Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Lívia Lima
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFU
Texto Completo: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38959
Resumo: Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
id UFU_2f40a0237318ec33fd31c827e319523f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufu.br:123456789/38959
network_acronym_str UFU
network_name_str Repositório Institucional da UFU
repository_id_str
spelling Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e EducacionalProfessores da Educação InfantilPandemia do Covid-19Psicologia Escolar e EducacionalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIATrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este estudo, realizado mediante uma pesquisa bibliográfica, se propõe a discutir a atuação de professores da Educação Infantil, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e a Psicologia Escolar e Educacional. Assim, tem como objetivo geral: investigar quais foram as transformações vivenciadas pelos professores da Educação Infantil no contexto da pandemia do Covid-19, bem como as contribuições que a Psicologia Escolar e Educacional poderia lhes oferecer frente a este cenário. E como objetivos específicos: identificar quais foram as mudanças vivenciadas pelos professores da Educação Infantil diante da transição do ensino presencial para o ensino remoto; destacar quais os impactos destas mudanças na prática pedagógica e no cotidiano desses profissionais; descrever as angústias e os dilemas enfrentados pelos profissionais durante a pandemia; verificar como eles lidam com os desafios propostos por este cenário atípico; e, por fim, apontar quais seriam as contribuições da Psicologia Escolar e Educacional aos professores da Educação Infantil neste contexto. Os resultados apontaram que: o cenário da Educação teve mudanças no enfrentamento da pandemia do Covid-19, dentre estas, destacam-se o fechamento das escolas e a transição do ensino presencial para o ensino remoto, demandando a adaptação dos professores ao modelo. Assim, a falta de formação desses profissionais para o uso de tecnologias na realização das atividades não presenciais, e o sentimento exacerbado de ansiedade e sobrecarga no trabalho, foram salientados em pesquisas. Desse modo, a Psicologia Escolar e Educacional ressalta a necessidade de realizar um trabalho em conjunto com a comunidade escolar, utilizando recursos tecnológicos e repensando sua atuação para que possa atender às demandas educacionais advindas do contexto atual. Concluindo, acredita-se ser necessário aprofundar as discussões acerca da prática do psicólogo escolar e do professor da Educação Infantil nesse período de pandemia e pós pandemia para que novos estudos, saberes e práticas possam ser construídos e socializados, visando favorecer os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPsicologiaSilva, Cirlei Evangelistahttp://lattes.cnpq.br/3098309923269263Peretta, Anabela Almeida Costa e Santoshttp://lattes.cnpq.br/5747815374339453Vieira, Nágilla Regina Saraivahttp://lattes.cnpq.br/2789290473251236Garcia, Lívia Lima2023-08-23T18:21:53Z2023-08-23T18:21:53Z2021-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGARCIA, Lívia Lima. Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38959porhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-08-24T06:27:18Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/38959Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-08-24T06:27:18Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional
title Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional
spellingShingle Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional
Garcia, Lívia Lima
Professores da Educação Infantil
Pandemia do Covid-19
Psicologia Escolar e Educacional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
title_short Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional
title_full Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional
title_fullStr Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional
title_full_unstemmed Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional
title_sort Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional
author Garcia, Lívia Lima
author_facet Garcia, Lívia Lima
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Cirlei Evangelista
http://lattes.cnpq.br/3098309923269263
Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos
http://lattes.cnpq.br/5747815374339453
Vieira, Nágilla Regina Saraiva
http://lattes.cnpq.br/2789290473251236
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Lívia Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Professores da Educação Infantil
Pandemia do Covid-19
Psicologia Escolar e Educacional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
topic Professores da Educação Infantil
Pandemia do Covid-19
Psicologia Escolar e Educacional
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
description Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-23
2023-08-23T18:21:53Z
2023-08-23T18:21:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GARCIA, Lívia Lima. Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38959
identifier_str_mv GARCIA, Lívia Lima. Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
url https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Psicologia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
Brasil
Psicologia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFU
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Repositório Institucional da UFU
collection Repositório Institucional da UFU
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv diinf@dirbi.ufu.br
_version_ 1813711418508181504