Formação, identidades e práticas docentes: um olhar sobre o letramento midiático de pedagogas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247365 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022. |
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Formação, identidades e práticas docentes: um olhar sobre o letramento midiático de pedagogasEducaçãoProfessorasRepresentações sociaisLetramento digitalMídia digitalPandemiasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.Na educação, são necessários cada vez mais estudos sobre os impactos das novas midiatizações possibilitadas pela cultura digital e seus reflexos nos processos de ensino-aprendizagem, em especial em práticas pedagógicas que possam contemplar esses novos modos de ensinar e de aprender. Assim, nossa pesquisa versa pela constituição do letramento midiático, na perspectiva da mídia-educação, tendo como sujeitos de pesquisa estudantes de graduação em Pedagogia, de uma instituição pública e pedagogas em exercício, tendo como recorte geográfico o estado de Santa Catarina. A pesquisa foi aplicada no período de março de 2020 a agosto de 2022 e teve como objetivo analisar a constituição do letramento midiático num grupo de pedagogas, pela lente de suas experiências docentes em tempos de pandemia e trajetórias formativas, visando, com isso, identificar as possíveis interfaces entre identidades docentes, representações sociais e formação inicial. Se trata de uma pesquisa de natureza explicativa, de aspecto longitudinal com abordagem articulada entre os métodos quantitativos (questionários) e qualitativos (rodas de conversa), sendo os dados tratados pelo viés da Análise de Conteúdo de Lawrence Bardin. A sustentação teórica da pesquisa é caracterizada pelo tripé: Identidades (Anthony Giddens, Stuart Hall e Kathryn Woodward), Representações Sociais (Serge Moscovici) e Letramento Midiático (Lúcia Santaella, Roxane Rojo, David Buckingham e Jesús Martin-Barbero). Esse tripé tem como eixo condutor a discussão sobre a formação docente, na perspectiva de Paulo Freire e António Nóvoa. No geral a pesquisa demonstrou que as práticas desenvolvidas na pandemia, por esse grupo de participantes, não resultaram em mudanças na relação dos professores com as mídias. Foram práticas emergenciais, sem planejamento e formação, sendo o uso das mídias percebido somente na sua dimensão comunicacional. Os relatos nos mostraram que o retorno às aulas presenciais não foi caracterizado por uma nova relação das mídias no processo educativo. Além disso, os dados sobre representação social apontam que as mídias ainda são vistas somente na esfera de recurso didático, não sendo reconhecidas em todas as suas dimensões. A pesquisa nos mostrou que o letramento midiático requer uma formação continuada, com início no curso de Pedagogia. Neste, por sua vez, é importante que contemple a formação para as mídias numa perspectiva transversal e integrada às demais disciplinas do currículo.Abstract: In education, more and more studies are needed on the impacts of new mediatizations made possible by digital culture and its effects on teaching-learning processes, especially on pedagogical practices that can contemplate these new ways of teaching and learning. Thus, our research deals with the constitution of media literacy, from the perspective of media-education, having as research subjects undergraduate students in Pedagogy, from a public institution and teachers in practice, having the state of Santa Catarina as a geographical area. The research was applied out from March 2020 to August 2022 and aimed to analyze the constitution of media literacy in a group of teachers, through the lens of their teaching experiences in times of pandemic and training trajectories, aiming, with this, to identify the possible interfaces between teaching identities, social representations and initial training. It is an explanatory research, with a longitudinal aspect, with an articulated approach between quantitative (questionnaires) and qualitative (conversation circles) methods, with the data treated through the bias of Lawrence Bardin's Content Analysis. The theoretical support of the research is characterized by the tripod: Identities (Anthony Giddens, Stuart Hall and Kathryn Woodward), Social Representations (Serge Moscovici) and Media Literacy (Lúcia Santaella, Roxane Rojo, David Buckingham and Jesús Martin-Barbero). This tripod has as its guiding axis the discussion on teacher training, from the perspective of Paulo Freire and António Nóvoa. Overall, the research demonstrated that the practices developed during the pandemic by this group of participants did not result in changes in the relationship between teachers and the media. They were emergency practices, without planning and training, and the use of media was perceived only in its communicational dimension. The reports showed us that the return to face-to-face classes was not characterized by a new relationship between the media in the educational process. In addition, data on social representation indicate that the media are still seen only in the sphere of didactic resources, not being recognized in all their dimensions. Research has shown us that media literacy requires continuing education, starting with the Pedagogy course. In this, in turn, it is important that it contemplates formation for the media in a transversal perspective and integrated to the other disciplines of the curriculum.Cruz, Dulce MárciaUniversidade Federal de Santa CatarinaFontana, Klalter Bez2023-06-28T18:24:52Z2023-06-28T18:24:52Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis220 p.| il.application/pdf381130https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/247365porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-28T18:24:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/247365Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-06-28T18:24:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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