Interações em momentos de brincadeira: um estudo com crianças de 3 anos em escola de Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Camila Tanure
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Nono, Maévi Anabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3986
Resumo: Neste artigo, apresenta-se uma pesquisa de Iniciação Científica concluída, com bolsa FAPESP, desenvolvida no período de janeiro a dezembro de 2011, que teve como objetivo investigar as formas pelas quais crianças e adultos de uma escola de Educação Infantil interagiam nos momentos de brincadeiras. Ao investigar as interações que ocorriam na escola, pretendia-se focalizar, entre outros aspectos, aqueles relativos à formação da professora para interagir com crianças e para propiciar a interação entre elas nos momentos de brincadeiras. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado em uma escola de Educação Infantil localizada no interior de São Paulo. Os sujeitos da pesquisa foram adultos da instituição e 6 crianças de 3 anos. Os instrumentos de coleta de dados foram observação participante da rotina do grupo de crianças de 3 anos; entrevistas e conversas informais com as profissionais; análise de materiais/documentos que podiam revelar aspectos referentes ao objeto de estudo. Dados obtidos e analisados sugeriram que a professora valoriza e incentiva as interações entre as crianças – e das crianças com ela e outros adultos – nos momentos de brincadeiras, onde constroem sua identidade e autonomia, desenvolvem a linguagem oral, resolvem conflitos, tomam decisões, interpretam e analisam o mundo.
id UEPG-31_9631dd5aecb2c024efd22fbac37b6d24
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/3986
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Interações em momentos de brincadeira: um estudo com crianças de 3 anos em escola de Educação InfantilEducação InfantilinteraçõesbrincadeirasFormação de Professores de Educação InfantilNeste artigo, apresenta-se uma pesquisa de Iniciação Científica concluída, com bolsa FAPESP, desenvolvida no período de janeiro a dezembro de 2011, que teve como objetivo investigar as formas pelas quais crianças e adultos de uma escola de Educação Infantil interagiam nos momentos de brincadeiras. Ao investigar as interações que ocorriam na escola, pretendia-se focalizar, entre outros aspectos, aqueles relativos à formação da professora para interagir com crianças e para propiciar a interação entre elas nos momentos de brincadeiras. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado em uma escola de Educação Infantil localizada no interior de São Paulo. Os sujeitos da pesquisa foram adultos da instituição e 6 crianças de 3 anos. Os instrumentos de coleta de dados foram observação participante da rotina do grupo de crianças de 3 anos; entrevistas e conversas informais com as profissionais; análise de materiais/documentos que podiam revelar aspectos referentes ao objeto de estudo. Dados obtidos e analisados sugeriram que a professora valoriza e incentiva as interações entre as crianças – e das crianças com ela e outros adultos – nos momentos de brincadeiras, onde constroem sua identidade e autonomia, desenvolvem a linguagem oral, resolvem conflitos, tomam decisões, interpretam e analisam o mundo.Editora UEPG2015-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa qualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/398610.5212/OlharProfr.v.16i2.0011Olhar de Professor; Bd. 16 Nr. 2 (2013); 431-446Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 431-446Olhar de Professor; Vol. 16 Núm. 2 (2013); 431-446Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 431-446Olhar de Professor; v. 16 n. 2 (2013); 431-4461984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3986/4427https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3986/4636Duarte, Camila TanureNono, Maévi Anabelinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-02-27T22:38:52Zoai:uepg.br:article/3986Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2021-02-27T22:38:52Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Interações em momentos de brincadeira: um estudo com crianças de 3 anos em escola de Educação Infantil
title Interações em momentos de brincadeira: um estudo com crianças de 3 anos em escola de Educação Infantil
spellingShingle Interações em momentos de brincadeira: um estudo com crianças de 3 anos em escola de Educação Infantil
Duarte, Camila Tanure
Educação Infantil
interações
brincadeiras
Formação de Professores de Educação Infantil
title_short Interações em momentos de brincadeira: um estudo com crianças de 3 anos em escola de Educação Infantil
title_full Interações em momentos de brincadeira: um estudo com crianças de 3 anos em escola de Educação Infantil
title_fullStr Interações em momentos de brincadeira: um estudo com crianças de 3 anos em escola de Educação Infantil
title_full_unstemmed Interações em momentos de brincadeira: um estudo com crianças de 3 anos em escola de Educação Infantil
title_sort Interações em momentos de brincadeira: um estudo com crianças de 3 anos em escola de Educação Infantil
author Duarte, Camila Tanure
author_facet Duarte, Camila Tanure
Nono, Maévi Anabel
author_role author
author2 Nono, Maévi Anabel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Camila Tanure
Nono, Maévi Anabel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
interações
brincadeiras
Formação de Professores de Educação Infantil
topic Educação Infantil
interações
brincadeiras
Formação de Professores de Educação Infantil
description Neste artigo, apresenta-se uma pesquisa de Iniciação Científica concluída, com bolsa FAPESP, desenvolvida no período de janeiro a dezembro de 2011, que teve como objetivo investigar as formas pelas quais crianças e adultos de uma escola de Educação Infantil interagiam nos momentos de brincadeiras. Ao investigar as interações que ocorriam na escola, pretendia-se focalizar, entre outros aspectos, aqueles relativos à formação da professora para interagir com crianças e para propiciar a interação entre elas nos momentos de brincadeiras. Tratou-se de um estudo de natureza qualitativa, realizado em uma escola de Educação Infantil localizada no interior de São Paulo. Os sujeitos da pesquisa foram adultos da instituição e 6 crianças de 3 anos. Os instrumentos de coleta de dados foram observação participante da rotina do grupo de crianças de 3 anos; entrevistas e conversas informais com as profissionais; análise de materiais/documentos que podiam revelar aspectos referentes ao objeto de estudo. Dados obtidos e analisados sugeriram que a professora valoriza e incentiva as interações entre as crianças – e das crianças com ela e outros adultos – nos momentos de brincadeiras, onde constroem sua identidade e autonomia, desenvolvem a linguagem oral, resolvem conflitos, tomam decisões, interpretam e analisam o mundo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3986
10.5212/OlharProfr.v.16i2.0011
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3986
identifier_str_mv 10.5212/OlharProfr.v.16i2.0011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3986/4427
https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3986/4636
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 16 Nr. 2 (2013); 431-446
Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 431-446
Olhar de Professor; Vol. 16 Núm. 2 (2013); 431-446
Olhar de Professor; Vol. 16 No. 2 (2013); 431-446
Olhar de Professor; v. 16 n. 2 (2013); 431-446
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053495895916544