LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS: APROXIMAÇÕES CULTURAIS QUE LEGITIMAM IDENTIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Daniéla Ramos
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Viegas, Ana Cristina Coutinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3073
Resumo: A presente pesquisa deriva do anseio em incluir na dinâmica da aprendizagem literária, na educação básica, produções literárias africanas. Para conduzir nosso trabalho reservamos dois tempos de aula semanais, durante o ano letivo de 2015, para realizar a leitura das literaturas citadas. Nossa rotina também incluiu a leitura de produções indígenas e europeias, no entanto, focalizaremos apenas as africanas e afro-brasileiras, por constituírem nosso objeto de estudo. O público-alvo foi composto por um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio; da rede Estadual situada no Município de São Gonçalo-RJ. A maior parte desse público foi constituída por alunos afrodescendentes, o que confirma a relevância desse trabalho em legitimar pela leitura literária identidades negras, historicamente silenciadas. Nosso estudo foi embasado pela proposta de círculos de leitura, apresentada por Rildo Cosson em sua obra intitulada Círculo de leitura e letramento literário. A fim de suscitar a valorização das contribuições culturais das populações negras buscamos, entre outros, o teórico Kabengele Munanga (2008) em sua obra: Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra; Negritude, usos e sentidos. Como produto final, desenvolvemos um caderno de atividades, com orientações para círculos de leitura que contemplem as literaturas aqui estudadas. Os resultados dessa pesquisa indicam que é possível romper paradigmas preconceituosos e valorizar a cultura de uma etnia com expressivo número de descendentes nas escolas públicas do estado do Rio de Janeiro, assim como a possibilidade de gradativamente desconstruir estereótipos pela ressignificação da aprendizagem literária.  
id UNIT-2_d360effe05f928d459ef2a0c79cd72bc
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3073
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS: APROXIMAÇÕES CULTURAIS QUE LEGITIMAM IDENTIDADESliteraturas africanasidentidadescírculos de leituraA presente pesquisa deriva do anseio em incluir na dinâmica da aprendizagem literária, na educação básica, produções literárias africanas. Para conduzir nosso trabalho reservamos dois tempos de aula semanais, durante o ano letivo de 2015, para realizar a leitura das literaturas citadas. Nossa rotina também incluiu a leitura de produções indígenas e europeias, no entanto, focalizaremos apenas as africanas e afro-brasileiras, por constituírem nosso objeto de estudo. O público-alvo foi composto por um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio; da rede Estadual situada no Município de São Gonçalo-RJ. A maior parte desse público foi constituída por alunos afrodescendentes, o que confirma a relevância desse trabalho em legitimar pela leitura literária identidades negras, historicamente silenciadas. Nosso estudo foi embasado pela proposta de círculos de leitura, apresentada por Rildo Cosson em sua obra intitulada Círculo de leitura e letramento literário. A fim de suscitar a valorização das contribuições culturais das populações negras buscamos, entre outros, o teórico Kabengele Munanga (2008) em sua obra: Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra; Negritude, usos e sentidos. Como produto final, desenvolvemos um caderno de atividades, com orientações para círculos de leitura que contemplem as literaturas aqui estudadas. Os resultados dessa pesquisa indicam que é possível romper paradigmas preconceituosos e valorizar a cultura de uma etnia com expressivo número de descendentes nas escolas públicas do estado do Rio de Janeiro, assim como a possibilidade de gradativamente desconstruir estereótipos pela ressignificação da aprendizagem literária.  Editora Universitária Tiradentes2018-10-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Açãoapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/307310.17564/2316-3828.2018v7n1p161 – 168EDUCAÇÃO; v. 7 n. 1 (2018); 161 – 1682316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2018v7n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3073/3031Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessVieira, Daniéla RamosViegas, Ana Cristina Coutinho2021-03-08T18:55:49Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/3073Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:56.781775Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS: APROXIMAÇÕES CULTURAIS QUE LEGITIMAM IDENTIDADES
title LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS: APROXIMAÇÕES CULTURAIS QUE LEGITIMAM IDENTIDADES
spellingShingle LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS: APROXIMAÇÕES CULTURAIS QUE LEGITIMAM IDENTIDADES
Vieira, Daniéla Ramos
literaturas africanas
identidades
círculos de leitura
title_short LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS: APROXIMAÇÕES CULTURAIS QUE LEGITIMAM IDENTIDADES
title_full LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS: APROXIMAÇÕES CULTURAIS QUE LEGITIMAM IDENTIDADES
title_fullStr LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS: APROXIMAÇÕES CULTURAIS QUE LEGITIMAM IDENTIDADES
title_full_unstemmed LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS: APROXIMAÇÕES CULTURAIS QUE LEGITIMAM IDENTIDADES
title_sort LITERATURAS AFRICANAS E AFRO-BRASILEIRAS: APROXIMAÇÕES CULTURAIS QUE LEGITIMAM IDENTIDADES
author Vieira, Daniéla Ramos
author_facet Vieira, Daniéla Ramos
Viegas, Ana Cristina Coutinho
author_role author
author2 Viegas, Ana Cristina Coutinho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Daniéla Ramos
Viegas, Ana Cristina Coutinho
dc.subject.por.fl_str_mv literaturas africanas
identidades
círculos de leitura
topic literaturas africanas
identidades
círculos de leitura
description A presente pesquisa deriva do anseio em incluir na dinâmica da aprendizagem literária, na educação básica, produções literárias africanas. Para conduzir nosso trabalho reservamos dois tempos de aula semanais, durante o ano letivo de 2015, para realizar a leitura das literaturas citadas. Nossa rotina também incluiu a leitura de produções indígenas e europeias, no entanto, focalizaremos apenas as africanas e afro-brasileiras, por constituírem nosso objeto de estudo. O público-alvo foi composto por um grupo de alunos do 1º ano do Ensino Médio; da rede Estadual situada no Município de São Gonçalo-RJ. A maior parte desse público foi constituída por alunos afrodescendentes, o que confirma a relevância desse trabalho em legitimar pela leitura literária identidades negras, historicamente silenciadas. Nosso estudo foi embasado pela proposta de círculos de leitura, apresentada por Rildo Cosson em sua obra intitulada Círculo de leitura e letramento literário. A fim de suscitar a valorização das contribuições culturais das populações negras buscamos, entre outros, o teórico Kabengele Munanga (2008) em sua obra: Rediscutindo a mestiçagem no Brasil: identidade nacional versus identidade negra; Negritude, usos e sentidos. Como produto final, desenvolvemos um caderno de atividades, com orientações para círculos de leitura que contemplem as literaturas aqui estudadas. Os resultados dessa pesquisa indicam que é possível romper paradigmas preconceituosos e valorizar a cultura de uma etnia com expressivo número de descendentes nas escolas públicas do estado do Rio de Janeiro, assim como a possibilidade de gradativamente desconstruir estereótipos pela ressignificação da aprendizagem literária.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa Ação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3073
10.17564/2316-3828.2018v7n1p161 – 168
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3073
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2018v7n1p161 – 168
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/3073/3031
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 7 n. 1 (2018); 161 – 168
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2018v7n1
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220613411864576