O ÓCIO COMO TEMPO LIVRE, E A SUA CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1749 |
Resumo: | O ócio, ao longo da história, vivenciou a deturpação de conceitos, vinculando-se à idéia de ociosidade, mesmo acolhido na concepção de ócio criativo. Ao pretender elucidar as suas diversas diferenças conceituais, os estudiosos passaram a perceber o ócio como um processo contínuo de aprendizagem, incorporado ao desenvolvimento de atitudes, valores, e competências, passando a ser reconhecido como parte integrante da educação, pontuando o fato de que a melhor fonte do ócio está no próprio indivíduo. O presente artigo pretende demonstrar que a educação tornou-se uma das grandes responsáveis em inspirar a mudança de paradigma sobre a experiência do ócio, isto, com a preocupação de educar no tempo livre e para o tempo livre. |
id |
UNIT-2_5d62d7ed8eed16c4965821d22eeb2c59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1749 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O ÓCIO COMO TEMPO LIVRE, E A SUA CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃOÓcio – educação – indivíduo – autonomia – experiênciaO ócio, ao longo da história, vivenciou a deturpação de conceitos, vinculando-se à idéia de ociosidade, mesmo acolhido na concepção de ócio criativo. Ao pretender elucidar as suas diversas diferenças conceituais, os estudiosos passaram a perceber o ócio como um processo contínuo de aprendizagem, incorporado ao desenvolvimento de atitudes, valores, e competências, passando a ser reconhecido como parte integrante da educação, pontuando o fato de que a melhor fonte do ócio está no próprio indivíduo. O presente artigo pretende demonstrar que a educação tornou-se uma das grandes responsáveis em inspirar a mudança de paradigma sobre a experiência do ócio, isto, com a preocupação de educar no tempo livre e para o tempo livre.Editora Universitária Tiradentes2015-06-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/174910.17564/2316-3828.2015v3n3p55-65EDUCAÇÃO; v. 3 n. 3 (2015); 55-652316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2015v3n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1749/1324MOTA, MARLTON FONTESFERREIRA DE MELO, LILIAN JORDELINEinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:40:24Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1749Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:53.790271Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ÓCIO COMO TEMPO LIVRE, E A SUA CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO |
title |
O ÓCIO COMO TEMPO LIVRE, E A SUA CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO |
spellingShingle |
O ÓCIO COMO TEMPO LIVRE, E A SUA CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO MOTA, MARLTON FONTES Ócio – educação – indivíduo – autonomia – experiência |
title_short |
O ÓCIO COMO TEMPO LIVRE, E A SUA CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO |
title_full |
O ÓCIO COMO TEMPO LIVRE, E A SUA CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO |
title_fullStr |
O ÓCIO COMO TEMPO LIVRE, E A SUA CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO |
title_full_unstemmed |
O ÓCIO COMO TEMPO LIVRE, E A SUA CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO |
title_sort |
O ÓCIO COMO TEMPO LIVRE, E A SUA CONTRIBUIÇÃO PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO |
author |
MOTA, MARLTON FONTES |
author_facet |
MOTA, MARLTON FONTES FERREIRA DE MELO, LILIAN JORDELINE |
author_role |
author |
author2 |
FERREIRA DE MELO, LILIAN JORDELINE |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MOTA, MARLTON FONTES FERREIRA DE MELO, LILIAN JORDELINE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ócio – educação – indivíduo – autonomia – experiência |
topic |
Ócio – educação – indivíduo – autonomia – experiência |
description |
O ócio, ao longo da história, vivenciou a deturpação de conceitos, vinculando-se à idéia de ociosidade, mesmo acolhido na concepção de ócio criativo. Ao pretender elucidar as suas diversas diferenças conceituais, os estudiosos passaram a perceber o ócio como um processo contínuo de aprendizagem, incorporado ao desenvolvimento de atitudes, valores, e competências, passando a ser reconhecido como parte integrante da educação, pontuando o fato de que a melhor fonte do ócio está no próprio indivíduo. O presente artigo pretende demonstrar que a educação tornou-se uma das grandes responsáveis em inspirar a mudança de paradigma sobre a experiência do ócio, isto, com a preocupação de educar no tempo livre e para o tempo livre. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-06-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1749 10.17564/2316-3828.2015v3n3p55-65 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1749 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2015v3n3p55-65 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1749/1324 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 3 n. 3 (2015); 55-65 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2015v3n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613332172800 |