REFLEXÃO SOBRE A INTENCIONALIDADE EMANCIPATÓRIA DAS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO NÃO-ESCOLAR: A ÓTICA DE UMA ASSOCIAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Patrícia Modesto da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Haddad, Sérgio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7873
Resumo: O presente trabalho é um recorte da dissertação O impacto das práticas de educação não-escolar na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: estudo de caso de uma associação . Nele se busca problematizar a ambiguidade entre o discurso e a práxis da Associação pesquisada em relação a seu público-alvo, no que diz respeito á educação não-escolar como cenário de prática de uma educação libertadora (FREIRE, 1967). A partir de diário de campo, entrevista em profundidade, rodas de conversa e análise de discurso, busca-se analisar, nas falas dos sujeitos (funcionários, crianças/adolescentes atendidos e seus familiares) o discurso, a intencionalidade e a prática que se efetiva, amparando a fundamentação teórica em autores como Freire (1959, 1967, 1979) , Canário (2006), Afonso (2001), Brandão (1995), Castel ( 2005) e Bauman (2013) e buscando problematizar os resultados obtidos na referida dissertação, que mostraram o papel da educação não-escolar na direção de uma educação emancipatória.
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