Pensar, fazer e compartilhar: a construção colaborativa entre aluno e professor no Facebook
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1129 |
Resumo: | Constantes mudanças repentinas fazem parte do cotidiano da população mundial. Elas surgem de forma tão rápida e contínua que a maioria das pessoas não percebe a sua existência. Os avanços tecnológicos e as descobertas para tornar a vida mundana cada vez mais simples em meio à tempestade informacional intensa, proporcionada pela quebra de fronteiras materializada pela intermitente evolução da internet, torna o homem um ser complexo, coberto por ferramentas que o informam e intermediam a sua relação com o mundo. A forma com que uma pessoa entra em contato com as notícias globais vão além do ponto de vista apresentado pela emissora de televisão que domina a audiência de sua região, elas perpassam pela visão de correspondentes de várias partes do mundo e pelas opiniões dos personagens envolvidos no acontecimento com apenas um clique. Isso propicia a formação da opinião individual, seu compartilhamento e discussão, por meio dos sistemas comunicacionais disponíveis na rede. Este ser promotor de opiniões é o aluno contemporâneo, o ator principal deste artigo que objetiva expor a experiência efetuada em sala de aula ao tornar um grupo do Facebook uma extensão do conteúdo trabalhado intramuros da universidade. Inicialmente, este escrito discorre a relação entre a população e o Facebook, em seguida trata da potencialidade do sistema e da escolha deste como extensão da sala de aula. Finalmente, descreve a experiência de tornar uma rede social como elo que liga a aula ao estudante. A conclusão destaca e avalia os resultados obtidos nessa primeira descrição sobre o assunto em tela. Quanto à natureza, a pesquisa se constituirá como um resumo de assunto, mas vai se debruçar sobre o tema a partir de uma perspectiva original. Do ponto de vista dos objetivos, pode-se classificá-la como uma pesquisa exploratória e descritiva.No que se refere aos procedimentos e ao objeto, se caracterizará como uma pesquisa de campo e de bibliografia. Para a realização da coleta de dados, durante a pesquisa, será utilizada, como principal instrumento, a observação direta sistemática. |
id |
UNIT-2_6bf925b917ca4397f20355f340d397a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1129 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pensar, fazer e compartilhar: a construção colaborativa entre aluno e professor no FacebookAluno ContemporâneoFacebookExperiênciaConstantes mudanças repentinas fazem parte do cotidiano da população mundial. Elas surgem de forma tão rápida e contínua que a maioria das pessoas não percebe a sua existência. Os avanços tecnológicos e as descobertas para tornar a vida mundana cada vez mais simples em meio à tempestade informacional intensa, proporcionada pela quebra de fronteiras materializada pela intermitente evolução da internet, torna o homem um ser complexo, coberto por ferramentas que o informam e intermediam a sua relação com o mundo. A forma com que uma pessoa entra em contato com as notícias globais vão além do ponto de vista apresentado pela emissora de televisão que domina a audiência de sua região, elas perpassam pela visão de correspondentes de várias partes do mundo e pelas opiniões dos personagens envolvidos no acontecimento com apenas um clique. Isso propicia a formação da opinião individual, seu compartilhamento e discussão, por meio dos sistemas comunicacionais disponíveis na rede. Este ser promotor de opiniões é o aluno contemporâneo, o ator principal deste artigo que objetiva expor a experiência efetuada em sala de aula ao tornar um grupo do Facebook uma extensão do conteúdo trabalhado intramuros da universidade. Inicialmente, este escrito discorre a relação entre a população e o Facebook, em seguida trata da potencialidade do sistema e da escolha deste como extensão da sala de aula. Finalmente, descreve a experiência de tornar uma rede social como elo que liga a aula ao estudante. A conclusão destaca e avalia os resultados obtidos nessa primeira descrição sobre o assunto em tela. Quanto à natureza, a pesquisa se constituirá como um resumo de assunto, mas vai se debruçar sobre o tema a partir de uma perspectiva original. Do ponto de vista dos objetivos, pode-se classificá-la como uma pesquisa exploratória e descritiva.No que se refere aos procedimentos e ao objeto, se caracterizará como uma pesquisa de campo e de bibliografia. Para a realização da coleta de dados, durante a pesquisa, será utilizada, como principal instrumento, a observação direta sistemática.Editora Universitária Tiradentes2013-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/112910.17564/2316-3828.2013v2n1p93-101EDUCAÇÃO; v. 2 n. 1 (2013); 93-1012316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2013v2n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1129/470Gama Neto, Edilberto Marcelino daPorto, Cristiane de MagalhãesTeixeira Júnior, Valmir AlvesVale, Lucas Cerqueira doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:07:21Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1129Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:50.766534Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pensar, fazer e compartilhar: a construção colaborativa entre aluno e professor no Facebook |
