A modelagem matemática a partir de um olhar sobre os livros do ICTMA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14760 |
Resumo: | Resumo: Nesta Dissertação , a partir de uma atitude fenomenológica, objetivamos investigar o que se entende por modelagem matemática, a partir dos trabalhos publicados nos livros ICTMA nas edições de 21 a 217 Para detalhar uma compreensão da interrogação de pesquisa dois aspectos foram selecionados para realização do processo analítico: as ideias do texto relativas ao que é ou o que caracteriza a modelagem matemática e a configuração de uma atividade de modelagem matemática nos capítulos analisados Os dados constituem-se de cinquenta e sete textos (capítulos dos livros ICTMA), selecionados a partir da aplicação subsequente dos critérios: os textos contemplam o termo modelagem no título ou no resumo do texto, os autores publicaram em pelo menos três edições diferentes do ICTMA e apresentam e descrevem uma atividade de modelagem matemática O processo analítico contemplou uma Análise Ideográfica, uma Análise Nomotética e a construção de um metatexto A Análise Ideográfica consistiu na identificação e descrição das Unidades de Significado nos textos para cada um dos aspectos analíticos, já a Análise Nomotética evidenciou a convergência das Unidades de Significado em Núcleos de Ideias e, por fim, elaboramos um metatexto vislumbrando apresentar o que se entende por modelagem matemática nos livros ICTMA nas edições de 21 a 217 No metatexto, elaboramos um diálogo entre a emergência dos Núcleos de Ideias e aspectos da literatura da área de Modelagem Matemática na Educação Matemática Neste contexto, o entendimento de modelagem matemática emergiu a partir de seis Núcleos de Ideias acerca de do que se entende por modelagem matemática e de onze Núcleos de Ideias que detalham a configuração de atividades de modelagem matemática, os quais possibilitaram ampliar a compreensão de modelagem, por meio dos objetivos com as atividades, dos contextos e da forma como tais atividades são apresentadas ou foram modeladas Por fim, essa Dissertação lança um olhar sobre o que os autores mencionam sobre modelagem matemática e como a usam em suas diferentes práticas, concluindo que o entendimento de modelagem matemática está atrelado ao uso das atividades de modelagem matemática, em particular, quando o foco está no ensino e na aprendizagem da matemática ou da modelagem matemática |
id |
UEL_75ed292aa69afd9fdaeb1840a283a4ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uel.br:123456789/14760 |
network_acronym_str |
UEL |
network_name_str |
Repositório Institucional da UEL |
repository_id_str |
|
spelling |
A modelagem matemática a partir de um olhar sobre os livros do ICTMAEducação matemáticaModelagem matemáticaFenomenologiaMathematics educationPhenomenologyResumo: Nesta Dissertação , a partir de uma atitude fenomenológica, objetivamos investigar o que se entende por modelagem matemática, a partir dos trabalhos publicados nos livros ICTMA nas edições de 21 a 217 Para detalhar uma compreensão da interrogação de pesquisa dois aspectos foram selecionados para realização do processo analítico: as ideias do texto relativas ao que é ou o que caracteriza a modelagem matemática e a configuração de uma atividade de modelagem matemática nos capítulos analisados Os dados constituem-se de cinquenta e sete textos (capítulos dos livros ICTMA), selecionados a partir da aplicação subsequente dos critérios: os textos contemplam o termo modelagem no título ou no resumo do texto, os autores publicaram em pelo menos três edições diferentes do ICTMA e apresentam e descrevem uma atividade de modelagem matemática O processo analítico contemplou uma Análise Ideográfica, uma Análise Nomotética e a construção de um metatexto A Análise Ideográfica consistiu na identificação e descrição das Unidades de Significado nos textos para cada um dos aspectos analíticos, já a Análise Nomotética evidenciou a convergência das Unidades de Significado em Núcleos de Ideias e, por fim, elaboramos um metatexto vislumbrando apresentar o que se entende por modelagem matemática nos livros ICTMA nas edições de 21 a 217 No metatexto, elaboramos um diálogo entre a emergência dos Núcleos de Ideias e aspectos da literatura da área de Modelagem Matemática na Educação Matemática Neste contexto, o entendimento de modelagem matemática emergiu a partir de seis Núcleos de Ideias acerca de do que se entende por modelagem matemática e de onze Núcleos de Ideias que detalham a configuração de atividades de modelagem matemática, os quais possibilitaram ampliar a compreensão de modelagem, por meio dos objetivos com as atividades, dos contextos e da forma como tais atividades são apresentadas ou foram modeladas Por fim, essa Dissertação lança um olhar sobre o que os autores mencionam sobre modelagem matemática e como a usam em suas diferentes práticas, concluindo que o entendimento de modelagem matemática está atrelado ao uso das atividades de modelagem matemática, em particular, quando o foco está no ensino e na aprendizagem da matemática ou da modelagem matemáticaDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaAbstract: In this research, from a phenomenological attitude, we aimed to investigate what is meant by mathematical modelling, from the texts published in the ICTMA books in the editions from 21 to 217 To detail an understanding of the research question, two aspects were selected to make a analytical process: the ideas of the text regarding what is or what characterizes mathematical modelling, and the configuration of a mathematical modelling activity in the texts analyzed Data consisted of fifty-seven texts (chapters of the ICTMA books), selected from the subsequent application of the criteria: the texts contemplate the term modelling in the title or in the text abstract, the authors that have published at least in three different editions of the ICTMA books and present and describe a mathematical modelling activity The analytical process contemplated an ideographic analysis, a nomothetic analysis and the construction of a metatext Ideographic analysis consisted of the identification and