SEIS HIPÓTESES CONFIGURADORAS DE CLÁUSULAS DE BARREIRA PARA A EFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINAGEM JURÍDICA NO BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leal, Valtecino Eufrásio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: da Silva Sales, Paulo Alberto, de Oliveira Vieira, Geruza Silva, Leal, Marilda Ferreira Machado
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8224
Resumo: A partir da análise do quantitativo de cursos jurídicos existentes no Brasil, procura-se por meio desta pesquisa, teorizar sobre seis hipóteses demonstrativas da inviabilidade de bons resultados nos cursos jurídicos do país. A primeira delas passa pelo alto número de cursos autorizados e reconhecidos. A segunda, é inerente ao empirismo e ao tecnicismo adotados pelos docentes em sala de aula. A terceira versa sobre o conflito de linguagem e de comunicação entre as duas gerações que dificulta o processo de ensino-aprendizagem. A quarta tem como foco a relação ou o vínculo de trabalho dos professores com as instituições, que em larga escala, são agentes públicos ou profissionais autônomos, que adotam a docência como segunda profissão ou complemento de renda. A quinta questiona o fato do MEC realizar visitas e inspeções às instituições e aos cursos jurídicos, apenas trienalmente e a última, relaciona-se com a oferta de cursos, apenas em turnos noturnos. O objetivo da investigação é proporcionar diálogos acadêmicos que venham ampliar-se em favor de melhoras no ensino jurídico.
id UNIT-2_e9560564da9afb39e80a377fac79edd0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8224
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling SEIS HIPÓTESES CONFIGURADORAS DE CLÁUSULAS DE BARREIRA PARA A EFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINAGEM JURÍDICA NO BRASILEnsino Jurídico. Estratégias. Efetividade. Dignidade Humana. Conflito de Gerações.A partir da análise do quantitativo de cursos jurídicos existentes no Brasil, procura-se por meio desta pesquisa, teorizar sobre seis hipóteses demonstrativas da inviabilidade de bons resultados nos cursos jurídicos do país. A primeira delas passa pelo alto número de cursos autorizados e reconhecidos. A segunda, é inerente ao empirismo e ao tecnicismo adotados pelos docentes em sala de aula. A terceira versa sobre o conflito de linguagem e de comunicação entre as duas gerações que dificulta o processo de ensino-aprendizagem. A quarta tem como foco a relação ou o vínculo de trabalho dos professores com as instituições, que em larga escala, são agentes públicos ou profissionais autônomos, que adotam a docência como segunda profissão ou complemento de renda. A quinta questiona o fato do MEC realizar visitas e inspeções às instituições e aos cursos jurídicos, apenas trienalmente e a última, relaciona-se com a oferta de cursos, apenas em turnos noturnos. O objetivo da investigação é proporcionar diálogos acadêmicos que venham ampliar-se em favor de melhoras no ensino jurídico.Editora Universitária Tiradentes2019-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/822410.17564/2316-3828.2019v8n1p131-140EDUCAÇÃO; v. 8 n. 1 (2019); 131-1402316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2019v8n1reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8224/3735Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeal, Valtecino Eufrásioda Silva Sales, Paulo Albertode Oliveira Vieira, Geruza SilvaLeal, Marilda Ferreira Machado2021-03-17T13:06:20Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/8224Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:07.224391Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv SEIS HIPÓTESES CONFIGURADORAS DE CLÁUSULAS DE BARREIRA PARA A EFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINAGEM JURÍDICA NO BRASIL
title SEIS HIPÓTESES CONFIGURADORAS DE CLÁUSULAS DE BARREIRA PARA A EFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINAGEM JURÍDICA NO BRASIL
spellingShingle SEIS HIPÓTESES CONFIGURADORAS DE CLÁUSULAS DE BARREIRA PARA A EFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINAGEM JURÍDICA NO BRASIL
Leal, Valtecino Eufrásio
Ensino Jurídico. Estratégias. Efetividade. Dignidade Humana. Conflito de Gerações.
title_short SEIS HIPÓTESES CONFIGURADORAS DE CLÁUSULAS DE BARREIRA PARA A EFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINAGEM JURÍDICA NO BRASIL
title_full SEIS HIPÓTESES CONFIGURADORAS DE CLÁUSULAS DE BARREIRA PARA A EFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINAGEM JURÍDICA NO BRASIL
title_fullStr SEIS HIPÓTESES CONFIGURADORAS DE CLÁUSULAS DE BARREIRA PARA A EFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINAGEM JURÍDICA NO BRASIL
title_full_unstemmed SEIS HIPÓTESES CONFIGURADORAS DE CLÁUSULAS DE BARREIRA PARA A EFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINAGEM JURÍDICA NO BRASIL
title_sort SEIS HIPÓTESES CONFIGURADORAS DE CLÁUSULAS DE BARREIRA PARA A EFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINAGEM JURÍDICA NO BRASIL
author Leal, Valtecino Eufrásio
author_facet Leal, Valtecino Eufrásio
da Silva Sales, Paulo Alberto
de Oliveira Vieira, Geruza Silva
Leal, Marilda Ferreira Machado
author_role author
author2 da Silva Sales, Paulo Alberto
de Oliveira Vieira, Geruza Silva
Leal, Marilda Ferreira Machado
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leal, Valtecino Eufrásio
da Silva Sales, Paulo Alberto
de Oliveira Vieira, Geruza Silva
Leal, Marilda Ferreira Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Jurídico. Estratégias. Efetividade. Dignidade Humana. Conflito de Gerações.
topic Ensino Jurídico. Estratégias. Efetividade. Dignidade Humana. Conflito de Gerações.
description A partir da análise do quantitativo de cursos jurídicos existentes no Brasil, procura-se por meio desta pesquisa, teorizar sobre seis hipóteses demonstrativas da inviabilidade de bons resultados nos cursos jurídicos do país. A primeira delas passa pelo alto número de cursos autorizados e reconhecidos. A segunda, é inerente ao empirismo e ao tecnicismo adotados pelos docentes em sala de aula. A terceira versa sobre o conflito de linguagem e de comunicação entre as duas gerações que dificulta o processo de ensino-aprendizagem. A quarta tem como foco a relação ou o vínculo de trabalho dos professores com as instituições, que em larga escala, são agentes públicos ou profissionais autônomos, que adotam a docência como segunda profissão ou complemento de renda. A quinta questiona o fato do MEC realizar visitas e inspeções às instituições e aos cursos jurídicos, apenas trienalmente e a última, relaciona-se com a oferta de cursos, apenas em turnos noturnos. O objetivo da investigação é proporcionar diálogos acadêmicos que venham ampliar-se em favor de melhoras no ensino jurídico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8224
10.17564/2316-3828.2019v8n1p131-140
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8224
identifier_str_mv 10.17564/2316-3828.2019v8n1p131-140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/8224/3735
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 8 n. 1 (2019); 131-140
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2019v8n1
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220614816956416