“BRADO FORTE, MÁGICO E SAUDOSO, QUE VIBRA EM NOSSO CORAÇÃO GENTIL”: A SEMANA DA PÁTRIA E A EDUCAÇÃO EM IMPRESSOS PARAIBANOS (1937-1945)
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6944 |
Resumo: | O presente texto tem como escopo apresentar o papel dos impressos paraibanos na divulgação das festividades da Semana da Pátria e a relação desta comemoração com a formação educacional dos jovens estudantes, no Estado da Paraíba, durante o Estado Novo (1937-1945). As fontes utilizadas foram o jornal A União e A Imprensa, além da Revista do Ensino. Dentre esses periódicos, o jornal A União tinha, dentre suas funções primordiais, em se tratando de um jornal oficial, a propaganda do governo Vargas. A Imprensa, por ser um periódico ligado à Igreja Católica, não focava somente nessa questão, mas também eram reservados espaços para a divulgação dos atos do governo. Já a Revista do Ensino tinha um caráter mais técnico, era distribuída nas escolas com o intuito de orientar as questões educacionais da época, mas não se isentava da divulgação, por exemplo, de atos festivos recorrentes neste período. O diálogo com autores como DaMatta (1997); Horta (1994) e Capelato (1998) deram luz à construção do texto. O que foi possível perceber com este estudo é que os três impressos citados tinham como foco a divulgação e a orientação para uma educação nacionalista, que fosse capaz de despertar o espírito de brasilidade entre os jovens estudantes. Expressavam, também, a concepção da História predominante no período, que tinha por base o culto dos grandes vultos representativos do Brasil, e uma das formas mais viáveis para alcançar esse objetivo eram as grandes festividades empreendidas em comemoração à Semana da Pátria, que foi analisada neste artigo. |
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“BRADO FORTE, MÁGICO E SAUDOSO, QUE VIBRA EM NOSSO CORAÇÃO GENTIL”: A SEMANA DA PÁTRIA E A EDUCAÇÃO EM IMPRESSOS PARAIBANOS (1937-1945)Impressos. Festividades. Semana da Pátria. Educação. Estado Novo.O presente texto tem como escopo apresentar o papel dos impressos paraibanos na divulgação das festividades da Semana da Pátria e a relação desta comemoração com a formação educacional dos jovens estudantes, no Estado da Paraíba, durante o Estado Novo (1937-1945). As fontes utilizadas foram o jornal A União e A Imprensa, além da Revista do Ensino. Dentre esses periódicos, o jornal A União tinha, dentre suas funções primordiais, em se tratando de um jornal oficial, a propaganda do governo Vargas. A Imprensa, por ser um periódico ligado à Igreja Católica, não focava somente nessa questão, mas também eram reservados espaços para a divulgação dos atos do governo. Já a Revista do Ensino tinha um caráter mais técnico, era distribuída nas escolas com o intuito de orientar as questões educacionais da época, mas não se isentava da divulgação, por exemplo, de atos festivos recorrentes neste período. O diálogo com autores como DaMatta (1997); Horta (1994) e Capelato (1998) deram luz à construção do texto. O que foi possível perceber com este estudo é que os três impressos citados tinham como foco a divulgação e a orientação para uma educação nacionalista, que fosse capaz de despertar o espírito de brasilidade entre os jovens estudantes. Expressavam, também, a concepção da História predominante no período, que tinha por base o culto dos grandes vultos representativos do Brasil, e uma das formas mais viáveis para alcançar esse objetivo eram as grandes festividades empreendidas em comemoração à Semana da Pátria, que foi analisada neste artigo.Editora Universitária Tiradentes2019-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/694410.17564/2316-3828.2019v7n2p75–84EDUCAÇÃO; v. 7 n. 2 (2019); 75–842316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2019v7n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6944/3216Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Vânia Cristina da2021-03-08T18:51:08Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6944Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:04.744162Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
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