NEGROS, INTERNET E CIÊNCIA: A REPRESENTATIVIDADE E SUAS WEBCONEXÕES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
DOI: | 10.17564/2316-3828.2020v10n2p179-192 |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9268 |
Resumo: | A população negra é uma das principais vítimas de discriminação, a falta de negros em campanhas publicitárias, em cargos de alto escalão, em produções científicas e em programas de pós-graduação contribuem para a diminuição de expectativas positivas para os negros. Com o acesso à internet o ambiente de discussão sobre esse assunto tem alcançado índices de audiência importantes e criado um ativismo capaz de movimentar a sociedade. Por isso, este artigo tem o objetivo de discutir a importância de debates sobre representatividade negra em ambientes científicos e cibernéticos, a fim de propagar as consequências disso para a população. A pesquisa é de caráter bibliográfico e exploratório e permitiu resultados como dados que tangem a desigualdade de negros na ciência, nomes de importantes pesquisadores negros e informações relevantes para entendimento da conectividade e representatividade. |
id |
UNIT-2_8253c27dd0e165ed2e7a741a7447c46c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/9268 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
spelling |
NEGROS, INTERNET E CIÊNCIA: A REPRESENTATIVIDADE E SUAS WEBCONEXÕESA população negra é uma das principais vítimas de discriminação, a falta de negros em campanhas publicitárias, em cargos de alto escalão, em produções científicas e em programas de pós-graduação contribuem para a diminuição de expectativas positivas para os negros. Com o acesso à internet o ambiente de discussão sobre esse assunto tem alcançado índices de audiência importantes e criado um ativismo capaz de movimentar a sociedade. Por isso, este artigo tem o objetivo de discutir a importância de debates sobre representatividade negra em ambientes científicos e cibernéticos, a fim de propagar as consequências disso para a população. A pesquisa é de caráter bibliográfico e exploratório e permitiu resultados como dados que tangem a desigualdade de negros na ciência, nomes de importantes pesquisadores negros e informações relevantes para entendimento da conectividade e representatividade.Editora Universitária Tiradentes2020-11-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/926810.17564/2316-3828.2020v10n2p179-192EDUCAÇÃO; v. 10 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - As provocações atuais da Cibercultura nas redes educativas; 179-1922316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v10n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9268/4329Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessChagas, Alexandre MenesesSantos, Leandro Sant’Anna2020-11-17T18:31:41Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/9268Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:11.264671Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
NEGROS, INTERNET E CIÊNCIA: A REPRESENTATIVIDADE E SUAS WEBCONEXÕES |
title |
NEGROS, INTERNET E CIÊNCIA: A REPRESENTATIVIDADE E SUAS WEBCONEXÕES |
spellingShingle |
NEGROS, INTERNET E CIÊNCIA: A REPRESENTATIVIDADE E SUAS WEBCONEXÕES NEGROS, INTERNET E CIÊNCIA: A REPRESENTATIVIDADE E SUAS WEBCONEXÕES Chagas, Alexandre Meneses Chagas, Alexandre Meneses |
title_short |
NEGROS, INTERNET E CIÊNCIA: A REPRESENTATIVIDADE E SUAS WEBCONEXÕES |
title_full |
NEGROS, INTERNET E CIÊNCIA: A REPRESENTATIVIDADE E SUAS WEBCONEXÕES |
title_fullStr |
NEGROS, INTERNET E CIÊNCIA: A REPRESENTATIVIDADE E SUAS WEBCONEXÕES NEGROS, INTERNET E CIÊNCIA: A REPRESENTATIVIDADE E SUAS WEBCONEXÕES |
title_full_unstemmed |
NEGROS, INTERNET E CIÊNCIA: A REPRESENTATIVIDADE E SUAS WEBCONEXÕES NEGROS, INTERNET E CIÊNCIA: A REPRESENTATIVIDADE E SUAS WEBCONEXÕES |
title_sort |
NEGROS, INTERNET E CIÊNCIA: A REPRESENTATIVIDADE E SUAS WEBCONEXÕES |
author |
Chagas, Alexandre Meneses |
author_facet |
Chagas, Alexandre Meneses Chagas, Alexandre Meneses Santos, Leandro Sant’Anna Santos, Leandro Sant’Anna |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Leandro Sant’Anna |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Chagas, Alexandre Meneses Santos, Leandro Sant’Anna |
description |
A população negra é uma das principais vítimas de discriminação, a falta de negros em campanhas publicitárias, em cargos de alto escalão, em produções científicas e em programas de pós-graduação contribuem para a diminuição de expectativas positivas para os negros. Com o acesso à internet o ambiente de discussão sobre esse assunto tem alcançado índices de audiência importantes e criado um ativismo capaz de movimentar a sociedade. Por isso, este artigo tem o objetivo de discutir a importância de debates sobre representatividade negra em ambientes científicos e cibernéticos, a fim de propagar as consequências disso para a população. A pesquisa é de caráter bibliográfico e exploratório e permitiu resultados como dados que tangem a desigualdade de negros na ciência, nomes de importantes pesquisadores negros e informações relevantes para entendimento da conectividade e representatividade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9268 10.17564/2316-3828.2020v10n2p179-192 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9268 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v10n2p179-192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9268/4329 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 10 n. 2 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - As provocações atuais da Cibercultura nas redes educativas; 179-192 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v10n2 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1822181746240651264 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v10n2p179-192 |