Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFU |
Texto Completo: | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38959 |
Resumo: | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
id |
UFU_2f40a0237318ec33fd31c827e319523f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufu.br:123456789/38959 |
network_acronym_str |
UFU |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFU |
repository_id_str |
|
spelling |
Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e EducacionalProfessores da Educação InfantilPandemia do Covid-19Psicologia Escolar e EducacionalCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIATrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)Este estudo, realizado mediante uma pesquisa bibliográfica, se propõe a discutir a atuação de professores da Educação Infantil, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e a Psicologia Escolar e Educacional. Assim, tem como objetivo geral: investigar quais foram as transformações vivenciadas pelos professores da Educação Infantil no contexto da pandemia do Covid-19, bem como as contribuições que a Psicologia Escolar e Educacional poderia lhes oferecer frente a este cenário. E como objetivos específicos: identificar quais foram as mudanças vivenciadas pelos professores da Educação Infantil diante da transição do ensino presencial para o ensino remoto; destacar quais os impactos destas mudanças na prática pedagógica e no cotidiano desses profissionais; descrever as angústias e os dilemas enfrentados pelos profissionais durante a pandemia; verificar como eles lidam com os desafios propostos por este cenário atípico; e, por fim, apontar quais seriam as contribuições da Psicologia Escolar e Educacional aos professores da Educação Infantil neste contexto. Os resultados apontaram que: o cenário da Educação teve mudanças no enfrentamento da pandemia do Covid-19, dentre estas, destacam-se o fechamento das escolas e a transição do ensino presencial para o ensino remoto, demandando a adaptação dos professores ao modelo. Assim, a falta de formação desses profissionais para o uso de tecnologias na realização das atividades não presenciais, e o sentimento exacerbado de ansiedade e sobrecarga no trabalho, foram salientados em pesquisas. Desse modo, a Psicologia Escolar e Educacional ressalta a necessidade de realizar um trabalho em conjunto com a comunidade escolar, utilizando recursos tecnológicos e repensando sua atuação para que possa atender às demandas educacionais advindas do contexto atual. Concluindo, acredita-se ser necessário aprofundar as discussões acerca da prática do psicólogo escolar e do professor da Educação Infantil nesse período de pandemia e pós pandemia para que novos estudos, saberes e práticas possam ser construídos e socializados, visando favorecer os processos de desenvolvimento e aprendizagem da criança na Educação Infantil.Universidade Federal de UberlândiaBrasilPsicologiaSilva, Cirlei Evangelistahttp://lattes.cnpq.br/3098309923269263Peretta, Anabela Almeida Costa e Santoshttp://lattes.cnpq.br/5747815374339453Vieira, Nágilla Regina Saraivahttp://lattes.cnpq.br/2789290473251236Garcia, Lívia Lima2023-08-23T18:21:53Z2023-08-23T18:21:53Z2021-02-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfGARCIA, Lívia Lima. Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38959porhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFUinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFU2023-08-24T06:27:18Zoai:repositorio.ufu.br:123456789/38959Repositório InstitucionalONGhttp://repositorio.ufu.br/oai/requestdiinf@dirbi.ufu.bropendoar:2023-08-24T06:27:18Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional |
title |
Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional |
spellingShingle |
Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional Garcia, Lívia Lima Professores da Educação Infantil Pandemia do Covid-19 Psicologia Escolar e Educacional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
title_short |
Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional |
title_full |
Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional |
title_fullStr |
Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional |
title_full_unstemmed |
Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional |
title_sort |
Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional |
author |
Garcia, Lívia Lima |
author_facet |
Garcia, Lívia Lima |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Cirlei Evangelista http://lattes.cnpq.br/3098309923269263 Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos http://lattes.cnpq.br/5747815374339453 Vieira, Nágilla Regina Saraiva http://lattes.cnpq.br/2789290473251236 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Lívia Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professores da Educação Infantil Pandemia do Covid-19 Psicologia Escolar e Educacional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
topic |
Professores da Educação Infantil Pandemia do Covid-19 Psicologia Escolar e Educacional CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
description |
Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-23 2023-08-23T18:21:53Z 2023-08-23T18:21:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GARCIA, Lívia Lima. Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38959 |
identifier_str_mv |
GARCIA, Lívia Lima. Professores da Educação Infantil no contexto da Pandemia do Covid-19: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional. 2021. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. |
url |
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Psicologia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia Brasil Psicologia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFU instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFU |
collection |
Repositório Institucional da UFU |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFU - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
diinf@dirbi.ufu.br |
_version_ |
1813711418508181504 |