INTERFACES DA PEDAGOGIA HOSPITALAR E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM SAÚDE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interfaces Científicas. Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9674 |
Resumo: | A pedagogia hospitalar compreende o atendimento pedagógico fornecido a crianças e adolescentes hospitalizados, internados em casas de apoio ou em ambientes domiciliares adaptados à assistência em saúde, em que o papel do pedagogo pressupõe uma articulação com a equipe multiprofissional. Assim, o objetivo deste artigo é identificar e descrever as interfaces da pedagogia hospitalar e outras áreas do conhecimento em saúde. Metodologicamente, este trabalho trata-se de um estudo de revisão da literatura em que foram utilizados os seguintes bancos de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Portal Periódicos Capes, utilizando-se os descritores “pedagogia hospitalar” e “classe hospitalar” para busca. Foram selecionados trabalhos disponíveis na íntegra, na língua portuguesa, publicados no período de 2008 a 2018, que atendessem à temática da pesquisa. A análise dos artigos permitiu a identificação de dois eixos temáticos: a capacitação do pedagogo para atuação no ambiente hospitalar através do conhecimento científico e técnico em saúde e do conhecimento da instituição hospitalar; e as relações complementares estabelecidas entre a ação do pedagogo e de outras especialidades da área da saúde no ambiente hospitalar. A literatura mostra a necessidade de formação, capacitação e preparo específicos, em relação a conhecimentos e habilidades necessários, a nível profissional e pessoal; e a importância da interlocução saúde-educação e da atuação em equipe para uma prática que atenda às necessidades de integralidade do cuidado à criança hospitalizada. |
id |
UNIT-2_edb9abb3b92db66047b4ab56ec70366a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/9674 |
network_acronym_str |
UNIT-2 |
network_name_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERFACES DA PEDAGOGIA HOSPITALAR E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM SAÚDEPedagogia Hospitalar. Equipe Multiprofissional.A pedagogia hospitalar compreende o atendimento pedagógico fornecido a crianças e adolescentes hospitalizados, internados em casas de apoio ou em ambientes domiciliares adaptados à assistência em saúde, em que o papel do pedagogo pressupõe uma articulação com a equipe multiprofissional. Assim, o objetivo deste artigo é identificar e descrever as interfaces da pedagogia hospitalar e outras áreas do conhecimento em saúde. Metodologicamente, este trabalho trata-se de um estudo de revisão da literatura em que foram utilizados os seguintes bancos de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Portal Periódicos Capes, utilizando-se os descritores “pedagogia hospitalar” e “classe hospitalar” para busca. Foram selecionados trabalhos disponíveis na íntegra, na língua portuguesa, publicados no período de 2008 a 2018, que atendessem à temática da pesquisa. A análise dos artigos permitiu a identificação de dois eixos temáticos: a capacitação do pedagogo para atuação no ambiente hospitalar através do conhecimento científico e técnico em saúde e do conhecimento da instituição hospitalar; e as relações complementares estabelecidas entre a ação do pedagogo e de outras especialidades da área da saúde no ambiente hospitalar. A literatura mostra a necessidade de formação, capacitação e preparo específicos, em relação a conhecimentos e habilidades necessários, a nível profissional e pessoal; e a importância da interlocução saúde-educação e da atuação em equipe para uma prática que atenda às necessidades de integralidade do cuidado à criança hospitalizada.Editora Universitária Tiradentes2021-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9674EDUCAÇÃO; v. 10 n. 3 (2021): Fluxo Contínuo; 377-3922316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2021v10n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9674/4674Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mariana Oliveira LeiteSilva, Vivian MassulloPrandi-Gonçalves, Maria Beatriz Ribeiro2021-04-28T18:06:58Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/9674Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:12.017360Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERFACES DA PEDAGOGIA HOSPITALAR E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM SAÚDE |
title |
INTERFACES DA PEDAGOGIA HOSPITALAR E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM SAÚDE |
spellingShingle |
INTERFACES DA PEDAGOGIA HOSPITALAR E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM SAÚDE Silva, Mariana Oliveira Leite Pedagogia Hospitalar. Equipe Multiprofissional. |
title_short |
INTERFACES DA PEDAGOGIA HOSPITALAR E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM SAÚDE |
title_full |
INTERFACES DA PEDAGOGIA HOSPITALAR E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM SAÚDE |
title_fullStr |
INTERFACES DA PEDAGOGIA HOSPITALAR E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM SAÚDE |
title_full_unstemmed |
INTERFACES DA PEDAGOGIA HOSPITALAR E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM SAÚDE |
title_sort |
INTERFACES DA PEDAGOGIA HOSPITALAR E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM SAÚDE |
author |
Silva, Mariana Oliveira Leite |
author_facet |
Silva, Mariana Oliveira Leite Silva, Vivian Massullo Prandi-Gonçalves, Maria Beatriz Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Vivian Massullo Prandi-Gonçalves, Maria Beatriz Ribeiro |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Mariana Oliveira Leite Silva, Vivian Massullo Prandi-Gonçalves, Maria Beatriz Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia Hospitalar. Equipe Multiprofissional. |
topic |
Pedagogia Hospitalar. Equipe Multiprofissional. |
description |
A pedagogia hospitalar compreende o atendimento pedagógico fornecido a crianças e adolescentes hospitalizados, internados em casas de apoio ou em ambientes domiciliares adaptados à assistência em saúde, em que o papel do pedagogo pressupõe uma articulação com a equipe multiprofissional. Assim, o objetivo deste artigo é identificar e descrever as interfaces da pedagogia hospitalar e outras áreas do conhecimento em saúde. Metodologicamente, este trabalho trata-se de um estudo de revisão da literatura em que foram utilizados os seguintes bancos de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Portal Periódicos Capes, utilizando-se os descritores “pedagogia hospitalar” e “classe hospitalar” para busca. Foram selecionados trabalhos disponíveis na íntegra, na língua portuguesa, publicados no período de 2008 a 2018, que atendessem à temática da pesquisa. A análise dos artigos permitiu a identificação de dois eixos temáticos: a capacitação do pedagogo para atuação no ambiente hospitalar através do conhecimento científico e técnico em saúde e do conhecimento da instituição hospitalar; e as relações complementares estabelecidas entre a ação do pedagogo e de outras especialidades da área da saúde no ambiente hospitalar. A literatura mostra a necessidade de formação, capacitação e preparo específicos, em relação a conhecimentos e habilidades necessários, a nível profissional e pessoal; e a importância da interlocução saúde-educação e da atuação em equipe para uma prática que atenda às necessidades de integralidade do cuidado à criança hospitalizada. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9674 |
url |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9674/4674 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora Universitária Tiradentes |
dc.source.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO; v. 10 n. 3 (2021): Fluxo Contínuo; 377-392 2316-3828 2316-333X 10.17564/2316-3828.2021v10n3 reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online) instname:Universidade Tiradentes (UNIT) instacron:UNIT |
instname_str |
Universidade Tiradentes (UNIT) |
instacron_str |
UNIT |
institution |
UNIT |
reponame_str |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
collection |
Interfaces Científicas. Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||crismporto@gmail.com |
_version_ |
1800220615332855808 |