A VIVÊNCIA DE PROFESSORES COM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PESQUISA À LUZ DA FENOMENOLOGIA
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4155 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma pesquisa que tem por objetivo investigar a vivência de professores com atividades de modelagem matemática. Mediante uma investigação fenomenológica detalhamos a compreensão da interrogação: Como os professores de matemática, que atuam na Educação Básica da cidade de Cornélio Procópio, vivenciam a modelagem matemática? Os dados analisados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da pesquisa. O fenômeno investigado foi evidenciado por meio da descrição fenomenológica e do destaque de unidades de significado. A pesquisa aponta núcleos de ideias que sinalizam o não uso de atividades de modelagem matemática em sala de aula. Fatores como conhecimento sobre a temática, participação em formação continuada e dificuldades entre teoria e prática são evidenciados no que tange à vivência de professores com a modelagem matemática. |
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A VIVÊNCIA DE PROFESSORES COM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PESQUISA À LUZ DA FENOMENOLOGIAEducação MatemáticaModelagem MatemáticaFenomenologiaVivência de Professores.Este artigo apresenta uma pesquisa que tem por objetivo investigar a vivência de professores com atividades de modelagem matemática. Mediante uma investigação fenomenológica detalhamos a compreensão da interrogação: Como os professores de matemática, que atuam na Educação Básica da cidade de Cornélio Procópio, vivenciam a modelagem matemática? Os dados analisados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com os sujeitos da pesquisa. O fenômeno investigado foi evidenciado por meio da descrição fenomenológica e do destaque de unidades de significado. A pesquisa aponta núcleos de ideias que sinalizam o não uso de atividades de modelagem matemática em sala de aula. Fatores como conhecimento sobre a temática, participação em formação continuada e dificuldades entre teoria e prática são evidenciados no que tange à vivência de professores com a modelagem matemática.Editora Universitária Tiradentes2019-04-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/415510.17564/2316-3828.2019v7n3p67-82EDUCAÇÃO; v. 7 n. 3 (2019): Publicação Contínua; 67-822316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2019v7n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4155/3469Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Martins, BiancaPalharini, Bárbara Nivaldados Santos Gomes Pereira, Rudolph2020-11-18T20:25:27Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4155Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:58.483503Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
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