O OLHAR DO PEDAGOGO PARA SUA PRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arndt, Klalter Bez Fontana
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cruz, Dulce Márcia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9195
Resumo: Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa, realizada no mês de maio de 2020, com um grupo de pedagogos que atuam na Educação Infantil ou nos Anos Iniciais da rede de ensino público do estado de Santa Catarina. Em tempos de pandemia, muitos desafios são postos ao sistema educacional e, em especial, aos professores. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi conhecer quais as percepções que estes profissionais têm sobre a prática pedagógica que estão desenvolvendo via ensino remoto e online, bem como os desafios encontrados. Foi realizada uma investigação quali-quantitativa por meio de aplicação de questionário e realização de entrevistas semiestruturadas. O resultado evidenciou o quanto esse momento está sendo difícil, denotando que não houve tempo para o diálogo e para planejar as estratégias adotadas de acordo com as peculiaridades destas duas importantes etapas educacionais. Além disso, a pesquisa nos mostra a importância de a formação inicial destes do Pedagogo dar maior ênfase ao letramento midiático e ao uso das tecnologias digitais no cotidiano pedagógico.
id UNIT-2_8f4e5353d8e22b7fae1f1b8d3ca61717
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/9195
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling O OLHAR DO PEDAGOGO PARA SUA PRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIAEste artigo apresenta o resultado de uma pesquisa, realizada no mês de maio de 2020, com um grupo de pedagogos que atuam na Educação Infantil ou nos Anos Iniciais da rede de ensino público do estado de Santa Catarina. Em tempos de pandemia, muitos desafios são postos ao sistema educacional e, em especial, aos professores. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi conhecer quais as percepções que estes profissionais têm sobre a prática pedagógica que estão desenvolvendo via ensino remoto e online, bem como os desafios encontrados. Foi realizada uma investigação quali-quantitativa por meio de aplicação de questionário e realização de entrevistas semiestruturadas. O resultado evidenciou o quanto esse momento está sendo difícil, denotando que não houve tempo para o diálogo e para planejar as estratégias adotadas de acordo com as peculiaridades destas duas importantes etapas educacionais. Além disso, a pesquisa nos mostra a importância de a formação inicial destes do Pedagogo dar maior ênfase ao letramento midiático e ao uso das tecnologias digitais no cotidiano pedagógico.Editora Universitária Tiradentes2020-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/919510.17564/2316-3828.2020v8n3p644-660EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 644-6602316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9195/4402Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessArndt, Klalter Bez FontanaCruz, Dulce Márcia2020-12-18T18:40:36Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/9195Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:11.131935Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv O OLHAR DO PEDAGOGO PARA SUA PRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
title O OLHAR DO PEDAGOGO PARA SUA PRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
spellingShingle O OLHAR DO PEDAGOGO PARA SUA PRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
Arndt, Klalter Bez Fontana
title_short O OLHAR DO PEDAGOGO PARA SUA PRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
title_full O OLHAR DO PEDAGOGO PARA SUA PRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
title_fullStr O OLHAR DO PEDAGOGO PARA SUA PRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
title_full_unstemmed O OLHAR DO PEDAGOGO PARA SUA PRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
title_sort O OLHAR DO PEDAGOGO PARA SUA PRÁTICA EM TEMPOS DE PANDEMIA
author Arndt, Klalter Bez Fontana
author_facet Arndt, Klalter Bez Fontana
Cruz, Dulce Márcia
author_role author
author2 Cruz, Dulce Márcia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arndt, Klalter Bez Fontana
Cruz, Dulce Márcia
description Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa, realizada no mês de maio de 2020, com um grupo de pedagogos que atuam na Educação Infantil ou nos Anos Iniciais da rede de ensino público do estado de Santa Catarina. Em tempos de pandemia, muitos desafios são postos ao sistema educacional e, em especial, aos professores. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi conhecer quais as percepções que estes profissionais têm sobre a prática pedagógica que estão desenvolvendo via ensino remoto e online, bem como os desafios encontrados. Foi realizada uma investigação quali-quantitativa por meio de aplicação de questionário e realização de entrevistas semiestruturadas. O resultado evidenciou o quanto esse momento está sendo difícil, denotando que não houve tempo para o diálogo e para planejar as estratégias adotadas de acordo com as peculiaridades destas duas importantes etapas educacionais. Além disso, a pesquisa nos mostra a importância de a formação inicial destes do Pedagogo dar maior ênfase ao letramento midiático e ao uso das tecnologias digitais no cotidiano pedagógico.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9195
10.17564/2316-3828.2020v8n3p644-660
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9195
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v8n3p644-660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9195/4402
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 644-660
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v8n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220615308738560