Docência negra: representatividade e perspectivas
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da FURG (RI FURG) |
Texto Completo: | https://repositorio.furg.br/handle/123456789/10616 |
Resumo: | Este estudo fez um levantamento sobre a autodeclaração dos discentes, a presença de docentes negros, além da intenção e dificuldade em continuidade na pós-graduação. A coleta de dados ocorreu por meio de formulário com discentes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco, campus Recife - Pernambuco. Os resultados demonstram um considerável percentual de estudantes brancos e um alto percentual de percepção de docentes negros por parte dos discentes. Porém, não é possível atestar que houve um aumento na quantidade de professores negros na graduação ao longo dos anos. Em relação à continuidade na pósgraduação, isso se constitui o desejo da maior parte dos estudantes. Entretanto, a pouca oferta de bolsas é um fator limitante para 58,8% dos discentes pretos. Tais resultados foram discutidos considerando os dados presentes na literatura científica, compreendendo o racismo estrutural e institucional presente na educação superior no Brasil. |
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Docência negra: representatividade e perspectivasDocentes negros: representatividad y perspectivasBlack teachers: representativeness and perspectivesEnsino superiorProfessorNegrosEducacíon SuperiorMaestroHigher EducationTeacherBlack PeopleEste estudo fez um levantamento sobre a autodeclaração dos discentes, a presença de docentes negros, além da intenção e dificuldade em continuidade na pós-graduação. A coleta de dados ocorreu por meio de formulário com discentes dos cursos de Enfermagem, Medicina e Odontologia da Universidade Federal de Pernambuco, campus Recife - Pernambuco. Os resultados demonstram um considerável percentual de estudantes brancos e um alto percentual de percepção de docentes negros por parte dos discentes. Porém, não é possível atestar que houve um aumento na quantidade de professores negros na graduação ao longo dos anos. Em relação à continuidade na pósgraduação, isso se constitui o desejo da maior parte dos estudantes. Entretanto, a pouca oferta de bolsas é um fator limitante para 58,8% dos discentes pretos. Tais resultados foram discutidos considerando os dados presentes na literatura científica, compreendendo o racismo estrutural e institucional presente na educação superior no Brasil.Este estudio hizo una encuesta sobre la autodeclaración de los estudiantes, la presencia de profesores negros, además de la intención y la dificultad en la continuidad de los estudios de postgrado. La recopilación de datos se llevó a cabo mediante un formulario con estudiantes de los cursos de enfermería, medicina y odontología de la Universidad Federal de Pernambuco. Los resultados muestran un porcentaje considerable de estudiantes blancos y un alto porcentaje de percepción de los profesores negros por parte de los estudiantes. Sin embargo, no es posible atestiguar que ha habido un aumento en el número de profesores negros en la graduación a lo largo de los años. En relación con la continuidad de los estudios de postgrado, este es el deseo de la mayoría de los estudiantes. La baja oferta de becas es un factor limitante para el 58,8% de los estudiantes negros. Estos resultados fueron discutidos considerando los datos presentes en la literatura científica, entendiendo el racismo estructural e institucional presente en la educación superior en el Brasil.This study surveyed the self-declaration of students, the presence of black teachers, in addition to the intention and difficulty in continuing to graduate. Data collection took place through a form with students from the Nursing, Medicine and Dentistry courses at the Federal University of Pernambuco, at Recife - Pernambuco. The results show a considerable percentage of white students and a high percentage of perception of black teachers by students. However, it is not possible to attest that there has been an increase in the number of black teachers in undergraduate courses over the years. Regarding continuity in graduate school, this is most students' desire. However, the limited offer of scholarships is a limiting factor for 58.8% of black students. Such results were discussed considering the data present in the scientific literature, including the structural and institutional racism present in higher education in Brazil.2023-01-31T00:47:38Z2023-01-31T00:47:38Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, N. K. de M.; SANTOS, S. C. dos. DOCÊNCIA NEGRA: REPRESENTATIVIDADE E PERSPECTIVAS. Diversidade e Educação, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 390–413, 2021. DOI: 10.14295/de.v8i2.11766. Disponível em: https://periodicos.furg.br/divedu/article/view/11766. Acesso em: 28 jan. 2023.2358-8853https://repositorio.furg.br/handle/123456789/1061610.14295/de.v8i2.11766porSilva, Nayara Kelly de MeloSantos, Saulo Cabral dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da FURG (RI FURG)instname:Universidade Federal do Rio Grande (FURG)instacron:FURG2023-01-31T00:47:38Zoai:repositorio.furg.br:123456789/10616Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.furg.br/oai/request || http://200.19.254.174/oai/requestopendoar:2023-01-31T00:47:38Repositório Institucional da FURG (RI FURG) - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)false |
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