FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E CURRÍCULO: CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS BRASILEIRAS ENTRE 2012 E 2017

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferrasa, Ingrid Aline de Carvalho
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Miquelin, Awdry Feisser
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4895
Resumo: Este estudo objetiva compreender a formação inicial de professores de Ciências da Natureza e sua relação com o currículo. Para isto, é apresentada uma revisão bibliográfica sistemática das pesquisas brasileiras entre os anos de 2012 e 2017, disponíveis nas bases de dados da SciELO e IBICT. Teses, dissertações e artigos foram utilizados para responder a seguinte situação-problema: quais pesquisas sobre a formação inicial de professores de Ciências da Natureza no Brasil, entre 2012 e 2017, impactam diretamente sobre os currículos? Os resultados indicam que os aspectos metodológicos e de estudo teórico sobre o modelo vigente de currículo na formação inicial são os estudos predominantes. As propostas metodológicas são aquelas que impactam diretamente sobre o currículo, uma vez que requerem a aplicação para posterior análise da viabilidade. As mudanças que ocorrem se efetivam, embora inclinadas a situações pontuais no currículo nos cursos de formação.
id UNIT-2_6b58480e93a82d14f320600a37299a65
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4895
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E CURRÍCULO: CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS BRASILEIRAS ENTRE 2012 E 2017Formação inicial de ProfessoresCiências da NaturezaCurrículo e Revisão Bibliográfica Sistemática.Este estudo objetiva compreender a formação inicial de professores de Ciências da Natureza e sua relação com o currículo. Para isto, é apresentada uma revisão bibliográfica sistemática das pesquisas brasileiras entre os anos de 2012 e 2017, disponíveis nas bases de dados da SciELO e IBICT. Teses, dissertações e artigos foram utilizados para responder a seguinte situação-problema: quais pesquisas sobre a formação inicial de professores de Ciências da Natureza no Brasil, entre 2012 e 2017, impactam diretamente sobre os currículos? Os resultados indicam que os aspectos metodológicos e de estudo teórico sobre o modelo vigente de currículo na formação inicial são os estudos predominantes. As propostas metodológicas são aquelas que impactam diretamente sobre o currículo, uma vez que requerem a aplicação para posterior análise da viabilidade. As mudanças que ocorrem se efetivam, embora inclinadas a situações pontuais no currículo nos cursos de formação.Editora Universitária Tiradentes2020-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionBibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/489510.17564/2316-3828.2020v8n3p158-173EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 158-1732316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4895/3825Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerrasa, Ingrid Aline de CarvalhoMiquelin, Awdry Feisser2020-11-18T20:12:37Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4895Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:01.408565Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E CURRÍCULO: CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS BRASILEIRAS ENTRE 2012 E 2017
title FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E CURRÍCULO: CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS BRASILEIRAS ENTRE 2012 E 2017
spellingShingle FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E CURRÍCULO: CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS BRASILEIRAS ENTRE 2012 E 2017
Ferrasa, Ingrid Aline de Carvalho
Formação inicial de Professores
Ciências da Natureza
Currículo e Revisão Bibliográfica Sistemática.
title_short FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E CURRÍCULO: CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS BRASILEIRAS ENTRE 2012 E 2017
title_full FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E CURRÍCULO: CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS BRASILEIRAS ENTRE 2012 E 2017
title_fullStr FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E CURRÍCULO: CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS BRASILEIRAS ENTRE 2012 E 2017
title_full_unstemmed FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E CURRÍCULO: CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS BRASILEIRAS ENTRE 2012 E 2017
title_sort FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E CURRÍCULO: CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS BRASILEIRAS ENTRE 2012 E 2017
author Ferrasa, Ingrid Aline de Carvalho
author_facet Ferrasa, Ingrid Aline de Carvalho
Miquelin, Awdry Feisser
author_role author
author2 Miquelin, Awdry Feisser
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferrasa, Ingrid Aline de Carvalho
Miquelin, Awdry Feisser
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de Professores
Ciências da Natureza
Currículo e Revisão Bibliográfica Sistemática.
topic Formação inicial de Professores
Ciências da Natureza
Currículo e Revisão Bibliográfica Sistemática.
description Este estudo objetiva compreender a formação inicial de professores de Ciências da Natureza e sua relação com o currículo. Para isto, é apresentada uma revisão bibliográfica sistemática das pesquisas brasileiras entre os anos de 2012 e 2017, disponíveis nas bases de dados da SciELO e IBICT. Teses, dissertações e artigos foram utilizados para responder a seguinte situação-problema: quais pesquisas sobre a formação inicial de professores de Ciências da Natureza no Brasil, entre 2012 e 2017, impactam diretamente sobre os currículos? Os resultados indicam que os aspectos metodológicos e de estudo teórico sobre o modelo vigente de currículo na formação inicial são os estudos predominantes. As propostas metodológicas são aquelas que impactam diretamente sobre o currículo, uma vez que requerem a aplicação para posterior análise da viabilidade. As mudanças que ocorrem se efetivam, embora inclinadas a situações pontuais no currículo nos cursos de formação.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4895
10.17564/2316-3828.2020v8n3p158-173
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4895
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v8n3p158-173
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4895/3825
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 158-173
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v8n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613931958272