Pensar, fazer e compartilhar: a construção colaborativa entre aluno e professor no Facebook

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama Neto, Edilberto Marcelino da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Porto, Cristiane de Magalhães, Teixeira Júnior, Valmir Alves, Vale, Lucas Cerqueira do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1129
Resumo: Constantes mudanças repentinas fazem parte do cotidiano da população mundial. Elas surgem de forma tão rápida e contínua que a maioria das pessoas não  percebe a sua existência. Os avanços tecnológicos e as descobertas para tornar a vida mundana cada vez mais simples em meio à tempestade informacional intensa, proporcionada pela quebra de fronteiras materializada pela intermitente evolução da internet, torna o homem um ser complexo, coberto por ferramentas que o informam e intermediam a sua relação com o mundo. A forma com que uma pessoa entra em contato com as notícias globais vão além do ponto de vista apresentado pela emissora de televisão que domina a audiência de sua região, elas perpassam pela visão de correspondentes de várias partes do mundo e pelas opiniões dos personagens envolvidos no acontecimento com apenas um clique. Isso propicia a formação da opinião individual, seu compartilhamento e discussão, por meio dos sistemas comunicacionais disponíveis na rede. Este ser promotor de opiniões é o aluno contemporâneo, o ator principal deste artigo que objetiva expor a experiência efetuada em sala de aula ao tornar um grupo do Facebook uma extensão do conteúdo trabalhado intramuros da universidade. Inicialmente, este escrito discorre a relação entre a população e o Facebook, em seguida trata da potencialidade do sistema e da escolha deste como extensão da sala de aula. Finalmente, descreve a experiência de tornar uma rede social como elo que liga a aula ao estudante. A conclusão destaca e avalia os resultados obtidos nessa primeira descrição sobre o assunto em tela. Quanto à natureza, a pesquisa se constituirá como um resumo de assunto, mas vai se debruçar sobre o tema a partir de uma perspectiva original. Do ponto de vista dos objetivos, pode-se classificá-la como uma pesquisa exploratória e descritiva.No que se refere aos procedimentos e ao objeto, se caracterizará como uma pesquisa de campo e de bibliografia. Para a realização da coleta de dados, durante a pesquisa, será utilizada, como principal instrumento, a observação direta sistemática.
id UNIT-2_6bf925b917ca4397f20355f340d397a3
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1129
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling Pensar, fazer e compartilhar: a construção colaborativa entre aluno e professor no FacebookAluno ContemporâneoFacebookExperiênciaConstantes mudanças repentinas fazem parte do cotidiano da população mundial. Elas surgem de forma tão rápida e contínua que a maioria das pessoas não  percebe a sua existência. Os avanços tecnológicos e as descobertas para tornar a vida mundana cada vez mais simples em meio à tempestade informacional intensa, proporcionada pela quebra de fronteiras materializada pela intermitente evolução da internet, torna o homem um ser complexo, coberto por ferramentas que o informam e intermediam a sua relação com o mundo. A forma com que uma pessoa entra em contato com as notícias globais vão além do ponto de vista apresentado pela emissora de televisão que domina a audiência de sua região, elas perpassam pela visão de correspondentes de várias partes do mundo e pelas opiniões dos personagens envolvidos no acontecimento com apenas um clique. Isso propicia a formação da opinião individual, seu compartilhamento e discussão, por meio dos sistemas comunicacionais disponíveis na rede. Este ser promotor de opiniões é o aluno contemporâneo, o ator principal deste artigo que objetiva expor a experiência efetuada em sala de aula ao tornar um grupo do Facebook uma extensão do conteúdo trabalhado intramuros da universidade. Inicialmente, este escrito discorre a relação entre a população e o Facebook, em seguida trata da potencialidade do sistema e da escolha deste como extensão da sala de aula. Finalmente, descreve a experiência de tornar uma rede social como elo que liga a aula ao estudante. A conclusão destaca e avalia os resultados obtidos nessa primeira descrição sobre o assunto em tela. Quanto à natureza, a pesquisa se constituirá como um resumo de assunto, mas vai se debruçar sobre o tema a partir de uma perspectiva original. Do ponto de vista dos objetivos, pode-se classificá-la como uma pesquisa exploratória e descritiva.No que se refere aos procedimentos e ao objeto, se caracterizará como uma pesquisa de campo e de bibliografia. Para a realização da coleta de dados, durante a pesquisa, será