REFLEXÃO SOBRE A INTENCIONALIDADE EMANCIPATÓRIA DAS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO NÃO-ESCOLAR: A ÓTICA DE UMA ASSOCIAÇÃO
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Data de Publicação: | 2020 |
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Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7873 |
Resumo: | O presente trabalho é um recorte da dissertação O impacto das práticas de educação não-escolar na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: estudo de caso de uma associação . Nele se busca problematizar a ambiguidade entre o discurso e a práxis da Associação pesquisada em relação a seu público-alvo, no que diz respeito á educação não-escolar como cenário de prática de uma educação libertadora (FREIRE, 1967). A partir de diário de campo, entrevista em profundidade, rodas de conversa e análise de discurso, busca-se analisar, nas falas dos sujeitos (funcionários, crianças/adolescentes atendidos e seus familiares) o discurso, a intencionalidade e a prática que se efetiva, amparando a fundamentação teórica em autores como Freire (1959, 1967, 1979) , Canário (2006), Afonso (2001), Brandão (1995), Castel ( 2005) e Bauman (2013) e buscando problematizar os resultados obtidos na referida dissertação, que mostraram o papel da educação não-escolar na direção de uma educação emancipatória. |
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REFLEXÃO SOBRE A INTENCIONALIDADE EMANCIPATÓRIA DAS PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO NÃO-ESCOLAR: A ÓTICA DE UMA ASSOCIAÇÃOPráticas educativas. Educação não-escolar. Emancipação.O presente trabalho é um recorte da dissertação O impacto das práticas de educação não-escolar na vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social: estudo de caso de uma associação . Nele se busca problematizar a ambiguidade entre o discurso e a práxis da Associação pesquisada em relação a seu público-alvo, no que diz respeito á educação não-escolar como cenário de prática de uma educação libertadora (FREIRE, 1967). A partir de diário de campo, entrevista em profundidade, rodas de conversa e análise de discurso, busca-se analisar, nas falas dos sujeitos (funcionários, crianças/adolescentes atendidos e seus familiares) o discurso, a intencionalidade e a prática que se efetiva, amparando a fundamentação teórica em autores como Freire (1959, 1967, 1979) , Canário (2006), Afonso (2001), Brandão (1995), Castel ( 2005) e Bauman (2013) e buscando problematizar os resultados obtidos na referida dissertação, que mostraram o papel da educação não-escolar na direção de uma educação emancipatória.Editora Universitária Tiradentes2020-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/787310.17564/2316-3828.2020v9n3p96-106EDUCAÇÃO; v. 9 n. 3 (2020): NÚMERO TEMÁTICO - Pedagogia Integradora; 96-1062316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v9n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/7873/4102Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Patrícia Modesto daHaddad, Sérgio2020-11-18T19:42:37Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/7873Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:06.363347Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
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