UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL SOB O VIÉS DA APRENDIZAGEM MULTIMODAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima-Duarte, Flávia Karolina
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Reinaldo, Maria Augusta Gonçalves de Macedo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4832
Resumo: Este artigo pretende analisar a construção multimodal de materiais didáticos disponibilizados em ambiente virtual de aprendizagem e contribuir para a sua adequação de acordo com os princípios da aprendizagem multimodal. O referencial teórico utilizado para análise dos dados está representado pelas contribuições de estudos dos campos da (inter)disciplinaridade e da aprendizagem multimodal. Os dados da pesquisa são de natureza documental e estão constituídos por dois vídeos de domínio público, um deles elaborado em parceria de uma das pesquisadoras com um professor da área de eletrônica analógica. Os resultados da análise mostram que os materiais em referência utilizam de forma diferenciada os canais de processamento de informações, o que pode trazer implicações também diferentes para a aprendizagem ativa.
id UNIT-2_cdce6e727a4f346bd072dd97102b3429
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4832
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL SOB O VIÉS DA APRENDIZAGEM MULTIMODALMaterial didáticoInterdisciplinaridadeAprendizagem Multimodal.Este artigo pretende analisar a construção multimodal de materiais didáticos disponibilizados em ambiente virtual de aprendizagem e contribuir para a sua adequação de acordo com os princípios da aprendizagem multimodal. O referencial teórico utilizado para análise dos dados está representado pelas contribuições de estudos dos campos da (inter)disciplinaridade e da aprendizagem multimodal. Os dados da pesquisa são de natureza documental e estão constituídos por dois vídeos de domínio público, um deles elaborado em parceria de uma das pesquisadoras com um professor da área de eletrônica analógica. Os resultados da análise mostram que os materiais em referência utilizam de forma diferenciada os canais de processamento de informações, o que pode trazer implicações também diferentes para a aprendizagem ativa.Editora Universitária Tiradentes2019-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/483210.17564/2316-3828.2019v7n3p183-196EDUCAÇÃO; v. 7 n. 3 (2019): Publicação Contínua; 183-1962316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2019v7n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4832/3479Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima-Duarte, Flávia KarolinaReinaldo, Maria Augusta Gonçalves de Macedo2020-11-18T20:24:14Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4832Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:00.845676Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL SOB O VIÉS DA APRENDIZAGEM MULTIMODAL
title UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL SOB O VIÉS DA APRENDIZAGEM MULTIMODAL
spellingShingle UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL SOB O VIÉS DA APRENDIZAGEM MULTIMODAL
Lima-Duarte, Flávia Karolina
Material didático
Interdisciplinaridade
Aprendizagem Multimodal.
title_short UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL SOB O VIÉS DA APRENDIZAGEM MULTIMODAL
title_full UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL SOB O VIÉS DA APRENDIZAGEM MULTIMODAL
title_fullStr UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL SOB O VIÉS DA APRENDIZAGEM MULTIMODAL
title_full_unstemmed UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL SOB O VIÉS DA APRENDIZAGEM MULTIMODAL
title_sort UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE ANÁLISE E ELABORAÇÃO DE MATERIAL AUDIOVISUAL SOB O VIÉS DA APRENDIZAGEM MULTIMODAL
author Lima-Duarte, Flávia Karolina
author_facet Lima-Duarte, Flávia Karolina
Reinaldo, Maria Augusta Gonçalves de Macedo
author_role author
author2 Reinaldo, Maria Augusta Gonçalves de Macedo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima-Duarte, Flávia Karolina
Reinaldo, Maria Augusta Gonçalves de Macedo
dc.subject.por.fl_str_mv Material didático
Interdisciplinaridade
Aprendizagem Multimodal.
topic Material didático
Interdisciplinaridade
Aprendizagem Multimodal.
description Este artigo pretende analisar a construção multimodal de materiais didáticos disponibilizados em ambiente virtual de aprendizagem e contribuir para a sua adequação de acordo com os princípios da aprendizagem multimodal. O referencial teórico utilizado para análise dos dados está representado pelas contribuições de estudos dos campos da (inter)disciplinaridade e da aprendizagem multimodal. Os dados da pesquisa são de natureza documental e estão constituídos por dois vídeos de domínio público, um deles elaborado em parceria de uma das pesquisadoras com um professor da área de eletrônica analógica. Os resultados da análise mostram que os materiais em referência utilizam de forma diferenciada os canais de processamento de informações, o que pode trazer implicações também diferentes para a aprendizagem ativa.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4832
10.17564/2316-3828.2019v7n3p183-196
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4832
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2019v7n3p183-196
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4832/3479
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 7 n. 3 (2019): Publicação Contínua; 183-196
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2019v7n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613919375360