“UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS!”: PRODUÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS COM O INSTAGRAM
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4454 |
Resumo: | Este artigo apresenta reflexões teórico-metodológicas de uma experiência pedagógica, pautada na metodologia de pesquisa-formação, com o aplicativo e mídia social Instagram. A partir da produção de narrativas digitais, os acadêmicos de uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Território, alcançaram três objetivos: compreender a importância dos letramentos digital, informacional e midiático; explorar o Instagram como autoexpressão acadêmica e estimular o compartilhamento dessas suas experiências, desafios e descobertas sobre o uso pedagógico do aplicativo. Os resultados apontaram para a relevância do processo de metacognição sobre o uso pedagógico cooperativo do Instagram vivenciada pelos acadêmicos. A conclusão da pesquisa evidenciou que a interação se efetiva a partir de trocas comunicativas significativas, a partir de um olhar que acolha a realidade e, ao mesmo tempo, a questione, propondo caminhos diversos de como integrar as tecnologias na educação, em diferentes níveis de ensino. |
id |
UNIT-2_e58f8a4fb1f9c1e99e46d95a981a64c4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4454 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
“UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS!”: PRODUÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS COM O INSTAGRAMInstagram. Narrativas digitais. Letramentos. Educação na cibercultura.Este artigo apresenta reflexões teórico-metodológicas de uma experiência pedagógica, pautada na metodologia de pesquisa-formação, com o aplicativo e mídia social Instagram. A partir da produção de narrativas digitais, os acadêmicos de uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Território, alcançaram três objetivos: compreender a importância dos letramentos digital, informacional e midiático; explorar o Instagram como autoexpressão acadêmica e estimular o compartilhamento dessas suas experiências, desafios e descobertas sobre o uso pedagógico do aplicativo. Os resultados apontaram para a relevância do processo de metacognição sobre o uso pedagógico cooperativo do Instagram vivenciada pelos acadêmicos. A conclusão da pesquisa evidenciou que a interação se efetiva a partir de trocas comunicativas significativas, a partir de um olhar que acolha a realidade e, ao mesmo tempo, a questione, propondo caminhos diversos de como integrar as tecnologias na educação, em diferentes níveis de ensino.Editora Universitária Tiradentes2020-04-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa-formação na ciberculturaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/445410.17564/2316-3828.2020v8n3p99-112EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 99-1122316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2020v8n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4454/3821Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessNakashima, Rosária Helena RuizVas, Braz BatistaPiconez, Stela Conceição Bertholo2020-11-18T20:14:11Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/4454Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:07:59.849371Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
“UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS!”: PRODUÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS COM O INSTAGRAM |
title |
“UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS!”: PRODUÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS COM O INSTAGRAM |
spellingShingle |
“UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS!”: PRODUÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS COM O INSTAGRAM Nakashima, Rosária Helena Ruiz Instagram. Narrativas digitais. Letramentos. Educação na cibercultura. |
title_short |
“UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS!”: PRODUÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS COM O INSTAGRAM |
title_full |
“UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS!”: PRODUÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS COM O INSTAGRAM |
title_fullStr |
“UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS!”: PRODUÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS COM O INSTAGRAM |
title_full_unstemmed |
“UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS!”: PRODUÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS COM O INSTAGRAM |
title_sort |
“UMA IMAGEM VALE MAIS QUE MIL PALAVRAS!”: PRODUÇÃO DE NARRATIVAS DIGITAIS COM O INSTAGRAM |
author |
Nakashima, Rosária Helena Ruiz |
author_facet |
Nakashima, Rosária Helena Ruiz Vas, Braz Batista Piconez, Stela Conceição Bertholo |
author_role |
author |
author2 |
Vas, Braz Batista Piconez, Stela Conceição Bertholo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nakashima, Rosária Helena Ruiz Vas, Braz Batista Piconez, Stela Conceição Bertholo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Instagram. Narrativas digitais. Letramentos. Educação na cibercultura. |
topic |
Instagram. Narrativas digitais. Letramentos. Educação na cibercultura. |
description |
Este artigo apresenta reflexões teórico-metodológicas de uma experiência pedagógica, pautada na metodologia de pesquisa-formação, com o aplicativo e mídia social Instagram. A partir da produção de narrativas digitais, os acadêmicos de uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Território, alcançaram três objetivos: compreender a importância dos letramentos digital, informacional e midiático; explorar o Instagram como autoexpressão acadêmica e estimular o compartilhamento dessas suas experiências, desafios e descobertas sobre o uso pedagógico do aplicativo. Os resultados apontaram para a relevância do processo de metacognição sobre o uso pedagógico cooperativo do Instagram vivenciada pelos acadêmicos. A conclusão da pesquisa evidenciou que a interação se efetiva a partir de trocas comunicativas significativas, a partir de um olhar que acolha a realidade e, ao mesmo tempo, a questione, propondo caminhos diversos de como integrar as tecnologias na educação, em diferentes níveis de ensino. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-04-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa-formação na cibercultura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4454 10.17564/2316-3828.2020v8n3p99-112 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4454 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2020v8n3p99-112 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/4454/3821 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 8 n. 3 (2020): Fluxo Contínuo; 99-112 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2020v8n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220613891063808 |