INTERFACES DA PEDAGOGIA HOSPITALAR E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM SAÚDE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mariana Oliveira Leite
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Vivian Massullo, Prandi-Gonçalves, Maria Beatriz Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interfaces Científicas. Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9674
Resumo: A pedagogia hospitalar compreende o atendimento pedagógico fornecido a crianças e adolescentes hospitalizados, internados em casas de apoio ou em ambientes domiciliares adaptados à assistência em saúde, em que o papel do pedagogo pressupõe uma articulação com a equipe multiprofissional. Assim, o objetivo deste artigo é identificar e descrever as interfaces da pedagogia hospitalar e outras áreas do conhecimento em saúde. Metodologicamente, este trabalho trata-se de um estudo de revisão da literatura em que foram utilizados os seguintes bancos de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Portal Periódicos Capes, utilizando-se os descritores “pedagogia hospitalar” e “classe hospitalar” para busca. Foram selecionados trabalhos disponíveis na íntegra, na língua portuguesa, publicados no período de 2008 a 2018, que atendessem à temática da pesquisa. A análise dos artigos permitiu a identificação de dois eixos temáticos: a capacitação do pedagogo para atuação no ambiente hospitalar através do conhecimento científico e técnico em saúde e do conhecimento da instituição hospitalar; e as relações complementares estabelecidas entre a ação do pedagogo e de outras especialidades da área da saúde no ambiente hospitalar. A literatura mostra a necessidade de formação, capacitação e preparo específicos, em relação a conhecimentos e habilidades necessários, a nível profissional e pessoal; e a importância da interlocução saúde-educação e da atuação em equipe para uma prática que atenda às necessidades de integralidade do cuidado à criança hospitalizada.
id UNIT-2_edb9abb3b92db66047b4ab56ec70366a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/9674
network_acronym_str UNIT-2
network_name_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository_id_str
spelling INTERFACES DA PEDAGOGIA HOSPITALAR E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM SAÚDEPedagogia Hospitalar. Equipe Multiprofissional.A pedagogia hospitalar compreende o atendimento pedagógico fornecido a crianças e adolescentes hospitalizados, internados em casas de apoio ou em ambientes domiciliares adaptados à assistência em saúde, em que o papel do pedagogo pressupõe uma articulação com a equipe multiprofissional. Assim, o objetivo deste artigo é identificar e descrever as interfaces da pedagogia hospitalar e outras áreas do conhecimento em saúde. Metodologicamente, este trabalho trata-se de um estudo de revisão da literatura em que foram utilizados os seguintes bancos de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Portal Periódicos Capes, utilizando-se os descritores “pedagogia hospitalar” e “classe hospitalar” para busca. Foram selecionados trabalhos disponíveis na íntegra, na língua portuguesa, publicados no período de 2008 a 2018, que atendessem à temática da pesquisa. A análise dos artigos permitiu a identificação de dois eixos temáticos: a capacitação do pedagogo para atuação no ambiente hospitalar através do conhecimento científico e técnico em saúde e do conhecimento da instituição hospitalar; e as relações complementares estabelecidas entre a ação do pedagogo e de outras especialidades da área da saúde no ambiente hospitalar. A literatura mostra a necessidade de formação, capacitação e preparo específicos, em relação a conhecimentos e habilidades necessários, a nível profissional e pessoal; e a importância da interlocução saúde-educação e da atuação em equipe para uma prática que atenda às necessidades de integralidade do cuidado à criança hospitalizada.Editora Universitária Tiradentes2021-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9674EDUCAÇÃO; v. 10 n. 3 (2021): Fluxo Contínuo; 377-3922316-38282316-333X10.17564/2316-3828.2021v10n3reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)instname:Universidade Tiradentes (UNIT)instacron:UNITporhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9674/4674Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Mariana Oliveira LeiteSilva, Vivian MassulloPrandi-Gonçalves, Maria Beatriz Ribeiro2021-04-28T18:06:58Zoai:ojs.periodicos.set.edu.br:article/9674Revistahttps://periodicos.set.edu.br/educacaoPRIhttps://periodicos.set.edu.br/educacao/oai||crismporto@gmail.com2316-38282316-333Xopendoar:2022-11-08T11:08:12.017360Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERFACES DA PEDAGOGIA HOSPITALAR E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM SAÚDE
title INTERFACES DA PEDAGOGIA HOSPITALAR E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM SAÚDE
spellingShingle INTERFACES DA PEDAGOGIA HOSPITALAR E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM SAÚDE
Silva, Mariana Oliveira Leite
Pedagogia Hospitalar. Equipe Multiprofissional.
