GESTÃO ESCOLAR E CONFLITOS: IMPACTOS NO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brenner, Carmen Eloísa Berlote
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira, LILIANA Soares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6208
Resumo: Parte-se do suposto que trabalho pedagógico e gestão escolar estão permeados por diversos elementos, destacando-se os conflitos e as relações interpessoais. Assim, realizou-se revisão de literatura com o intuito de analisar o movimento que há entre esses elementos e em que medida essas relações impactam no trabalho pedagógico e na gestão escolar. Obras de autores que analisam essas temáticas foram lidas, elaboradas tabelas com sentidos acerca das duas temáticas, comparadas, categorizadas. A análise dos dados produzidos permitiu concluir que o movimento que acontece entre as relações interpessoais, trabalho pedagógico e gestão escolar é dialético, por isso, ele necessita estar embasado na perspectiva democrática, pois influencia demais aspectos dos cotidianos escolares.
id UNIT-2_82e728194b260a5b96c949301f2f7692
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6208
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling GESTÃO ESCOLAR E CONFLITOS: IMPACTOS NO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORESTrabalho Pedagógico. Gestão Escolar. Conflitos.Parte-se do suposto que trabalho pedagógico e gestão escolar estão permeados por diversos elementos, destacando-se os conflitos e as relações interpessoais. Assim, realizou-se revisão de literatura com o intuito de analisar o movimento que há entre esses elementos e em que medida essas relações impactam no trabalho pedagógico e na gestão escolar. Obras de autores que analisam essas temáticas foram lidas, elaboradas tabelas com sentidos acerca das duas temáticas, comparadas, categorizadas. A análise dos dados produzidos permitiu concluir que o movimento que acontece entre as relações interpessoais, trabalho pedagógico e gestão escolar é dialético, por isso, ele necessita estar embasado na perspectiva democrática, pois influencia demais aspectos dos cotidianos escolares.Editora Universitária Tiradentes2020-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/620810.17564/2316-3828.2020v8n3p11-26EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 11-262316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6208/3815Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrenner, Carmen Eloísa BerloteFerreira, LILIANA Soares2020-11-18T20:17:16Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6208Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:03.704822Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv GESTÃO ESCOLAR E CONFLITOS: IMPACTOS NO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES
title GESTÃO ESCOLAR E CONFLITOS: IMPACTOS NO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES
spellingShingle GESTÃO ESCOLAR E CONFLITOS: IMPACTOS NO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES
Brenner, Carmen Eloísa Berlote
Trabalho Pedagógico. Gestão Escolar. Conflitos.
title_short GESTÃO ESCOLAR E CONFLITOS: IMPACTOS NO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES
title_full GESTÃO ESCOLAR E CONFLITOS: IMPACTOS NO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES
title_fullStr GESTÃO ESCOLAR E CONFLITOS: IMPACTOS NO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES
title_full_unstemmed GESTÃO ESCOLAR E CONFLITOS: IMPACTOS NO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES
title_sort GESTÃO ESCOLAR E CONFLITOS: IMPACTOS NO TRABALHO PEDAGÓGICO DOS PROFESSORES
author Brenner, Carmen Eloísa Berlote
author_facet Brenner, Carmen Eloísa Berlote
Ferreira, LILIANA Soares
author_role author
author2 Ferreira, LILIANA Soares
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brenner, Carmen Eloísa Berlote
Ferreira, LILIANA Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho Pedagógico. Gestão Escolar. Conflitos.
topic Trabalho Pedagógico. Gestão Escolar. Conflitos.
description Parte-se do suposto que trabalho pedagógico e gestão escolar estão permeados por diversos elementos, destacando-se os conflitos e as relações interpessoais. Assim, realizou-se revisão de literatura com o intuito de analisar o movimento que há entre esses elementos e em que medida essas relações impactam no trabalho pedagógico e na gestão escolar. Obras de autores que analisam essas temáticas foram lidas, elaboradas tabelas com sentidos acerca das duas temáticas, comparadas, categorizadas. A análise dos dados produzidos permitiu concluir que o movimento que acontece entre as relações interpessoais, trabalho pedagógico e gestão escolar é dialético, por isso, ele necessita estar embasado na perspectiva democrática, pois influencia demais aspectos dos cotidianos escolares.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6208
10.17564/2316-3828.2020v8n3p11-26
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6208
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v8n3p11-26
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6208/3815
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 11-26
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v8n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614348242944