NOVO MAIS EDUCAÇÃO: UM OLHAR DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bárbara Maria Costa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: da Silva, Silvia Maria Cintra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8353
Resumo: A Psicologia Escolar e Educacional vem conquistando seu espaço e seu reconhecimento ao longo dos anos, rompendo com barreiras importantes na direção de uma ação comprometida com uma educação a que todos tenham acesso. As Políticas Públicas Educacionais são responsáveis por garantir o direito à educação de todos e, por isto, se faz importante a atuação do psicólogo frente à elaboração e implementação de tais políticas. Um dos programas nacionais voltados à expansão da jornada escolar é o Programa Novo Mais Educação, do Ministério da Educação. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar a implementação do Programa Novo Mais Educação à luz da Psicologia Escolar Crítica. Para a realização da pesquisa, de cunho qualitativo, foram efetuadas observações das atividades e entrevistas com a Articuladora do Programa, Monitor de Língua Portuguesa, Monitor de Matemática, Facilitador de dança, Facilitador de capoeira e Facilitador de artesanato. As entrevistas foram transcritas e analisadas a partir da vertente da Psicologia Escolar Crítica. Foram encontradas muitas contradições entre as ações implementadas para a efetivação do programa e os objetivos presentes nos documentos oficiais que pretendiam “erradicar o fracasso escolar”, além de um discurso preconceituoso sobre as classes mais vulneráveis. As Políticas Educacionais precisam ser repensadas e elaboradas de forma coletiva, com a participação dos diferentes atores envolvidos com as questões educacionais e com a parceria da Psicologia Escolar; ademais, é imprescindível que os governantes incluam em suas políticas de governo investimentos condizentes com as reais necessidades uma educação de qualidade em nosso país.
id UNIT-2_70e6c4c8a942d86cf7f59c742ad398d8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8353
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling NOVO MAIS EDUCAÇÃO: UM OLHAR DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL PARA AS POLÍTICAS PÚBLICASA Psicologia Escolar e Educacional vem conquistando seu espaço e seu reconhecimento ao longo dos anos, rompendo com barreiras importantes na direção de uma ação comprometida com uma educação a que todos tenham acesso. As Políticas Públicas Educacionais são responsáveis por garantir o direito à educação de todos e, por isto, se faz importante a atuação do psicólogo frente à elaboração e implementação de tais políticas. Um dos programas nacionais voltados à expansão da jornada escolar é o Programa Novo Mais Educação, do Ministério da Educação. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar a implementação do Programa Novo Mais Educação à luz da Psicologia Escolar Crítica. Para a realização da pesquisa, de cunho qualitativo, foram efetuadas observações das atividades e entrevistas com a Articuladora do Programa, Monitor de Língua Portuguesa, Monitor de Matemática, Facilitador de dança, Facilitador de capoeira e Facilitador de artesanato. As entrevistas foram transcritas e analisadas a partir da vertente da Psicologia Escolar Crítica. Foram encontradas muitas contradições entre as ações implementadas para a efetivação do programa e os objetivos presentes nos documentos oficiais que pretendiam “erradicar o fracasso escolar”, além de um discurso preconceituoso sobre as classes mais vulneráveis. As Políticas Educacionais precisam ser repensadas e elaboradas de forma coletiva, com a participação dos diferentes atores envolvidos com as questões educacionais e com a parceria da Psicologia Escolar; ademais, é imprescindível que os governantes incluam em suas políticas de governo investimentos condizentes com as reais necessidades uma educação de qualidade em nosso país.Editora Universitária Tiradentes2020-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/835310.17564/2316-3828.2020v8n3p737-751EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 737-7512316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8353/4407Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Bárbara Maria Costada Silva, Silvia Maria Cintra2020-12-18T18:38:49Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8353Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:07.565424Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv NOVO MAIS EDUCAÇÃO: UM OLHAR DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS
title NOVO MAIS EDUCAÇÃO: UM OLHAR DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS
spellingShingle NOVO MAIS EDUCAÇÃO: UM OLHAR DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS
Silva, Bárbara Maria Costa
title_short NOVO MAIS EDUCAÇÃO: UM OLHAR DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS
title_full NOVO MAIS EDUCAÇÃO: UM OLHAR DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS
title_fullStr NOVO MAIS EDUCAÇÃO: UM OLHAR DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS
title_full_unstemmed NOVO MAIS EDUCAÇÃO: UM OLHAR DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS
title_sort NOVO MAIS EDUCAÇÃO: UM OLHAR DA PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS
author Silva, Bárbara Maria Costa
author_facet Silva, Bárbara Maria Costa
da Silva, Silvia Maria Cintra
author_role author
author2 da Silva, Silvia Maria Cintra
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Bárbara Maria Costa
da Silva, Silvia Maria Cintra
description A Psicologia Escolar e Educacional vem conquistando seu espaço e seu reconhecimento ao longo dos anos, rompendo com barreiras importantes na direção de uma ação comprometida com uma educação a que todos tenham acesso. As Políticas Públicas Educacionais são responsáveis por garantir o direito à educação de todos e, por isto, se faz importante a atuação do psicólogo frente à elaboração e implementação de tais políticas. Um dos programas nacionais voltados à expansão da jornada escolar é o Programa Novo Mais Educação, do Ministério da Educação. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar a implementação do Programa Novo Mais Educação à luz da Psicologia Escolar Crítica. Para a realização da pesquisa, de cunho qualitativo, foram efetuadas observações das atividades e entrevistas com a Articuladora do Programa, Monitor de Língua Portuguesa, Monitor de Matemática, Facilitador de dança, Facilitador de capoeira e Facilitador de artesanato. As entrevistas foram transcritas e analisadas a partir da vertente da Psicologia Escolar Crítica. Foram encontradas muitas contradições entre as ações implementadas para a efetivação do programa e os objetivos presentes nos documentos oficiais que pretendiam “erradicar o fracasso escolar”, além de um discurso preconceituoso sobre as classes mais vulneráveis. As Políticas Educacionais precisam ser repensadas e elaboradas de forma coletiva, com a participação dos diferentes atores envolvidos com as questões educacionais e com a parceria da Psicologia Escolar; ademais, é imprescindível que os governantes incluam em suas políticas de governo investimentos condizentes com as reais necessidades uma educação de qualidade em nosso país.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8353
10.17564/2316-3828.2020v8n3p737-751
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8353
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v8n3p737-751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8353/4407
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 737-751
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v8n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614827442176