Qualidade da educação: consensos e dissensos entre o discurso oficial e dos seus críticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Betisabel Vilar de Jesus
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1077
Resumo: O debate sobre a qualidade constitui-se em um dos principais desafios da educação na contemporaneidade, uma vez que aprender circunscreve-se como direito do cidadão e instrumento fundamental no combate às desigualdades ainda existentes em nosso país. Embora haja concordância quanto à necessidade de assegurar aos cidadãos uma educação e um sistema de ensino de qualidade, nas políticas públicas da educação brasileira, o sentido atribuído à qualidade e as ações voltadas à sua promoção, são muitas vezes objeto de críticas contundentes, daí, torna-se necessário verificar a lógica que fundamenta o discurso oficial da qualidade da educação, identificando o contexto social do qual e com o qual se fala e as críticas a ele feitas.
id UNIT-2_8e097ebd7a17fbefa8dabc00bad61157
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1077
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling Qualidade da educação: consensos e dissensos entre o discurso oficial e dos seus críticosQualidade da educaçãopolíticas públicaspolítica educacionaleducação básicaO debate sobre a qualidade constitui-se em um dos principais desafios da educação na contemporaneidade, uma vez que aprender circunscreve-se como direito do cidadão e instrumento fundamental no combate às desigualdades ainda existentes em nosso país. Embora haja concordância quanto à necessidade de assegurar aos cidadãos uma educação e um sistema de ensino de qualidade, nas políticas públicas da educação brasileira, o sentido atribuído à qualidade e as ações voltadas à sua promoção, são muitas vezes objeto de críticas contundentes, daí, torna-se necessário verificar a lógica que fundamenta o discurso oficial da qualidade da educação, identificando o contexto social do qual e com o qual se fala e as críticas a ele feitas.Editora Universitária Tiradentes2013-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/107710.17564/2316-3828.2013v2n1p71-81EDUCAÇÃO; v. 2 n. 1 (2013); 71-812316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2013v2n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1077/478Santos, Betisabel Vilar de Jesusinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:07:21Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/1077Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:50.621553Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade da educação: consensos e dissensos entre o discurso oficial e dos seus críticos
title Qualidade da educação: consensos e dissensos entre o discurso oficial e dos seus críticos
spellingShingle Qualidade da educação: consensos e dissensos entre o discurso oficial e dos seus críticos
Santos, Betisabel Vilar de Jesus
Qualidade da educação
políticas públicas
política educacional
educação básica
title_short Qualidade da educação: consensos e dissensos entre o discurso oficial e dos seus críticos
title_full Qualidade da educação: consensos e dissensos entre o discurso oficial e dos seus críticos
title_fullStr Qualidade da educação: consensos e dissensos entre o discurso oficial e dos seus críticos
title_full_unstemmed Qualidade da educação: consensos e dissensos entre o discurso oficial e dos seus críticos
title_sort Qualidade da educação: consensos e dissensos entre o discurso oficial e dos seus críticos
author Santos, Betisabel Vilar de Jesus
author_facet Santos, Betisabel Vilar de Jesus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Betisabel Vilar de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade da educação
políticas públicas
política educacional
educação básica
topic Qualidade da educação
políticas públicas
política educacional
educação básica
description O debate sobre a qualidade constitui-se em um dos principais desafios da educação na contemporaneidade, uma vez que aprender circunscreve-se como direito do cidadão e instrumento fundamental no combate às desigualdades ainda existentes em nosso país. Embora haja concordância quanto à necessidade de assegurar aos cidadãos uma educação e um sistema de ensino de qualidade, nas políticas públicas da educação brasileira, o sentido atribuído à qualidade e as ações voltadas à sua promoção, são muitas vezes objeto de críticas contundentes, daí, torna-se necessário verificar a lógica que fundamenta o discurso oficial da qualidade da educação, identificando o contexto social do qual e com o qual se fala e as críticas a ele feitas.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1077
10.17564/2316-3828.2013v2n1p71-81
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1077
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2013v2n1p71-81
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/1077/478
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 2 n. 1 (2013); 71-81
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2013v2n1
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220612880236544