POLÍTICAS PÚBLICAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: QUESTÕES TEÓRICO-EMPÍRICAS A PARTIR DA UNILAB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MACHADO, EDUARDO GOMES
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: TAVARES, ROSALINA SEMEDO DE ANDRADE, Freitas, Maria Valdelia Carlos Chagas de, TEIXEIRA, Tamilton GOMES
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8371
Resumo: Discutimos os desafios que perpassam a constituição de uma política institucional de internacionalização da educação superior, a partir do caso da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Para tanto, apresentamos referências teórico-empíricas consideradas significativas à compreensão e análise de políticas públicas em universidades, destacando dimensões e fases das políticas públicas. Mobilizamos também o conceito de campo enquanto relevante à análise da construção e efetivação de políticas públicas. Articulamos também referências interpretativas e pragmáticas à estruturação e à dinâmica do campo. Em seguida, indicamos desafios teórico-empíricos à construção e efetivação de uma política de internacionalização na UNILAB, identificados no cotidiano experienciado no campo. Finalizamos refletindo acerca de algumas interfaces necessárias à essa política, bem como apontando desafios e contradições que dificultam à instituição e à comunidade acadêmica avançarem nessa internacionalização. Desse modo, espera-se apontar questões teórico-empíricas que possam fortalecer as possibilidades de construção de políticas de internacionalização nas universidades. Os dados gerados e as análises efetuadas decorrem de observação participante, análise documental, entrevistas, questionários e oficinas de cartografia social.
id UNIT-2_a11256d408f4107cc9010d003ad16715
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8371
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling POLÍTICAS PÚBLICAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: QUESTÕES TEÓRICO-EMPÍRICAS A PARTIR DA UNILABDiscutimos os desafios que perpassam a constituição de uma política institucional de internacionalização da educação superior, a partir do caso da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Para tanto, apresentamos referências teórico-empíricas consideradas significativas à compreensão e análise de políticas públicas em universidades, destacando dimensões e fases das políticas públicas. Mobilizamos também o conceito de campo enquanto relevante à análise da construção e efetivação de políticas públicas. Articulamos também referências interpretativas e pragmáticas à estruturação e à dinâmica do campo. Em seguida, indicamos desafios teórico-empíricos à construção e efetivação de uma política de internacionalização na UNILAB, identificados no cotidiano experienciado no campo. Finalizamos refletindo acerca de algumas interfaces necessárias à essa política, bem como apontando desafios e contradições que dificultam à instituição e à comunidade acadêmica avançarem nessa internacionalização. Desse modo, espera-se apontar questões teórico-empíricas que possam fortalecer as possibilidades de construção de políticas de internacionalização nas universidades. Os dados gerados e as análises efetuadas decorrem de observação participante, análise documental, entrevistas, questionários e oficinas de cartografia social.Editora Universitária Tiradentes2020-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/837110.17564/2316-3828.2020v8n3p567-583EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 567-5832316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8371/4350Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMACHADO, EDUARDO GOMESTAVARES, ROSALINA SEMEDO DE ANDRADEFreitas, Maria Valdelia Carlos Chagas deTEIXEIRA, Tamilton GOMES2020-12-17T22:45:10Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8371Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:07.851972Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICAS PÚBLICAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: QUESTÕES TEÓRICO-EMPÍRICAS A PARTIR DA UNILAB
title POLÍTICAS PÚBLICAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: QUESTÕES TEÓRICO-EMPÍRICAS A PARTIR DA UNILAB
spellingShingle POLÍTICAS PÚBLICAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: QUESTÕES TEÓRICO-EMPÍRICAS A PARTIR DA UNILAB
MACHADO, EDUARDO GOMES
title_short POLÍTICAS PÚBLICAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: QUESTÕES TEÓRICO-EMPÍRICAS A PARTIR DA UNILAB
title_full POLÍTICAS PÚBLICAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: QUESTÕES TEÓRICO-EMPÍRICAS A PARTIR DA UNILAB
title_fullStr POLÍTICAS PÚBLICAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: QUESTÕES TEÓRICO-EMPÍRICAS A PARTIR DA UNILAB
title_full_unstemmed POLÍTICAS PÚBLICAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: QUESTÕES TEÓRICO-EMPÍRICAS A PARTIR DA UNILAB
title_sort POLÍTICAS PÚBLICAS DE INTERNACIONALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: QUESTÕES TEÓRICO-EMPÍRICAS A PARTIR DA UNILAB
author MACHADO, EDUARDO GOMES
author_facet MACHADO, EDUARDO GOMES
TAVARES, ROSALINA SEMEDO DE ANDRADE
Freitas, Maria Valdelia Carlos Chagas de
TEIXEIRA, Tamilton GOMES
author_role author
author2 TAVARES, ROSALINA SEMEDO DE ANDRADE
Freitas, Maria Valdelia Carlos Chagas de
TEIXEIRA, Tamilton GOMES
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MACHADO, EDUARDO GOMES
TAVARES, ROSALINA SEMEDO DE ANDRADE
Freitas, Maria Valdelia Carlos Chagas de
TEIXEIRA, Tamilton GOMES
description Discutimos os desafios que perpassam a constituição de uma política institucional de internacionalização da educação superior, a partir do caso da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Para tanto, apresentamos referências teórico-empíricas consideradas significativas à compreensão e análise de políticas públicas em universidades, destacando dimensões e fases das políticas públicas. Mobilizamos também o conceito de campo enquanto relevante à análise da construção e efetivação de políticas públicas. Articulamos também referências interpretativas e pragmáticas à estruturação e à dinâmica do campo. Em seguida, indicamos desafios teórico-empíricos à construção e efetivação de uma política de internacionalização na UNILAB, identificados no cotidiano experienciado no campo. Finalizamos refletindo acerca de algumas interfaces necessárias à essa política, bem como apontando desafios e contradições que dificultam à instituição e à comunidade acadêmica avançarem nessa internacionalização. Desse modo, espera-se apontar questões teórico-empíricas que possam fortalecer as possibilidades de construção de políticas de internacionalização nas universidades. Os dados gerados e as análises efetuadas decorrem de observação participante, análise documental, entrevistas, questionários e oficinas de cartografia social.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8371
10.17564/2316-3828.2020v8n3p567-583
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8371
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v8n3p567-583
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8371/4350
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 567-583
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v8n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614836879360