A educação ambiental formal como princípio da sustentabilidade na práxis educativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Gomes, Raimunda Kelly
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nakayama, Luiza, Baldez de Sousa, Francele Benedito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Remea - Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental (Online)
Texto Completo: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/5280
Resumo: Este artigo objetiva refletir sobre a implementação da educação ambiental no ensino formal, e sua contribuição na construção de sociedades sustentáveis, considerando que somente por meio de um processo educativo, que respeite a diversidade cultural, e promova a integração entre as culturas locais, poder-se-á integrar os conteúdos curriculares ao modo de vida da população. Neste sentido, a educação ambiental como ação educativa está presente de forma transversal, articulando o conjunto de saberes, e a compreensão da interligação com a prática social cotidiana e o sentido da própria escola. Diante disso, é indispensável a forma como o professor constrói seus saberes e representações, e busca integrá-los em sua prática docente, podendo servir de fundamento para entender e repensar a inserção da Educação Ambiental no ensino formal.
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