O OLHAR DO PEDAGOGO PARA SUA PRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9195 |
Resumo: | Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa, realizada no mês de maio de 2020, com um grupo de pedagogos que atuam na Educação Infantil ou nos Anos Iniciais da rede de ensino público do estado de Santa Catarina. Em tempos de pandemia, muitos desafios são postos ao sistema educacional e, em especial, aos professores. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi conhecer quais as percepções que estes profissionais têm sobre a prática pedagógica que estão desenvolvendo via ensino remoto e online, bem como os desafios encontrados. Foi realizada uma investigação quali-quantitativa por meio de aplicação de questionário e realização de entrevistas semiestruturadas. O resultado evidenciou o quanto esse momento está sendo difícil, denotando que não houve tempo para o diálogo e para planejar as estratégias adotadas de acordo com as peculiaridades destas duas importantes etapas educacionais. Além disso, a pesquisa nos mostra a importância de a formação inicial destes do Pedagogo dar maior ênfase ao letramento midiático e ao uso das tecnologias digitais no cotidiano pedagógico. |
id |
UNIT-2_8f4e5353d8e22b7fae1f1b8d3ca61717 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/9195 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O OLHAR DO PEDAGOGO PARA SUA PRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIAEste artigo apresenta o resultado de uma pesquisa, realizada no mês de maio de 2020, com um grupo de pedagogos que atuam na Educação Infantil ou nos Anos Iniciais da rede de ensino público do estado de Santa Catarina. Em tempos de pandemia, muitos desafios são postos ao sistema educacional e, em especial, aos professores. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi conhecer quais as percepções que estes profissionais têm sobre a prática pedagógica que estão desenvolvendo via ensino remoto e online, bem como os desafios encontrados. Foi realizada uma investigação quali-quantitativa por meio de aplicação de questionário e realização de entrevistas semiestruturadas. O resultado evidenciou o quanto esse momento está sendo difícil, denotando que não houve tempo para o diálogo e para planejar as estratégias adotadas de acordo com as peculiaridades destas duas importantes etapas educacionais. Além disso, a pesquisa nos mostra a importância de a formação inicial destes do Pedagogo dar maior ênfase ao letramento midiático e ao uso das tecnologias digitais no cotidiano pedagógico.Editora Universitária Tiradentes2020-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/919510.17564/2316-3828.2020v8n3p644-660EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 644-6602316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9195/4402Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessArndt, Klalter Bez FontanaCruz, Dulce Márcia2020-12-18T18:40:36Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/9195Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:11.131935Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O OLHAR DO PEDAGOGO PARA SUA PRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title |
O OLHAR DO PEDAGOGO PARA SUA PRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA |
spellingShingle |
O OLHAR DO PEDAGOGO PARA SUA PRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA Arndt, Klalter Bez Fontana |
title_short |
O OLHAR DO PEDAGOGO PARA SUA PRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_full |
O OLHAR DO PEDAGOGO PARA SUA PRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_fullStr |
O OLHAR DO PEDAGOGO PARA SUA PRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_full_unstemmed |
O OLHAR DO PEDAGOGO PARA SUA PRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA |
title_sort |
O OLHAR DO PEDAGOGO PARA SUA PRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA |
author |
Arndt, Klalter Bez Fontana |
author_facet |
Arndt, Klalter Bez Fontana Cruz, Dulce Márcia |
author_role |
author |
author2 |
Cruz, Dulce Márcia |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arndt, Klalter Bez Fontana Cruz, Dulce Márcia |
description |
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa, realizada no mês de maio de 2020, com um grupo de pedagogos que atuam na Educação Infantil ou nos Anos Iniciais da rede de ensino público do estado de Santa Catarina. Em tempos de pandemia, muitos desafios são postos ao sistema educacional e, em especial, aos professores. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi conhecer quais as percepções que estes profissionais têm sobre a prática pedagógica que estão desenvolvendo via ensino remoto e online, bem como os desafios encontrados. Foi realizada uma investigação quali-quantitativa por meio de aplicação de questionário e realização de entrevistas semiestruturadas. O resultado evidenciou o quanto esse momento está sendo difícil, denotando que não houve tempo para o diálogo e para planejar as estratégias adotadas de acordo com as peculiaridades destas duas importantes etapas educacionais. Além disso, a pesquisa nos mostra a importância de a formação inicial destes do Pedagogo dar maior ênfase ao letramento midiático e ao uso das tecnologias digitais no cotidiano pedagógico. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9195 10.17564/2316-3828.2020v8n3p644-660 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9195 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v8n3p644-660 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9195/4402 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 644-660 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v8n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220615308738560 |