APONTAMENTOS PARA DISCUTIR AS NOÇÕES DE “CAMPO” E “INTELECTUAIS” A PARTIR DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE DOIS SERGIPANOS.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6252 |
Resumo: | Este trabalho discute as inserções e relações de intelectuais nos seus campos de pertencimento, no decorrer das trajetórias de duas personalidades sergipanas: Alfredo Montes e Acrísio Torres. Embasa essa proposta de trabalho, os conceitos de campo (Bourdieu, 2004) e de intelectual (Sirinelli, 1996). As fontes que deram informações para a realização desse estudo foram: os livros de atas do Atheneu Sergipense, inventários, jornais, cartas e entrevistas. Assim, este estudo problematiza como os intelectuais se inseriram no campo e como se relacionavam através de suas redes, além de mostrar como eles contribuíram para a sociedade sergipana, mais especificamente, no campo educacional. |
id |
UNIT-2_eb51925765d5cccdae615082b2c35e50 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6252 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
APONTAMENTOS PARA DISCUTIR AS NOÇÕES DE “CAMPO” E “INTELECTUAIS” A PARTIR DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE DOIS SERGIPANOS.Intelectual. História da Educação. Campo.Este trabalho discute as inserções e relações de intelectuais nos seus campos de pertencimento, no decorrer das trajetórias de duas personalidades sergipanas: Alfredo Montes e Acrísio Torres. Embasa essa proposta de trabalho, os conceitos de campo (Bourdieu, 2004) e de intelectual (Sirinelli, 1996). As fontes que deram informações para a realização desse estudo foram: os livros de atas do Atheneu Sergipense, inventários, jornais, cartas e entrevistas. Assim, este estudo problematiza como os intelectuais se inseriram no campo e como se relacionavam através de suas redes, além de mostrar como eles contribuíram para a sociedade sergipana, mais especificamente, no campo educacional.Editora Universitária Tiradentes2019-02-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográfica e documentalapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/625210.17564/2316-3828.2019v7n2p85–96EDUCAÇÃO; v. 7 n. 2 (2019); 85–962316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2019v7n2reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6252/3206Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Solyane SilveiraAmorim, Simone SilveiraSantos, Vera Maria2021-03-08T18:51:45Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/6252Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:03.794313Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
APONTAMENTOS PARA DISCUTIR AS NOÇÕES DE “CAMPO” E “INTELECTUAIS” A PARTIR DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE DOIS SERGIPANOS. |
title |
APONTAMENTOS PARA DISCUTIR AS NOÇÕES DE “CAMPO” E “INTELECTUAIS” A PARTIR DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE DOIS SERGIPANOS. |
spellingShingle |
APONTAMENTOS PARA DISCUTIR AS NOÇÕES DE “CAMPO” E “INTELECTUAIS” A PARTIR DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE DOIS SERGIPANOS. Lima, Solyane Silveira Intelectual. História da Educação. Campo. |
title_short |
APONTAMENTOS PARA DISCUTIR AS NOÇÕES DE “CAMPO” E “INTELECTUAIS” A PARTIR DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE DOIS SERGIPANOS. |
title_full |
APONTAMENTOS PARA DISCUTIR AS NOÇÕES DE “CAMPO” E “INTELECTUAIS” A PARTIR DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE DOIS SERGIPANOS. |
title_fullStr |
APONTAMENTOS PARA DISCUTIR AS NOÇÕES DE “CAMPO” E “INTELECTUAIS” A PARTIR DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE DOIS SERGIPANOS. |
title_full_unstemmed |
APONTAMENTOS PARA DISCUTIR AS NOÇÕES DE “CAMPO” E “INTELECTUAIS” A PARTIR DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE DOIS SERGIPANOS. |
title_sort |
APONTAMENTOS PARA DISCUTIR AS NOÇÕES DE “CAMPO” E “INTELECTUAIS” A PARTIR DA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DE DOIS SERGIPANOS. |
author |
Lima, Solyane Silveira |
author_facet |
Lima, Solyane Silveira Amorim, Simone Silveira Santos, Vera Maria |
author_role |
author |
author2 |
Amorim, Simone Silveira Santos, Vera Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Solyane Silveira Amorim, Simone Silveira Santos, Vera Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intelectual. História da Educação. Campo. |
topic |
Intelectual. História da Educação. Campo. |
description |
Este trabalho discute as inserções e relações de intelectuais nos seus campos de pertencimento, no decorrer das trajetórias de duas personalidades sergipanas: Alfredo Montes e Acrísio Torres. Embasa essa proposta de trabalho, os conceitos de campo (Bourdieu, 2004) e de intelectual (Sirinelli, 1996). As fontes que deram informações para a realização desse estudo foram: os livros de atas do Atheneu Sergipense, inventários, jornais, cartas e entrevistas. Assim, este estudo problematiza como os intelectuais se inseriram no campo e como se relacionavam através de suas redes, além de mostrar como eles contribuíram para a sociedade sergipana, mais especificamente, no campo educacional. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica e documental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6252 10.17564/2316-3828.2019v7n2p85–96 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6252 |
identifier_str_mv |
10.17564/2316-3828.2019v7n2p85–96 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/6252/3206 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 7 n. 2 (2019); 85–96 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2019v7n2 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220614351388672 |