title_short INTERFACES DA PEDAGOGIA HOSPITALAR E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM SAÚDE
title_full INTERFACES DA PEDAGOGIA HOSPITALAR E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM SAÚDE
title_fullStr INTERFACES DA PEDAGOGIA HOSPITALAR E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM SAÚDE
title_full_unstemmed INTERFACES DA PEDAGOGIA HOSPITALAR E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM SAÚDE
title_sort INTERFACES DA PEDAGOGIA HOSPITALAR E OUTRAS ÁREAS DO CONHECIMENTO EM SAÚDE
author Silva, Mariana Oliveira Leite
author_facet Silva, Mariana Oliveira Leite
Silva, Vivian Massullo
Prandi-Gonçalves, Maria Beatriz Ribeiro
author_role author
author2 Silva, Vivian Massullo
Prandi-Gonçalves, Maria Beatriz Ribeiro
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Mariana Oliveira Leite
Silva, Vivian Massullo
Prandi-Gonçalves, Maria Beatriz Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia Hospitalar. Equipe Multiprofissional.
topic Pedagogia Hospitalar. Equipe Multiprofissional.
description A pedagogia hospitalar compreende o atendimento pedagógico fornecido a crianças e adolescentes hospitalizados, internados em casas de apoio ou em ambientes domiciliares adaptados à assistência em saúde, em que o papel do pedagogo pressupõe uma articulação com a equipe multiprofissional. Assim, o objetivo deste artigo é identificar e descrever as interfaces da pedagogia hospitalar e outras áreas do conhecimento em saúde. Metodologicamente, este trabalho trata-se de um estudo de revisão da literatura em que foram utilizados os seguintes bancos de dados: Scientific Electronic Library Online (Scielo) e Portal Periódicos Capes, utilizando-se os descritores “pedagogia hospitalar” e “classe hospitalar” para busca. Foram selecionados trabalhos disponíveis na íntegra, na língua portuguesa, publicados no período de 2008 a 2018, que atendessem à temática da pesquisa. A análise dos artigos permitiu a identificação de dois eixos temáticos: a capacitação do pedagogo para atuação no ambiente hospitalar através do conhecimento científico e técnico em saúde e do conhecimento da instituição hospitalar; e as relações complementares estabelecidas entre a ação do pedagogo e de outras especialidades da área da saúde no ambiente hospitalar. A literatura mostra a necessidade de formação, capacitação e preparo específicos, em relação a conhecimentos e habilidades necessários, a nível profissional e pessoal; e a importância da interlocução saúde-educação e da atuação em equipe para uma prática que atenda às necessidades de integralidade do cuidado à criança hospitalizada.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão de literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9674
url https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9674/4674
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Interfaces Científicas - Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
publisher.none.fl_str_mv Editora Universitária Tiradentes
dc.source.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO; v. 10 n. 3 (2021): Fluxo Contínuo; 377-392
2316-3828
2316-333X
10.17564/2316-3828.2021v10n3
reponame:Interfaces Científicas. Educação (Online)
instname:Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron:UNIT
instname_str Universidade Tiradentes (UNIT)
instacron_str UNIT
institution UNIT
reponame_str Interfaces Científicas. Educação (Online)
collection Interfaces Científicas. Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Interfaces Científicas. Educação (Online) - Universidade Tiradentes (UNIT)
repository.mail.fl_str_mv ||crismporto@gmail.com
_version_ 1800220615332855808