INTERAÇÕES DOCENTES EM BRINCADEIRAS E A AUTONOMIA DE CRIANÇAS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Camila Tanure
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Alves, Fernando Donizete, Sommerhalder, Aline
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5192
Resumo: Apresenta resultados de uma pesquisa concluída e aborda relações sociais entre professora e crianças em contextos de brincadeiras, realizadas no primeiro ano do Ensino Fundamental. Brincar é ato e aprendizagem social, porém pouco presente e valorizado no ensino fundamental. Objetivou descrever ações de interação docente realizadas com crianças em contextos de brincadeiras no ensino fundamental, analisando essas ações no processo de construção ou fortalecimento da autonomia das crianças. Fundamentada na abordagem qualitativa de pesquisa, foi realizada por meio de observação participante da rotina de uma turma de crianças e sua professora, em contextos de brincadeiras, com registros escritos em diários de campo. Foram sujeitos vinte e cinco crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental e sua professora, de uma escola municipal do interior do estado de São Paulo. Os dados foram analisados na perspectiva qualitativa, a partir da literatura escolhida. Revelou-se que, em algumas situações, as crianças poderiam ter sido mais incentivadas e questionadas, fomentando mais oportunidades para diálogo entre elas e com a professora. No entanto, predominaram ações docentes de incentivo ao protagonismo infantil nas brincadeiras, em escolhas realizadas e com participação na rotina e nas atividades, favorecendo a construção ou fortalecimento da autonomia das crianças. As interações sociais nas brincadeiras, em contexto escolar e que ocorrem entre professora e crianças e entre elas são essenciais para a aprendizagem e desenvolvimento humano, pois a escola é também um lugar para viver a vida e as infâncias.
id UNIT-2_7b82256d710fefee9b6b8fbdd891b9f5
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5192
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling INTERAÇÕES DOCENTES EM BRINCADEIRAS E A AUTONOMIA DE CRIANÇAS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTALInterações SociaisBrincadeirasPráticas EducativasCriançasAutonomiaPrimeiro ano do Ensino Fundamental.Apresenta resultados de uma pesquisa concluída e aborda relações sociais entre professora e crianças em contextos de brincadeiras, realizadas no primeiro ano do Ensino Fundamental. Brincar é ato e aprendizagem social, porém pouco presente e valorizado no ensino fundamental. Objetivou descrever ações de interação docente realizadas com crianças em contextos de brincadeiras no ensino fundamental, analisando essas ações no processo de construção ou fortalecimento da autonomia das crianças. Fundamentada na abordagem qualitativa de pesquisa, foi realizada por meio de observação participante da rotina de uma turma de crianças e sua professora, em contextos de brincadeiras, com registros escritos em diários de campo. Foram sujeitos vinte e cinco crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental e sua professora, de uma escola municipal do interior do estado de São Paulo. Os dados foram analisados na perspectiva qualitativa, a partir da literatura escolhida. Revelou-se que, em algumas situações, as crianças poderiam ter sido mais incentivadas e questionadas, fomentando mais oportunidades para diálogo entre elas e com a professora. No entanto, predominaram ações docentes de incentivo ao protagonismo infantil nas brincadeiras, em escolhas realizadas e com participação na rotina e nas atividades, favorecendo a construção ou fortalecimento da autonomia das crianças. As interações sociais nas brincadeiras, em contexto escolar e que ocorrem entre professora e crianças e entre elas são essenciais para a aprendizagem e desenvolvimento humano, pois a escola é também um lugar para viver a vida e as infâncias.Editora Universitária Tiradentes2020-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/519210.17564/2316-3828.2020v8n3p174-187EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 174-1872316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5192/3996Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Camila TanureAlves, Fernando DonizeteSommerhalder, Aline2020-11-18T20:02:43Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5192Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:01.897853Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERAÇÕES DOCENTES EM BRINCADEIRAS E A AUTONOMIA DE CRIANÇAS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title INTERAÇÕES DOCENTES EM BRINCADEIRAS E A AUTONOMIA DE CRIANÇAS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle INTERAÇÕES DOCENTES EM BRINCADEIRAS E A AUTONOMIA DE CRIANÇAS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Duarte, Camila Tanure
Interações Sociais
Brincadeiras
Práticas Educativas
Crianças
Autonomia
Primeiro ano do Ensino Fundamental.
title_short INTERAÇÕES DOCENTES EM BRINCADEIRAS E A AUTONOMIA DE CRIANÇAS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full INTERAÇÕES DOCENTES EM BRINCADEIRAS E A AUTONOMIA DE CRIANÇAS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr INTERAÇÕES DOCENTES EM BRINCADEIRAS E A AUTONOMIA DE CRIANÇAS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed INTERAÇÕES DOCENTES EM BRINCADEIRAS E A AUTONOMIA DE CRIANÇAS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort INTERAÇÕES DOCENTES EM BRINCADEIRAS E A AUTONOMIA DE CRIANÇAS NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Duarte, Camila Tanure
author_facet Duarte, Camila Tanure
Alves, Fernando Donizete
Sommerhalder, Aline
author_role author
author2 Alves, Fernando Donizete
Sommerhalder, Aline
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Camila Tanure
Alves, Fernando Donizete
Sommerhalder, Aline
dc.subject.por.fl_str_mv Interações Sociais
Brincadeiras
Práticas Educativas
Crianças
Autonomia
Primeiro ano do Ensino Fundamental.
topic Interações Sociais
Brincadeiras
Práticas Educativas
Crianças
Autonomia
Primeiro ano do Ensino Fundamental.
description Apresenta resultados de uma pesquisa concluída e aborda relações sociais entre professora e crianças em contextos de brincadeiras, realizadas no primeiro ano do Ensino Fundamental. Brincar é ato e aprendizagem social, porém pouco presente e valorizado no ensino fundamental. Objetivou descrever ações de interação docente realizadas com crianças em contextos de brincadeiras no ensino fundamental, analisando essas ações no processo de construção ou fortalecimento da autonomia das crianças. Fundamentada na abordagem qualitativa de pesquisa, foi realizada por meio de observação participante da rotina de uma turma de crianças e sua professora, em contextos de brincadeiras, com registros escritos em diários de campo. Foram sujeitos vinte e cinco crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental e sua professora, de uma escola municipal do interior do estado de São Paulo. Os dados foram analisados na perspectiva qualitativa, a partir da literatura escolhida. Revelou-se que, em algumas situações, as crianças poderiam ter sido mais incentivadas e questionadas, fomentando mais oportunidades para diálogo entre elas e com a professora. No entanto, predominaram ações docentes de incentivo ao protagonismo infantil nas brincadeiras, em escolhas realizadas e com participação na rotina e nas atividades, favorecendo a construção ou fortalecimento da autonomia das crianças. As interações sociais nas brincadeiras, em contexto escolar e que ocorrem entre professora e crianças e entre elas são essenciais para a aprendizagem e desenvolvimento humano, pois a escola é também um lugar para viver a vida e as infâncias.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5192
10.17564/2316-3828.2020v8n3p174-187
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5192
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v8n3p174-187
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5192/3996
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 174-187
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v8n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614293716992