A DISCIPLINA DE ALFABETIZAÇÃO INFORMACIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO: REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Renata Braz
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Cuevas-Cerveró, Aurora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5355
Resumo: Refletir sobre a docência no ensino universitário é uma prática cada vez mais necessária, contudo, cada dia mais rara. Este artigo tem por finalidade compartilhar a análise sobre a oportunidade de reflexão acerca da prática docente como professora ajudante na disciplina de Alfabetización Informacional do curso de Master en Información e Documentación, da Facultad de Ciencias de la Documentación da Universidade Complutense de Madrid. A pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa tendo utilizado como técnicas de coleta de dados a análise documental e a observação participante. Como resultados, apresentamos a descrição e reflexão sobre o processo de planejamento, execução das aulas e avaliação dos alunos e da disciplina. Conclui-se que esse tipo de disciplina, bem como a metodologia de trabalhos desenvolvida deveria estar presente em todos os cursos de Ciência da Informação em nível de graduação e pós-graduação a fim de que a exclusão social possa ser minimizada a partir do desenvolvimento de competências informacionais e a da inclusão digital.
id UNIT-2_a229409d9ffeb04eb5c22e9129ebe47a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5355
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling A DISCIPLINA DE ALFABETIZAÇÃO INFORMACIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO: REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTEDocência no Ensino Superior. Ciência da Informação. Ciências Humanas. Competência Informacional.Refletir sobre a docência no ensino universitário é uma prática cada vez mais necessária, contudo, cada dia mais rara. Este artigo tem por finalidade compartilhar a análise sobre a oportunidade de reflexão acerca da prática docente como professora ajudante na disciplina de Alfabetización Informacional do curso de Master en Información e Documentación, da Facultad de Ciencias de la Documentación da Universidade Complutense de Madrid. A pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa tendo utilizado como técnicas de coleta de dados a análise documental e a observação participante. Como resultados, apresentamos a descrição e reflexão sobre o processo de planejamento, execução das aulas e avaliação dos alunos e da disciplina. Conclui-se que esse tipo de disciplina, bem como a metodologia de trabalhos desenvolvida deveria estar presente em todos os cursos de Ciência da Informação em nível de graduação e pós-graduação a fim de que a exclusão social possa ser minimizada a partir do desenvolvimento de competências informacionais e a da inclusão digital.Editora Universitária Tiradentes2018-03-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/535510.17564/2316-3828.2018v6n2p119–128EDUCAÇÃO; v. 6 n. 2 (2018); 119–1282316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2018v6n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5355/2658Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves, Renata BrazCuevas-Cerveró, Aurora2021-03-08T19:00:52Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/5355Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:02.282385Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv A DISCIPLINA DE ALFABETIZAÇÃO INFORMACIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO: REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
title A DISCIPLINA DE ALFABETIZAÇÃO INFORMACIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO: REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
spellingShingle A DISCIPLINA DE ALFABETIZAÇÃO INFORMACIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO: REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
Gonçalves, Renata Braz
Docência no Ensino Superior. Ciência da Informação. Ciências Humanas. Competência Informacional.
title_short A DISCIPLINA DE ALFABETIZAÇÃO INFORMACIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO: REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
title_full A DISCIPLINA DE ALFABETIZAÇÃO INFORMACIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO: REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
title_fullStr A DISCIPLINA DE ALFABETIZAÇÃO INFORMACIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO: REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
title_full_unstemmed A DISCIPLINA DE ALFABETIZAÇÃO INFORMACIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO: REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
title_sort A DISCIPLINA DE ALFABETIZAÇÃO INFORMACIONAL NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO: REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DOCENTE
author Gonçalves, Renata Braz
author_facet Gonçalves, Renata Braz
Cuevas-Cerveró, Aurora
author_role author
author2 Cuevas-Cerveró, Aurora
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Renata Braz
Cuevas-Cerveró, Aurora
dc.subject.por.fl_str_mv Docência no Ensino Superior. Ciência da Informação. Ciências Humanas. Competência Informacional.
topic Docência no Ensino Superior. Ciência da Informação. Ciências Humanas. Competência Informacional.
description Refletir sobre a docência no ensino universitário é uma prática cada vez mais necessária, contudo, cada dia mais rara. Este artigo tem por finalidade compartilhar a análise sobre a oportunidade de reflexão acerca da prática docente como professora ajudante na disciplina de Alfabetización Informacional do curso de Master en Información e Documentación, da Facultad de Ciencias de la Documentación da Universidade Complutense de Madrid. A pesquisa caracteriza-se como de abordagem qualitativa tendo utilizado como técnicas de coleta de dados a análise documental e a observação participante. Como resultados, apresentamos a descrição e reflexão sobre o processo de planejamento, execução das aulas e avaliação dos alunos e da disciplina. Conclui-se que esse tipo de disciplina, bem como a metodologia de trabalhos desenvolvida deveria estar presente em todos os cursos de Ciência da Informação em nível de graduação e pós-graduação a fim de que a exclusão social possa ser minimizada a partir do desenvolvimento de competências informacionais e a da inclusão digital.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5355
10.17564/2316-3828.2018v6n2p119–128
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5355
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2018v6n2p119–128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/5355/2658
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 6 n. 2 (2018); 119–128
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2018v6n2
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614306299904