HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3026 |
Resumo: | Neste artigo apresentam-se as conclusões de pesquisarealizada em escolas públicas e privadas doRio de Janeiro quanto à identificação de atitudes dosprofessores em relação à variação linguística. Acrescenta-se posterior reflexão crítica sobre as consequênciasnegativas de posturas discriminatórias parao desenvolvimento linguístico do aluno. O trabalho,que se apoia na teoria sociolinguística, busca investigaro conhecimento dos docentes sobre a variaçãoe o modo como exploram didaticamente conceitos,tais como mudança linguística, preconceito linguístico,noções de “certo” e “errado”, entre outros, emsala de aula de língua materna. |
id |
UNIT-2_8b99e89398ad29f7ad80228a4c797bde |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3026 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA Neste artigo apresentam-se as conclusões de pesquisarealizada em escolas públicas e privadas doRio de Janeiro quanto à identificação de atitudes dosprofessores em relação à variação linguística. Acrescenta-se posterior reflexão crítica sobre as consequênciasnegativas de posturas discriminatórias parao desenvolvimento linguístico do aluno. O trabalho,que se apoia na teoria sociolinguística, busca investigaro conhecimento dos docentes sobre a variaçãoe o modo como exploram didaticamente conceitos,tais como mudança linguística, preconceito linguístico,noções de “certo” e “errado”, entre outros, emsala de aula de língua materna.Editora Universitária Tiradentes2016-02-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/302610.17564/2316-3828.2016v4n2p59-70EDUCAÇÃO; v. 4 n. 2 (2016); 59-702316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2016v4n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3026/1636Silva, Edila Vianna daOliveira, Gabriela Barreto deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-11-18T21:27:50Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3026Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:56.570851Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA |
title |
HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA |
spellingShingle |
HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA Silva, Edila Vianna da |
title_short |
HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA |
title_full |
HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA |
title_fullStr |
HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA |
title_full_unstemmed |
HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA |
title_sort |
HETEROGENEIDADE LINGUÍSTICA NA SALA DE AULA DE LÍNGUA MATERNA |
author |
Silva, Edila Vianna da |
author_facet |
Silva, Edila Vianna da Oliveira, Gabriela Barreto de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Gabriela Barreto de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Edila Vianna da Oliveira, Gabriela Barreto de |
description |
Neste artigo apresentam-se as conclusões de pesquisarealizada em escolas públicas e privadas doRio de Janeiro quanto à identificação de atitudes dosprofessores em relação à variação linguística. Acrescenta-se posterior reflexão crítica sobre as consequênciasnegativas de posturas discriminatórias parao desenvolvimento linguístico do aluno. O trabalho,que se apoia na teoria sociolinguística, busca investigaro conhecimento dos docentes sobre a variaçãoe o modo como exploram didaticamente conceitos,tais como mudança linguística, preconceito linguístico,noções de “certo” e “errado”, entre outros, emsala de aula de língua materna. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-02-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3026 10.17564/2316-3828.2016v4n2p59-70 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3026 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2016v4n2p59-70 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3026/1636 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 4 n. 2 (2016); 59-70 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2016v4n2 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613406621696 |