ESTUDANTES COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS: ações, reflexões e adaptações possíveis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6234 |
Resumo: | Diante do atual contexto educacional inclusivo, esta pesquisa buscou analisar adaptações promovidas em práticas pedagógicas implementadas por professores de uma escola de idiomas provocados pela presença de alunos que apresentam condições peculiares de aprendizagem em suas aulas. Utilizando-se de metodologia qualitativa exploratória, foi constituído um grupo focal com os docentes da escola, objetivando o levantamento dos alunos que apresentam necessidades especiais e quais as dificuldades dos professores para ensina-los. Em ato contínuo, tendo por base teórica Aranha (2000) e seu conceito de adaptações curriculares de pequeno porte, foram levantadas possibilidades de adaptações a serem realizadas pelos professores com intuito de melhorar seu desempenho pedagógico e o processo de aprendizado desses alunos. Concluiu-se que não há processo inclusivo na escola em estudo, nem mesmo preocupação a respeito, pois a metodologia do curso é considerada pelos professores como inflexível. Como resultados, o grupo focal propiciou aos docentes a troca de experiências e, através de material teórico adequado, a criação de ferramentas que lhes permitissem agir com intuito de melhorar a qualidade do ensino para os alunos com necessidades especiais do local, algo que até então não havia sido abordado dentro da referida escola. |
id |
UNIT-2_a1af7296756204548c7fd9034cad8691 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6234 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
ESTUDANTES COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS: ações, reflexões e adaptações possíveisDiante do atual contexto educacional inclusivo, esta pesquisa buscou analisar adaptações promovidas em práticas pedagógicas implementadas por professores de uma escola de idiomas provocados pela presença de alunos que apresentam condições peculiares de aprendizagem em suas aulas. Utilizando-se de metodologia qualitativa exploratória, foi constituído um grupo focal com os docentes da escola, objetivando o levantamento dos alunos que apresentam necessidades especiais e quais as dificuldades dos professores para ensina-los. Em ato contínuo, tendo por base teórica Aranha (2000) e seu conceito de adaptações curriculares de pequeno porte, foram levantadas possibilidades de adaptações a serem realizadas pelos professores com intuito de melhorar seu desempenho pedagógico e o processo de aprendizado desses alunos. Concluiu-se que não há processo inclusivo na escola em estudo, nem mesmo preocupação a respeito, pois a metodologia do curso é considerada pelos professores como inflexível. Como resultados, o grupo focal propiciou aos docentes a troca de experiências e, através de material teórico adequado, a criação de ferramentas que lhes permitissem agir com intuito de melhorar a qualidade do ensino para os alunos com necessidades especiais do local, algo que até então não havia sido abordado dentro da referida escola.Editora Universitária Tiradentes2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/623410.17564/2316-3828.2020v8n3p335-347EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 335-3472316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6234/4046Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Reis, Diego GeovanCardozo, Poliana FabíulaEl Tassa, Khaled Omar MohamadCruz, Gilmar de Carvalho2020-11-18T19:53:50Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6234Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:03.749453Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ESTUDANTES COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS: ações, reflexões e adaptações possíveis |
title |
ESTUDANTES COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS: ações, reflexões e adaptações possíveis |
spellingShingle |
ESTUDANTES COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS: ações, reflexões e adaptações possíveis dos Reis, Diego Geovan |
title_short |
ESTUDANTES COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS: ações, reflexões e adaptações possíveis |
title_full |
ESTUDANTES COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS: ações, reflexões e adaptações possíveis |
title_fullStr |
ESTUDANTES COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS: ações, reflexões e adaptações possíveis |
title_full_unstemmed |
ESTUDANTES COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS: ações, reflexões e adaptações possíveis |
title_sort |
ESTUDANTES COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS: ações, reflexões e adaptações possíveis |
author |
dos Reis, Diego Geovan |
author_facet |
dos Reis, Diego Geovan Cardozo, Poliana Fabíula El Tassa, Khaled Omar Mohamad Cruz, Gilmar de Carvalho |
author_role |
author |
author2 |
Cardozo, Poliana Fabíula El Tassa, Khaled Omar Mohamad Cruz, Gilmar de Carvalho |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Reis, Diego Geovan Cardozo, Poliana Fabíula El Tassa, Khaled Omar Mohamad Cruz, Gilmar de Carvalho |
description |
Diante do atual contexto educacional inclusivo, esta pesquisa buscou analisar adaptações promovidas em práticas pedagógicas implementadas por professores de uma escola de idiomas provocados pela presença de alunos que apresentam condições peculiares de aprendizagem em suas aulas. Utilizando-se de metodologia qualitativa exploratória, foi constituído um grupo focal com os docentes da escola, objetivando o levantamento dos alunos que apresentam necessidades especiais e quais as dificuldades dos professores para ensina-los. Em ato contínuo, tendo por base teórica Aranha (2000) e seu conceito de adaptações curriculares de pequeno porte, foram levantadas possibilidades de adaptações a serem realizadas pelos professores com intuito de melhorar seu desempenho pedagógico e o processo de aprendizado desses alunos. Concluiu-se que não há processo inclusivo na escola em estudo, nem mesmo preocupação a respeito, pois a metodologia do curso é considerada pelos professores como inflexível. Como resultados, o grupo focal propiciou aos docentes a troca de experiências e, através de material teórico adequado, a criação de ferramentas que lhes permitissem agir com intuito de melhorar a qualidade do ensino para os alunos com necessidades especiais do local, algo que até então não havia sido abordado dentro da referida escola. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6234 10.17564/2316-3828.2020v8n3p335-347 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6234 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v8n3p335-347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6234/4046 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 335-347 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v8n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614350340096 |