description of the meaning units in the texts for each of the analytical aspects, whereas in the nomothetic analysis we evidenced the convergence of the meaning units into nuclei of ideas and, finally, we elaborated a metatext, seeking to present what is meant by mathematical modelling in the texts of ICTMA books from 21 to 217 In the metatext, we elaborated a dialogue between the emergence of the nuclei of ideas and a few aspects of the literature of Mathematical Modelling in Mathematics Education In this context, six Nuclei of Ideas regarding what are understood by mathematical modelling and eleven Nuclei of Ideas regarding configurations of mathematical modelling activities helped us to broaden a comprehension to understandings modelling, through the objectives with the activities, the contexts and the way in which these activities were presented or modeled inside the texts Finally, this research takes a look at what the authors mention about mathematical modelling and how they use it in their different practices, we conclude particularly on the understanding that mathematical modelling it is related to the use of mathematical modelling activities, specially, when the focus is on teaching and learning of mathematics or of mathematical modellingAlmeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador]Brito, Dirceu dos SantosTortola, EmersonMartins, Bianca de Oliveira2024-05-01T14:36:21Z2024-05-01T14:36:21Z2019.0025.02.2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14760porMestradoEnsino de Ciências e Educação MatemáticaCentro de Ciências ExatasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação MatemáticaLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:19:51Zoai:repositorio.uel.br:123456789/14760Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:19:51Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A modelagem matemática a partir de um olhar sobre os livros do ICTMA |
title |
A modelagem matemática a partir de um olhar sobre os livros do ICTMA |
spellingShingle |
A modelagem matemática a partir de um olhar sobre os livros do ICTMA Martins, Bianca de Oliveira Educação matemática Modelagem matemática Fenomenologia Mathematics education Phenomenology |
title_short |
A modelagem matemática a partir de um olhar sobre os livros do ICTMA |
title_full |
A modelagem matemática a partir de um olhar sobre os livros do ICTMA |
title_fullStr |
A modelagem matemática a partir de um olhar sobre os livros do ICTMA |
title_full_unstemmed |
A modelagem matemática a partir de um olhar sobre os livros do ICTMA |
title_sort |
A modelagem matemática a partir de um olhar sobre os livros do ICTMA |
author |
Martins, Bianca de Oliveira |
author_facet |
Martins, Bianca de Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, Lourdes Maria Werle de [Orientador] Brito, Dirceu dos Santos Tortola, Emerson |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Bianca de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Modelagem matemática Fenomenologia Mathematics education Phenomenology |
topic |
Educação matemática Modelagem matemática Fenomenologia Mathematics education Phenomenology |
description |
Resumo: Nesta Dissertação , a partir de uma atitude fenomenológica, objetivamos investigar o que se entende por modelagem matemática, a partir dos trabalhos publicados nos livros ICTMA nas edições de 21 a 217 Para detalhar uma compreensão da interrogação de pesquisa dois aspectos foram selecionados para realização do processo analítico: as ideias do texto relativas ao que é ou o que caracteriza a modelagem matemática e a configuração de uma atividade de modelagem matemática nos capítulos analisados Os dados constituem-se de cinquenta e sete textos (capítulos dos livros ICTMA), selecionados a partir da aplicação subsequente dos critérios: os textos contemplam o termo modelagem no título ou no resumo do texto, os autores publicaram em pelo menos três edições diferentes do ICTMA e apresentam e descrevem uma atividade de modelagem matemática O processo analítico contemplou uma Análise Ideográfica, uma Análise Nomotética e a construção de um metatexto A Análise Ideográfica consistiu na identificação e descrição das Unidades de Significado nos textos para cada um dos aspectos analíticos, já a Análise Nomotética evidenciou a convergência das Unidades de Significado em Núcleos de Ideias e, por fim, elaboramos um metatexto vislumbrando apresentar o que se entende por modelagem matemática nos livros ICTMA nas edições de 21 a 217 No metatexto, elaboramos um diálogo entre a emergência dos Núcleos de Ideias e aspectos da literatura da área de Modelagem Matemática na Educação Matemática Neste contexto, o entendimento de modelagem matemática emergiu a partir de seis Núcleos de Ideias acerca de do que se entende por modelagem matemática e de onze Núcleos de Ideias que detalham a configuração de atividades de modelagem matemática, os quais possibilitaram ampliar a compreensão de modelagem, por meio dos objetivos com as atividades, dos contextos e da forma como tais atividades são apresentadas ou foram modeladas Por fim, essa Dissertação lança um olhar sobre o que os autores mencionam sobre modelagem matemática e como a usam em suas diferentes práticas, concluindo que o entendimento de modelagem matemática está atrelado ao uso das atividades de modelagem matemática, em particular, quando o foco está no ensino e na aprendizagem da matemática ou da modelagem matemática |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019.00 2024-05-01T14:36:21Z 2024-05-01T14:36:21Z 25.02.2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14760 |
url |
https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14760 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Mestrado Ensino de Ciências e Educação Matemática Centro de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Londrina |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UEL instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Repositório Institucional da UEL |
collection |
Repositório Institucional da UEL |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
bcuel@uel.br|| |
_version_ |
1809823260301328384 |