SEIS HIPÓTESES CONFIGURADORAS DE CLÁUSULAS DE BARREIRA PARA A EFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINAGEM JURÍDICA NO BRASIL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8224 |
Resumo: | A partir da análise do quantitativo de cursos jurídicos existentes no Brasil, procura-se por meio desta pesquisa, teorizar sobre seis hipóteses demonstrativas da inviabilidade de bons resultados nos cursos jurídicos do país. A primeira delas passa pelo alto número de cursos autorizados e reconhecidos. A segunda, é inerente ao empirismo e ao tecnicismo adotados pelos docentes em sala de aula. A terceira versa sobre o conflito de linguagem e de comunicação entre as duas gerações que dificulta o processo de ensino-aprendizagem. A quarta tem como foco a relação ou o vínculo de trabalho dos professores com as instituições, que em larga escala, são agentes públicos ou profissionais autônomos, que adotam a docência como segunda profissão ou complemento de renda. A quinta questiona o fato do MEC realizar visitas e inspeções às instituições e aos cursos jurídicos, apenas trienalmente e a última, relaciona-se com a oferta de cursos, apenas em turnos noturnos. O objetivo da investigação é proporcionar diálogos acadêmicos que venham ampliar-se em favor de melhoras no ensino jurídico. |
id |
UNIT-2_e9560564da9afb39e80a377fac79edd0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8224 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
SEIS HIPÓTESES CONFIGURADORAS DE CLÁUSULAS DE BARREIRA PARA A EFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINAGEM JURÍDICA NO BRASILEnsino Jurídico. Estratégias. Efetividade. Dignidade Humana. Conflito de Gerações.A partir da análise do quantitativo de cursos jurídicos existentes no Brasil, procura-se por meio desta pesquisa, teorizar sobre seis hipóteses demonstrativas da inviabilidade de bons resultados nos cursos jurídicos do país. A primeira delas passa pelo alto número de cursos autorizados e reconhecidos. A segunda, é inerente ao empirismo e ao tecnicismo adotados pelos docentes em sala de aula. A terceira versa sobre o conflito de linguagem e de comunicação entre as duas gerações que dificulta o processo de ensino-aprendizagem. A quarta tem como foco a relação ou o vínculo de trabalho dos professores com as instituições, que em larga escala, são agentes públicos ou profissionais autônomos, que adotam a docência como segunda profissão ou complemento de renda. A quinta questiona o fato do MEC realizar visitas e inspeções às instituições e aos cursos jurídicos, apenas trienalmente e a última, relaciona-se com a oferta de cursos, apenas em turnos noturnos. O objetivo da investigação é proporcionar diálogos acadêmicos que venham ampliar-se em favor de melhoras no ensino jurídico.Editora Universitária Tiradentes2019-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/822410.17564/2316-3828.2019v8n1p131-140EDUCAÇÃO; v. 8 n. 1 (2019); 131-1402316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2019v8n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8224/3735Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Valtecino Eufrásioda Silva Sales, Paulo Albertode Oliveira Vieira, Geruza SilvaLeal, Marilda Ferreira Machado2021-03-17T13:06:20Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8224Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:07.224391Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SEIS HIPÓTESES CONFIGURADORAS DE CLÁUSULAS DE BARREIRA PARA A EFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINAGEM JURÍDICA NO BRASIL |
title |
SEIS HIPÓTESES CONFIGURADORAS DE CLÁUSULAS DE BARREIRA PARA A EFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINAGEM JURÍDICA NO BRASIL |
spellingShingle |
SEIS HIPÓTESES CONFIGURADORAS DE CLÁUSULAS DE BARREIRA PARA A EFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINAGEM JURÍDICA NO BRASIL Leal, Valtecino Eufrásio Ensino Jurídico. Estratégias. Efetividade. Dignidade Humana. Conflito de Gerações. |
title_short |
SEIS HIPÓTESES CONFIGURADORAS DE CLÁUSULAS DE BARREIRA PARA A EFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINAGEM JURÍDICA NO BRASIL |
title_full |
SEIS HIPÓTESES CONFIGURADORAS DE CLÁUSULAS DE BARREIRA PARA A EFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINAGEM JURÍDICA NO BRASIL |
title_fullStr |
SEIS HIPÓTESES CONFIGURADORAS DE CLÁUSULAS DE BARREIRA PARA A EFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINAGEM JURÍDICA NO BRASIL |
title_full_unstemmed |
SEIS HIPÓTESES CONFIGURADORAS DE CLÁUSULAS DE BARREIRA PARA A EFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINAGEM JURÍDICA NO BRASIL |
title_sort |
SEIS HIPÓTESES CONFIGURADORAS DE CLÁUSULAS DE BARREIRA PARA A EFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINAGEM JURÍDICA NO BRASIL |
author |
Leal, Valtecino Eufrásio |
author_facet |
Leal, Valtecino Eufrásio da Silva Sales, Paulo Alberto de Oliveira Vieira, Geruza Silva Leal, Marilda Ferreira Machado |
author_role |
author |
author2 |
da Silva Sales, Paulo Alberto de Oliveira Vieira, Geruza Silva Leal, Marilda Ferreira Machado |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal, Valtecino Eufrásio da Silva Sales, Paulo Alberto de Oliveira Vieira, Geruza Silva Leal, Marilda Ferreira Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Jurídico. Estratégias. Efetividade. Dignidade Humana. Conflito de Gerações. |
topic |
Ensino Jurídico. Estratégias. Efetividade. Dignidade Humana. Conflito de Gerações. |
description |
A partir da análise do quantitativo de cursos jurídicos existentes no Brasil, procura-se por meio desta pesquisa, teorizar sobre seis hipóteses demonstrativas da inviabilidade de bons resultados nos cursos jurídicos do país. A primeira delas passa pelo alto número de cursos autorizados e reconhecidos. A segunda, é inerente ao empirismo e ao tecnicismo adotados pelos docentes em sala de aula. A terceira versa sobre o conflito de linguagem e de comunicação entre as duas gerações que dificulta o processo de ensino-aprendizagem. A quarta tem como foco a relação ou o vínculo de trabalho dos professores com as instituições, que em larga escala, são agentes públicos ou profissionais autônomos, que adotam a docência como segunda profissão ou complemento de renda. A quinta questiona o fato do MEC realizar visitas e inspeções às instituições e aos cursos jurídicos, apenas trienalmente e a última, relaciona-se com a oferta de cursos, apenas em turnos noturnos. O objetivo da investigação é proporcionar diálogos acadêmicos que venham ampliar-se em favor de melhoras no ensino jurídico. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-11-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8224 10.17564/2316-3828.2019v8n1p131-140 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8224 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2019v8n1p131-140 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8224/3735 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 8 n. 1 (2019); 131-140 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2019v8n1 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614816956416 |