada na abordagem qualitativa, sendo dividida em dois momentos: levantamentos bibliográficos e analisadas de duas coleções didáticas. Na coleção Geografia, Homem e Espaço as questões ambientais predominam nos de textos complementares. Na coleção Geografia, Sociedade e Cotidiano a questão ambiental é tratada em capítulos específicos, ou seja, os autores discutem e sugerem medidas para preservação/conservação dos recursos naturais. De modo geral, a questão ambiental nos livros analisados, instiga os professores e alunos para discussão dos problemas locais, através de textos e atividades complementares. Mas recai sobre o docente permitir esta leitura. Sendo assim, as duas coleções analisadas apresentam a temática de forma a possibilitar a circulação do conhecimento sobre a temática ambiental, mas para isso é necessário o engajamento e comprometimento do professor para desenvolver discussões e projetos que retratem os problemas ambientais da atualidade. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1378 10.17564/2316-3828.2014v2n2p57-65 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1378 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2014v2n2p57-65 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1378/644 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 2 n. 2 (2014); 57-65 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2014v2n2 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613315395584 |