EDUCAÇÃO INTEGRAL E TERRITÓRIOS ARTICULADOS NO ESTADO DO TOCANTINS: UMA ABORDAGEM POLÍTICA
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7870 |
Resumo: | Este artigo pretende refletir sobre os aspectos fundamentais para implementação da política de educação integral e/em tempo integral no Estado do Tocantins. Enfatiza-se, nesse sentido, a ampliação da jornada escolar, tendo como base teórica e analítica a integração e a organização de tempos e espaços educativos que favoreçam a formação integral do indivíduo. Problematiza-se os modos pelos quais a territorialidade é articulada ao contexto das políticas de educação integral no Tocantins. O caminho teórico-metodológico percorrido, a partir de estudo rigoroso sobre as políticas de Educação Integral, culminou numa abordagem de cunho qualitativa, adotando como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Analiticamente, o estudo será centrado nas múltiplas e ambivalentes relações entre educação integral, políticas públicas, territorialidades e sua representação educativa. Os resultados da pesquisa incidem sobre duas dimensões: (a) uma educação que considere política e pedagogicamente todas as dimensões da vida requer a conexão e articulação de políticas educacionais e políticas sociais; (b) a educação integral, na situação analisada, traduz-se na valorização da atuação cidadã dos atores sociais, da educação não-escolar e dos conhecimentos e saberes territoriais. |
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EDUCAÇÃO INTEGRAL E TERRITÓRIOS ARTICULADOS NO ESTADO DO TOCANTINS: UMA ABORDAGEM POLÍTICAEducação integral. Educação não-escolar. Territorialidade.Este artigo pretende refletir sobre os aspectos fundamentais para implementação da política de educação integral e/em tempo integral no Estado do Tocantins. Enfatiza-se, nesse sentido, a ampliação da jornada escolar, tendo como base teórica e analítica a integração e a organização de tempos e espaços educativos que favoreçam a formação integral do indivíduo. Problematiza-se os modos pelos quais a territorialidade é articulada ao contexto das políticas de educação integral no Tocantins. O caminho teórico-metodológico percorrido, a partir de estudo rigoroso sobre as políticas de Educação Integral, culminou numa abordagem de cunho qualitativa, adotando como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Analiticamente, o estudo será centrado nas múltiplas e ambivalentes relações entre educação integral, políticas públicas, territorialidades e sua representação educativa. Os resultados da pesquisa incidem sobre duas dimensões: (a) uma educação que considere política e pedagogicamente todas as dimensões da vida requer a conexão e articulação de políticas educacionais e políticas sociais; (b) a educação integral, na situação analisada, traduz-se na valorização da atuação cidadã dos atores sociais, da educação não-escolar e dos conhecimentos e saberes territoriais.Editora Universitária Tiradentes2020-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/787010.17564/2316-3828.2020v9n3p41-57EDUCAÇÃO; v. 9 n. 3 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - Pedagogia Integradora; 41-572316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v9n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7870/4098Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias da Silva, Rodrigo ManoelSilva, Rafaela Brito da2020-11-18T19:44:29Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7870Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:06.268926Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
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