EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PEDAGOGIA MODERNA A “antipedagogia dos castigos físicos” (séc. XVI-XVIII)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4338 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar a crítica aos castigos físicos presente no discurso da Pedagogia da Moderna (séc. XVI-XVIII). Para tanto, considerou-se, majoritariamente, o pensamento de Erasmo de Rotterdam, em De Pueris e a Civilidade Pueril, cotejado com outras obras desse contexto pedagógico e de comentadores da história da educação. O caráter vanguardista da obra de Erasmo é desvelado, neste estudo, como um olhar sobre a “antipedagogia dos castigos físicos”, contrapondo-se à “pedagogia da palmatória”, lugar comum, à época em que viveu o autor. O autor fundamenta sua obra nos princípios da educação humanista. Escrita há mais de quatro séculos, os conceitos que sustentam os princípios pedagógicos, defendidos por Erasmo, repercutem em autores contemporâneos, seguidores do seu pensamento, a exemplo de Rousseau, Coménio, Montaigne, dentre outros, e permeiam vários aspectos das reflexões atuais sobre aplicação de castigos físicos na educação de crianças. |
id |
UNIT-2_a117fbe40dfcaecb9b7be20abb7812f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4338 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PEDAGOGIA MODERNA A “antipedagogia dos castigos físicos” (séc. XVI-XVIII)Castigos físicosPedagogia modernaCriançaEste artigo tem como objetivo analisar a crítica aos castigos físicos presente no discurso da Pedagogia da Moderna (séc. XVI-XVIII). Para tanto, considerou-se, majoritariamente, o pensamento de Erasmo de Rotterdam, em De Pueris e a Civilidade Pueril, cotejado com outras obras desse contexto pedagógico e de comentadores da história da educação. O caráter vanguardista da obra de Erasmo é desvelado, neste estudo, como um olhar sobre a “antipedagogia dos castigos físicos”, contrapondo-se à “pedagogia da palmatória”, lugar comum, à época em que viveu o autor. O autor fundamenta sua obra nos princípios da educação humanista. Escrita há mais de quatro séculos, os conceitos que sustentam os princípios pedagógicos, defendidos por Erasmo, repercutem em autores contemporâneos, seguidores do seu pensamento, a exemplo de Rousseau, Coménio, Montaigne, dentre outros, e permeiam vários aspectos das reflexões atuais sobre aplicação de castigos físicos na educação de crianças.Editora Universitária Tiradentes2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/433810.17564/2316-3828.2018v6n3p183-192EDUCAÇÃO; v. 6 n. 3 (2018); 183-1922316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2018v6n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4338/2857Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBISPO, MARLUCY MARY GAMA2020-11-18T20:41:28Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4338Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:59.084143Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PEDAGOGIA MODERNA A “antipedagogia dos castigos físicos” (séc. XVI-XVIII) |
title |
EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PEDAGOGIA MODERNA A “antipedagogia dos castigos físicos” (séc. XVI-XVIII) |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PEDAGOGIA MODERNA A “antipedagogia dos castigos físicos” (séc. XVI-XVIII) BISPO, MARLUCY MARY GAMA Castigos físicos Pedagogia moderna Criança |
title_short |
EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PEDAGOGIA MODERNA A “antipedagogia dos castigos físicos” (séc. XVI-XVIII) |
title_full |
EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PEDAGOGIA MODERNA A “antipedagogia dos castigos físicos” (séc. XVI-XVIII) |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PEDAGOGIA MODERNA A “antipedagogia dos castigos físicos” (séc. XVI-XVIII) |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PEDAGOGIA MODERNA A “antipedagogia dos castigos físicos” (séc. XVI-XVIII) |
title_sort |
EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PEDAGOGIA MODERNA A “antipedagogia dos castigos físicos” (séc. XVI-XVIII) |
author |
BISPO, MARLUCY MARY GAMA |
author_facet |
BISPO, MARLUCY MARY GAMA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BISPO, MARLUCY MARY GAMA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Castigos físicos Pedagogia moderna Criança |
topic |
Castigos físicos Pedagogia moderna Criança |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar a crítica aos castigos físicos presente no discurso da Pedagogia da Moderna (séc. XVI-XVIII). Para tanto, considerou-se, majoritariamente, o pensamento de Erasmo de Rotterdam, em De Pueris e a Civilidade Pueril, cotejado com outras obras desse contexto pedagógico e de comentadores da história da educação. O caráter vanguardista da obra de Erasmo é desvelado, neste estudo, como um olhar sobre a “antipedagogia dos castigos físicos”, contrapondo-se à “pedagogia da palmatória”, lugar comum, à época em que viveu o autor. O autor fundamenta sua obra nos princípios da educação humanista. Escrita há mais de quatro séculos, os conceitos que sustentam os princípios pedagógicos, defendidos por Erasmo, repercutem em autores contemporâneos, seguidores do seu pensamento, a exemplo de Rousseau, Coménio, Montaigne, dentre outros, e permeiam vários aspectos das reflexões atuais sobre aplicação de castigos físicos na educação de crianças. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4338 10.17564/2316-3828.2018v6n3p183-192 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4338 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2018v6n3p183-192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4338/2857 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 6 n. 3 (2018); 183-192 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2018v6n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613867995136 |