A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4310 |
Resumo: | Esse artigo almeja uma reflexão acerca da constituição da profissionalidade do docente que atua na Educação Superior em instituições no Brasil. Um breve cenário histórico sobre a constituição do ensino Superior brasileiro foi desenvolvido, destacando alguns viesses da história mundial que perpassam a formação do docente que trabalha nesse contexto. Destacamos ainda, o conceito de profissionalidade e como a pedagogia universitária prepara esse docente, especificamente através de formação continuada. Além disso, apresentamos as diversas atribuições e significados que são atribuídos a esse profissional. |
id |
UNIT-2_636d14f254dd69acc8383422877a5f99 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4310 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIORprofissionalidade docenteformação de professoreseducação superiorEsse artigo almeja uma reflexão acerca da constituição da profissionalidade do docente que atua na Educação Superior em instituições no Brasil. Um breve cenário histórico sobre a constituição do ensino Superior brasileiro foi desenvolvido, destacando alguns viesses da história mundial que perpassam a formação do docente que trabalha nesse contexto. Destacamos ainda, o conceito de profissionalidade e como a pedagogia universitária prepara esse docente, especificamente através de formação continuada. Além disso, apresentamos as diversas atribuições e significados que são atribuídos a esse profissional.Editora Universitária Tiradentes2017-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionbibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/431010.17564/2316-3828.2017v5n3p43-52EDUCAÇÃO; v. 5 n. 3 (2017); 43-522316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2017v5n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4310/2326Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBarros, Lívia de Melo2020-11-18T21:06:30Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4310Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:58.948135Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title |
A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
spellingShingle |
A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR Barros, Lívia de Melo profissionalidade docente formação de professores educação superior |
title_short |
A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title_full |
A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title_fullStr |
A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title_full_unstemmed |
A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
title_sort |
A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO SUPERIOR |
author |
Barros, Lívia de Melo |
author_facet |
Barros, Lívia de Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Lívia de Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
profissionalidade docente formação de professores educação superior |
topic |
profissionalidade docente formação de professores educação superior |
description |
Esse artigo almeja uma reflexão acerca da constituição da profissionalidade do docente que atua na Educação Superior em instituições no Brasil. Um breve cenário histórico sobre a constituição do ensino Superior brasileiro foi desenvolvido, destacando alguns viesses da história mundial que perpassam a formação do docente que trabalha nesse contexto. Destacamos ainda, o conceito de profissionalidade e como a pedagogia universitária prepara esse docente, especificamente através de formação continuada. Além disso, apresentamos as diversas atribuições e significados que são atribuídos a esse profissional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4310 10.17564/2316-3828.2017v5n3p43-52 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4310 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2017v5n3p43-52 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4310/2326 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 5 n. 3 (2017); 43-52 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2017v5n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613863800832 |