EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PEDAGOGIA MODERNA A “antipedagogia dos castigos físicos” (séc. XVI-XVIII)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BISPO, MARLUCY MARY GAMA
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4338
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar a crítica aos castigos físicos presente no discurso da Pedagogia da Moderna (séc. XVI-XVIII). Para tanto, considerou-se, majoritariamente, o pensamento de Erasmo de Rotterdam, em De Pueris e a Civilidade Pueril, cotejado com outras obras desse contexto pedagógico e de comentadores da história da educação. O caráter vanguardista da obra de Erasmo é desvelado, neste estudo, como um olhar sobre a “antipedagogia dos castigos físicos”, contrapondo-se à “pedagogia da palmatória”, lugar comum, à época em que viveu o autor. O autor fundamenta sua obra nos princípios da educação humanista. Escrita há mais de quatro séculos, os conceitos que sustentam os princípios pedagógicos, defendidos por Erasmo, repercutem em autores contemporâneos, seguidores do seu pensamento, a exemplo de Rousseau, Coménio, Montaigne, dentre outros, e permeiam vários aspectos das reflexões atuais sobre aplicação de castigos físicos na educação de crianças.
id UNIT-2_a117fbe40dfcaecb9b7be20abb7812f4
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4338
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PEDAGOGIA MODERNA A “antipedagogia dos castigos físicos” (séc. XVI-XVIII)Castigos físicosPedagogia modernaCriançaEste artigo tem como objetivo analisar a crítica aos castigos físicos presente no discurso da Pedagogia da Moderna (séc. XVI-XVIII). Para tanto, considerou-se, majoritariamente, o pensamento de Erasmo de Rotterdam, em De Pueris e a Civilidade Pueril, cotejado com outras obras desse contexto pedagógico e de comentadores da história da educação. O caráter vanguardista da obra de Erasmo é desvelado, neste estudo, como um olhar sobre a “antipedagogia dos castigos físicos”, contrapondo-se à “pedagogia da palmatória”, lugar comum, à época em que viveu o autor. O autor fundamenta sua obra nos princípios da educação humanista. Escrita há mais de quatro séculos, os conceitos que sustentam os princípios pedagógicos, defendidos por Erasmo, repercutem em autores contemporâneos, seguidores do seu pensamento, a exemplo de Rousseau, Coménio, Montaigne, dentre outros, e permeiam vários aspectos das reflexões atuais sobre aplicação de castigos físicos na educação de crianças.Editora Universitária Tiradentes2018-06-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/433810.17564/2316-3828.2018v6n3p183-192EDUCAÇÃO; v. 6 n. 3 (2018); 183-1922316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2018v6n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4338/2857Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBISPO, MARLUCY MARY GAMA2020-11-18T20:41:28Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4338Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:59.084143Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PEDAGOGIA MODERNA A “antipedagogia dos castigos físicos” (séc. XVI-XVIII)
title EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PEDAGOGIA MODERNA A “antipedagogia dos castigos físicos” (séc. XVI-XVIII)
spellingShingle EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PEDAGOGIA MODERNA A “antipedagogia dos castigos físicos” (séc. XVI-XVIII)
BISPO, MARLUCY MARY GAMA
Castigos físicos
Pedagogia moderna
Criança
title_short EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PEDAGOGIA MODERNA A “antipedagogia dos castigos físicos” (séc. XVI-XVIII)
title_full EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PEDAGOGIA MODERNA A “antipedagogia dos castigos físicos” (séc. XVI-XVIII)
title_fullStr EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PEDAGOGIA MODERNA A “antipedagogia dos castigos físicos” (séc. XVI-XVIII)
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PEDAGOGIA MODERNA A “antipedagogia dos castigos físicos” (séc. XVI-XVIII)
title_sort EDUCAÇÃO DA CRIANÇA NA PEDAGOGIA MODERNA A “antipedagogia dos castigos físicos” (séc. XVI-XVIII)
author BISPO, MARLUCY MARY GAMA
author_facet BISPO, MARLUCY MARY GAMA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BISPO, MARLUCY MARY GAMA
dc.subject.por.fl_str_mv Castigos físicos
Pedagogia moderna
Criança
topic Castigos físicos
Pedagogia moderna
Criança
description Este artigo tem como objetivo analisar a crítica aos castigos físicos presente no discurso da Pedagogia da Moderna (séc. XVI-XVIII). Para tanto, considerou-se, majoritariamente, o pensamento de Erasmo de Rotterdam, em De Pueris e a Civilidade Pueril, cotejado com outras obras desse contexto pedagógico e de comentadores da história da educação. O caráter vanguardista da obra de Erasmo é desvelado, neste estudo, como um olhar sobre a “antipedagogia dos castigos físicos”, contrapondo-se à “pedagogia da palmatória”, lugar comum, à época em que viveu o autor. O autor fundamenta sua obra nos princípios da educação humanista. Escrita há mais de quatro séculos, os conceitos que sustentam os princípios pedagógicos, defendidos por Erasmo, repercutem em autores contemporâneos, seguidores do seu pensamento, a exemplo de Rousseau, Coménio, Montaigne, dentre outros, e permeiam vários aspectos das reflexões atuais sobre aplicação de castigos físicos na educação de crianças.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4338
10.17564/2316-3828.2018v6n3p183-192
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4338
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2018v6n3p183-192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4338/2857
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 6 n. 3 (2018); 183-192
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2018v6n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613867995136