title |
Pensar, fazer e compartilhar: a construção colaborativa entre aluno e professor no Facebook |
spellingShingle |
Pensar, fazer e compartilhar: a construção colaborativa entre aluno e professor no Facebook Gama Neto, Edilberto Marcelino da Aluno Contemporâneo Experiência |
title_short |
Pensar, fazer e compartilhar: a construção colaborativa entre aluno e professor no Facebook |
title_full |
Pensar, fazer e compartilhar: a construção colaborativa entre aluno e professor no Facebook |
title_fullStr |
Pensar, fazer e compartilhar: a construção colaborativa entre aluno e professor no Facebook |
title_full_unstemmed |
Pensar, fazer e compartilhar: a construção colaborativa entre aluno e professor no Facebook |
title_sort |
Pensar, fazer e compartilhar: a construção colaborativa entre aluno e professor no Facebook |
author |
Gama Neto, Edilberto Marcelino da |
author_facet |
Gama Neto, Edilberto Marcelino da Porto, Cristiane de Magalhães Teixeira Júnior, Valmir Alves Vale, Lucas Cerqueira do |
author_role |
author |
author2 |
Porto, Cristiane de Magalhães Teixeira Júnior, Valmir Alves Vale, Lucas Cerqueira do |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gama Neto, Edilberto Marcelino da Porto, Cristiane de Magalhães Teixeira Júnior, Valmir Alves Vale, Lucas Cerqueira do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aluno Contemporâneo Experiência |
topic |
Aluno Contemporâneo Experiência |
description |
Constantes mudanças repentinas fazem parte do cotidiano da população mundial. Elas surgem de forma tão rápida e contínua que a maioria das pessoas não percebe a sua existência. Os avanços tecnológicos e as descobertas para tornar a vida mundana cada vez mais simples em meio à tempestade informacional intensa, proporcionada pela quebra de fronteiras materializada pela intermitente evolução da internet, torna o homem um ser complexo, coberto por ferramentas que o informam e intermediam a sua relação com o mundo. A forma com que uma pessoa entra em contato com as notícias globais vão além do ponto de vista apresentado pela emissora de televisão que domina a audiência de sua região, elas perpassam pela visão de correspondentes de várias partes do mundo e pelas opiniões dos personagens envolvidos no acontecimento com apenas um clique. Isso propicia a formação da opinião individual, seu compartilhamento e discussão, por meio dos sistemas comunicacionais disponíveis na rede. Este ser promotor de opiniões é o aluno contemporâneo, o ator principal deste artigo que objetiva expor a experiência efetuada em sala de aula ao tornar um grupo do Facebook uma extensão do conteúdo trabalhado intramuros da universidade. Inicialmente, este escrito discorre a relação entre a população e o Facebook, em seguida trata da potencialidade do sistema e da escolha deste como extensão da sala de aula. Finalmente, descreve a experiência de tornar uma rede social como elo que liga a aula ao estudante. A conclusão destaca e avalia os resultados obtidos nessa primeira descrição sobre o assunto em tela. Quanto à natureza, a pesquisa se constituirá como um resumo de assunto, mas vai se debruçar sobre o tema a partir de uma perspectiva original. Do ponto de vista dos objetivos, pode-se classificá-la como uma pesquisa exploratória e descritiva.No que se refere aos procedimentos e ao objeto, se caracterizará como uma pesquisa de campo e de bibliografia. Para a realização da coleta de dados, durante a pesquisa, será utilizada, como principal instrumento, a observação direta sistemática. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1129 10.17564/2316-3828.2013v2n1p93-101 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1129 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2013v2n1p93-101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1129/470 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 2 n. 1 (2013); 93-101 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2013v2n1 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220612883382272 |