AS PRÁXIS DA SUSTENTABILIDADE NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – A EDUCAÇÃO AMBIENTAL UM DESAFIO A SER ALCANÇADO NA ACADEMIA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto Andrade, Isabel Cristina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Souza, Izaclaudia Santana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3451
Resumo: Este trabalho propõe-se a pesquisar sobre a aplicabilidade de conceitos de sustentabilidade em órgãos públicos, em especial com relação à adesão a projetos de cunho sustentáveis no campo educacional e que estão calçados nos argumentos das políticas públicas. Através de uma pesquisa aplicada em unidades de uma autarquia municipal, no município de Ilha das Flores /SE/BRASIL, baixo São Francisco, foi perguntado para os gestores (executivo) qual a percepção e conhecimento destes com relação à adoção de medidas de projetos vinculados para a inserção de projetos que reduzam passivos ambientais e consequentemente custos para o município. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi o levantamento de dados; a pesquisa bibliográfica realizada em livros, artigos e na legislação vigente como fontes para a coleta de informações e para a construção do referencial teórico. Os resultados desta pesquisa indicam que a maioria dos gestores públicos pesquisados desconhece a importância da sustentabilidade como um aliado ao progresso local. Desta forma, considerando o valor da sustentabilidade na administração pública como um suporte no processo de desenvolvimento: social, ambiental e econômico. Tendo em vista a efetividade e a aplicabilidade no processo de planejamento estratégico das instituições públicas com vistas ao envolvimento das pessoas para obtenção de resultados a curto, médio e longo prazo. PALAVRAS CHAVE: Políticas Públicas; Sustentabilidade; Educação.
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