A escola em tempos de festa: poder, cultura e práticas educativas no Estado Novo (1937-1945)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aline Choucair Vaz
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/FAEC-85TQU6
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de analisar o papel da educação junto às festividades cívicas do Dia do Trabalho e da Semana da Pátria, em Minas Gerais, no período do Estado Novo (1937-1945). A pesquisa procurou salientar a importância da escola e de sua exteriorização, por meio das comemorações cívicas, no ensino primário, para um projeto de formação da Nação. O sentido da escola, como formadora de crianças e jovens, ultrapassa o seu próprio espaço e serve de instrumento para a educação das massas, na sociedade em geral. O estudo demonstra também como fontes extra-escolares podem ser canais úteis de inserção da escola no espaço público. A opção da escolha por Minas Gerais deveu-se às facilidades geográficas e à melhor delimitação de espaço. A escolha do ensino primário muito embora não tenha sido objeto de reforma de ensino no período do Estado Novo foi feita por ele ter contemplado ações efetivas de nacionalização do ensino, por meio da alfabetização da língua pátria, tornando-se palco de grande profusão das idéias-força do regime, nos materiais escolares e extra-escolares e nas celebrações cívicas.
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