utilizada, como principal instrumento, a observação direta sistemática.Editora Universitária Tiradentes2013-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/112910.17564/2316-3828.2013v2n1p93-101EDUCAÇÃO; v. 2 n. 1 (2013); 93-1012316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2013v2n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1129/470Gama Neto, Edilberto Marcelino daPorto, Cristiane de MagalhãesTeixeira Júnior, Valmir AlvesVale, Lucas Cerqueira doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:07:21Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1129Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:50.766534Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv Pensar, fazer e compartilhar: a construção colaborativa entre aluno e professor no Facebook
title Pensar, fazer e compartilhar: a construção colaborativa entre aluno e professor no Facebook
spellingShingle Pensar, fazer e compartilhar: a construção colaborativa entre aluno e professor no Facebook
Gama Neto, Edilberto Marcelino da
Aluno Contemporâneo
Facebook
Experiência
title_short Pensar, fazer e compartilhar: a construção colaborativa entre aluno e professor no Facebook
title_full Pensar, fazer e compartilhar: a construção colaborativa entre aluno e professor no Facebook
title_fullStr Pensar, fazer e compartilhar: a construção colaborativa entre aluno e professor no Facebook
title_full_unstemmed Pensar, fazer e compartilhar: a construção colaborativa entre aluno e professor no Facebook
title_sort Pensar, fazer e compartilhar: a construção colaborativa entre aluno e professor no Facebook
author Gama Neto, Edilberto Marcelino da
author_facet Gama Neto, Edilberto Marcelino da
Porto, Cristiane de Magalhães
Teixeira Júnior, Valmir Alves
Vale, Lucas Cerqueira do
author_role author
author2 Porto, Cristiane de Magalhães
Teixeira Júnior, Valmir Alves
Vale, Lucas Cerqueira do
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama Neto, Edilberto Marcelino da
Porto, Cristiane de Magalhães
Teixeira Júnior, Valmir Alves
Vale, Lucas Cerqueira do
dc.subject.por.fl_str_mv Aluno Contemporâneo
Facebook
Experiência
topic Aluno Contemporâneo
Facebook
Experiência
description Constantes mudanças repentinas fazem parte do cotidiano da população mundial. Elas surgem de forma tão rápida e contínua que a maioria das pessoas não  percebe a sua existência. Os avanços tecnológicos e as descobertas para tornar a vida mundana cada vez mais simples em meio à tempestade informacional intensa, proporcionada pela quebra de fronteiras materializada pela intermitente evolução da internet, torna o homem um ser complexo, coberto por ferramentas que o informam e intermediam a sua relação com o mundo. A forma com que uma pessoa entra em contato com as notícias globais vão além do ponto de vista apresentado pela emissora de televisão que domina a audiência de sua região, elas perpassam pela visão de correspondentes de várias partes do mundo e pelas opiniões dos personagens envolvidos no acontecimento com apenas um clique. Isso propicia a formação da opinião individual, seu compartilhamento e discussão, por meio dos sistemas comunicacionais disponíveis na rede. Este ser promotor de opiniões é o aluno contemporâneo, o ator principal deste artigo que objetiva expor a experiência efetuada em sala de aula ao tornar um grupo do Facebook uma extensão do conteúdo trabalhado intramuros da universidade. Inicialmente, este escrito discorre a relação entre a população e o Facebook, em seguida trata da potencialidade do sistema e da escolha deste como extensão da sala de aula. Finalmente, descreve a experiência de tornar uma rede social como elo que liga a aula ao estudante. A conclusão destaca e avalia os resultados obtidos nessa primeira descrição sobre o assunto em tela. Quanto à natureza, a pesquisa se constituirá como um resumo de assunto, mas vai se debruçar sobre o tema a partir de uma perspectiva original. Do ponto de vista dos objetivos, pode-se classificá-la como uma pesquisa exploratória e descritiva.No que se refere aos procedimentos e ao objeto, se caracterizará como uma pesquisa de campo e de bibliografia. Para a realização da coleta de dados, durante a pesquisa, será utilizada, como principal instrumento, a observação direta sistemática.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1129
10.17564/2316-3828.2013v2n1p93-101
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1129
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2013v2n1p93-101
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1129/470
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 2 n. 1 (2013); 93-101
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2013v2n1
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220612883382272