EDUCAÇÃO INTEGRAL: CONCEPÇÕES DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA-MINAS GERAIS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8381 |
Resumo: | O artigo versa sobre uma pesquisa de mestrado em andamento vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Tratou-se nesse trabalho do histórico da concepção de Educação Integral no Brasil e o Programa de Educação em Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino de Uberaba/MG. Partindo da problemática de como os professores que atuam nas turmas dos anos iniciais de uma escola de tempo integral, percebem a Educação Integral?, traçou-se como objetivo analisar as percepções dos docentes regentes das turmas e professores responsáveis pelas oficinas dos anos iniciais na escola de tempo integral, possuem quanto à Educação Integral. A pesquisa utilizou como método de coleta para construção do material empírico a “Entrevista Narrativa” e para a análise dos dados a “Técnica de elaboração e análise de unidades de significado” para interpretação dos dados. O trabalho foi desenvolvido com 17 professores da rede municipal de ensino. Identificou-se diferentes concepções de Educação Integral nas respostas dos docentes: ampliação da jornada escolar, e ainda, notou-se a construção de uma identidade municipal para a política de Educação Integral. |
id |
UNIT-2_9796b2fd660b221b0ae3cdf38d8d858e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8381 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO INTEGRAL: CONCEPÇÕES DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA-MINAS GERAISEducação Integral. Escolarização de Tempo Integral. Professor de Tempo Integral.O artigo versa sobre uma pesquisa de mestrado em andamento vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Tratou-se nesse trabalho do histórico da concepção de Educação Integral no Brasil e o Programa de Educação em Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino de Uberaba/MG. Partindo da problemática de como os professores que atuam nas turmas dos anos iniciais de uma escola de tempo integral, percebem a Educação Integral?, traçou-se como objetivo analisar as percepções dos docentes regentes das turmas e professores responsáveis pelas oficinas dos anos iniciais na escola de tempo integral, possuem quanto à Educação Integral. A pesquisa utilizou como método de coleta para construção do material empírico a “Entrevista Narrativa” e para a análise dos dados a “Técnica de elaboração e análise de unidades de significado” para interpretação dos dados. O trabalho foi desenvolvido com 17 professores da rede municipal de ensino. Identificou-se diferentes concepções de Educação Integral nas respostas dos docentes: ampliação da jornada escolar, e ainda, notou-se a construção de uma identidade municipal para a política de Educação Integral.Editora Universitária Tiradentes2020-09-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAbordagem qualitativa, método Entrevista Narrativaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/838110.17564/2316-3828.2020v8n3p497-511EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 497-5112316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8381/4124Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessResende Ribeiro, Diovane de CésarSilva, Diego GerônimoMoreira, Wagner WeySimões, Regina Maria Rovigati2020-11-18T19:40:20Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8381Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:08.029750Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO INTEGRAL: CONCEPÇÕES DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA-MINAS GERAIS |
title |
EDUCAÇÃO INTEGRAL: CONCEPÇÕES DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA-MINAS GERAIS |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO INTEGRAL: CONCEPÇÕES DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA-MINAS GERAIS Resende Ribeiro, Diovane de César Educação Integral. Escolarização de Tempo Integral. Professor de Tempo Integral. |
title_short |
EDUCAÇÃO INTEGRAL: CONCEPÇÕES DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA-MINAS GERAIS |
title_full |
EDUCAÇÃO INTEGRAL: CONCEPÇÕES DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA-MINAS GERAIS |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO INTEGRAL: CONCEPÇÕES DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA-MINAS GERAIS |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO INTEGRAL: CONCEPÇÕES DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA-MINAS GERAIS |
title_sort |
EDUCAÇÃO INTEGRAL: CONCEPÇÕES DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA-MINAS GERAIS |
author |
Resende Ribeiro, Diovane de César |
author_facet |
Resende Ribeiro, Diovane de César Silva, Diego Gerônimo Moreira, Wagner Wey Simões, Regina Maria Rovigati |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Diego Gerônimo Moreira, Wagner Wey Simões, Regina Maria Rovigati |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende Ribeiro, Diovane de César Silva, Diego Gerônimo Moreira, Wagner Wey Simões, Regina Maria Rovigati |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Integral. Escolarização de Tempo Integral. Professor de Tempo Integral. |
topic |
Educação Integral. Escolarização de Tempo Integral. Professor de Tempo Integral. |
description |
O artigo versa sobre uma pesquisa de mestrado em andamento vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Tratou-se nesse trabalho do histórico da concepção de Educação Integral no Brasil e o Programa de Educação em Tempo Integral da Rede Municipal de Ensino de Uberaba/MG. Partindo da problemática de como os professores que atuam nas turmas dos anos iniciais de uma escola de tempo integral, percebem a Educação Integral?, traçou-se como objetivo analisar as percepções dos docentes regentes das turmas e professores responsáveis pelas oficinas dos anos iniciais na escola de tempo integral, possuem quanto à Educação Integral. A pesquisa utilizou como método de coleta para construção do material empírico a “Entrevista Narrativa” e para a análise dos dados a “Técnica de elaboração e análise de unidades de significado” para interpretação dos dados. O trabalho foi desenvolvido com 17 professores da rede municipal de ensino. Identificou-se diferentes concepções de Educação Integral nas respostas dos docentes: ampliação da jornada escolar, e ainda, notou-se a construção de uma identidade municipal para a política de Educação Integral. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-09-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Abordagem qualitativa, método Entrevista Narrativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8381 10.17564/2316-3828.2020v8n3p497-511 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8381 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v8n3p497-511 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8381/4124 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 497-511 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v8n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614843170816 |