ESTUDANTES COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS: ações, reflexões e adaptações possíveis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Reis, Diego Geovan
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cardozo, Poliana Fabíula, El Tassa, Khaled Omar Mohamad, Cruz, Gilmar de Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6234
Resumo: Diante do atual contexto educacional inclusivo, esta pesquisa buscou analisar adaptações promovidas em práticas pedagógicas implementadas por professores de uma escola de idiomas provocados pela presença de alunos que apresentam condições peculiares de aprendizagem em suas aulas. Utilizando-se de metodologia qualitativa exploratória, foi constituído um grupo focal com os docentes da escola, objetivando o levantamento dos alunos que apresentam necessidades especiais e quais as dificuldades dos professores para ensina-los. Em ato contínuo, tendo por base teórica Aranha (2000) e seu conceito de adaptações curriculares de pequeno porte, foram levantadas possibilidades de adaptações a serem realizadas pelos professores com intuito de melhorar seu desempenho pedagógico e o processo de aprendizado desses alunos. Concluiu-se que não há processo inclusivo na escola em estudo, nem mesmo preocupação a respeito, pois a metodologia do curso é considerada pelos professores como inflexível. Como resultados, o grupo focal propiciou aos docentes a troca de experiências e, através de material teórico adequado, a criação de ferramentas que lhes permitissem agir com intuito de melhorar a qualidade do ensino para os alunos com necessidades especiais do local, algo que até então não havia sido abordado dentro da referida escola.
id UNIT-2_a1af7296756204548c7fd9034cad8691
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6234
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling ESTUDANTES COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS: ações, reflexões e adaptações possíveisDiante do atual contexto educacional inclusivo, esta pesquisa buscou analisar adaptações promovidas em práticas pedagógicas implementadas por professores de uma escola de idiomas provocados pela presença de alunos que apresentam condições peculiares de aprendizagem em suas aulas. Utilizando-se de metodologia qualitativa exploratória, foi constituído um grupo focal com os docentes da escola, objetivando o levantamento dos alunos que apresentam necessidades especiais e quais as dificuldades dos professores para ensina-los. Em ato contínuo, tendo por base teórica Aranha (2000) e seu conceito de adaptações curriculares de pequeno porte, foram levantadas possibilidades de adaptações a serem realizadas pelos professores com intuito de melhorar seu desempenho pedagógico e o processo de aprendizado desses alunos. Concluiu-se que não há processo inclusivo na escola em estudo, nem mesmo preocupação a respeito, pois a metodologia do curso é considerada pelos professores como inflexível. Como resultados, o grupo focal propiciou aos docentes a troca de experiências e, através de material teórico adequado, a criação de ferramentas que lhes permitissem agir com intuito de melhorar a qualidade do ensino para os alunos com necessidades especiais do local, algo que até então não havia sido abordado dentro da referida escola.Editora Universitária Tiradentes2020-06-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/623410.17564/2316-3828.2020v8n3p335-347EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 335-3472316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6234/4046Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Reis, Diego GeovanCardozo, Poliana FabíulaEl Tassa, Khaled Omar MohamadCruz, Gilmar de Carvalho2020-11-18T19:53:50Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6234Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:03.749453Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDANTES COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS: ações, reflexões e adaptações possíveis
title ESTUDANTES COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS: ações, reflexões e adaptações possíveis
spellingShingle ESTUDANTES COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS: ações, reflexões e adaptações possíveis
dos Reis, Diego Geovan
title_short ESTUDANTES COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS: ações, reflexões e adaptações possíveis
title_full ESTUDANTES COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS: ações, reflexões e adaptações possíveis
title_fullStr ESTUDANTES COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS: ações, reflexões e adaptações possíveis
title_full_unstemmed ESTUDANTES COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS: ações, reflexões e adaptações possíveis
title_sort ESTUDANTES COM CONDIÇÕES PECULIARES DE APRENDIZAGEM EM UMA ESCOLA DE IDIOMAS: ações, reflexões e adaptações possíveis
author dos Reis, Diego Geovan
author_facet dos Reis, Diego Geovan
Cardozo, Poliana Fabíula
El Tassa, Khaled Omar Mohamad
Cruz, Gilmar de Carvalho
author_role author
author2 Cardozo, Poliana Fabíula
El Tassa, Khaled Omar Mohamad
Cruz, Gilmar de Carvalho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Reis, Diego Geovan
Cardozo, Poliana Fabíula
El Tassa, Khaled Omar Mohamad
Cruz, Gilmar de Carvalho
description Diante do atual contexto educacional inclusivo, esta pesquisa buscou analisar adaptações promovidas em práticas pedagógicas implementadas por professores de uma escola de idiomas provocados pela presença de alunos que apresentam condições peculiares de aprendizagem em suas aulas. Utilizando-se de metodologia qualitativa exploratória, foi constituído um grupo focal com os docentes da escola, objetivando o levantamento dos alunos que apresentam necessidades especiais e quais as dificuldades dos professores para ensina-los. Em ato contínuo, tendo por base teórica Aranha (2000) e seu conceito de adaptações curriculares de pequeno porte, foram levantadas possibilidades de adaptações a serem realizadas pelos professores com intuito de melhorar seu desempenho pedagógico e o processo de aprendizado desses alunos. Concluiu-se que não há processo inclusivo na escola em estudo, nem mesmo preocupação a respeito, pois a metodologia do curso é considerada pelos professores como inflexível. Como resultados, o grupo focal propiciou aos docentes a troca de experiências e, através de material teórico adequado, a criação de ferramentas que lhes permitissem agir com intuito de melhorar a qualidade do ensino para os alunos com necessidades especiais do local, algo que até então não havia sido abordado dentro da referida escola.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6234
10.17564/2316-3828.2020v8n3p335-347
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6234
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2020v8n3p335-347
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6234/4046
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 335-347
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2020v8n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614350340096